Publicidade

RTX 4090 MGG com 5 ventoinhas bate 100°C de temperatura máxima

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Setembro de 2023 às 10h30

Link copiado!

Reprodução: MaxSun e Warner/Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Reprodução: MaxSun e Warner/Montagem: Felipe Vidal/Canaltech

Há alguns dias a MaxSun, uma marca voltada para o mercado asiático, revelou a GeForce RTX 4090 MGG, uma placa de vídeo inusitada com cinco ventoinhas e uma barra de LED destacável. Com tantas novidades, um usuário chinês resolveu comprar o produto e logo percebeu que alguma coisa estava muito errada com a GPU, que facilmente ultrapassa os 80°C de temperatura.

Placas de vídeo potentes como essa realmente podem esquentar bastante, principalmente em regiões muito quentes ou em gabinetes sem um fluxo de ar adequado. Mas a descrição de Hiniku, postada no fórum Baidu, eleva isso para outro patamar.

Ao mostrar os níveis de aquecimento do chip no software GPU-Z, a temperatura média da GeForce RTX 4090 MGG fica em 82°C e tem um hot spot de incríveis 98,5°C. O hot spot é o pico máximo de aquecimento para um processador ou placa de vídeo, e caso o chip fique em temperaturas altas por muito tempo, o problema do superaquecimento e desligamento da máquina pode acontecer.

Continua após a publicidade

Mesmo que a GeForce RTX 4090 tenha um consumo alto, testes gerais apontam que até a versão Founders Edition opera entre 60 e 75°C na maioria dos casos. Os picos giram em torno de 80°C, valor que a RTX 4090 MGG tem de média. Isso significa que, de fato, o projeto de arrefecimento de cinco ventoinhas não ajuda em absolutamente nada.

Vale ponderar que Hiniku menciona que a temperatura ambiente do seu quarto em torno de 27°C durante o dia e 20°C à noite.

Problema "é normal"

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A parte engraçada dessa história é que, ao contatar o suporte técnico da MaxSun e questionar se as temperaturas de 80°C eram um valor correto, o usuário recebeu da companhia a resposta de que isso "é normal". E nesse ponto é difícil dizer até onde é irresponsabilidade da empresa ou se o comprador apenas "esbarrou" em um funcionário sem qualquer tipo de conhecimento a respeito de hardware - ou as duas hipóteses estão corretas.

O problema se estendeu ao passo que o usuário tentou enviar a GPU de volta para a MaxSun e ser reembolsado, afinal ninguém quer um componente assim. De início, a empresa não quis ressarcir o consumidor, mas depois de muita insistência e longas mensagens de texto, o processo foi concluído.

No fórum da Baidu, outro comprador também reclamou das temperaturas altas, mas ainda pode ser cedo para dizer que é um problema geral das RTX 4090 MGG ou se o problema é referente a um lote defeituoso, por exemplo. Em todo caso, a MaxSun não vende seus produtos no Brasil e é até complicado encontrar essas GPUs no varejo internacional.

Continua após a publicidade

Fonte: Fórum Baidu