Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NVIDIA, Twitch e OBS lançam ferramenta para fazer live em diferentes resoluções

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Janeiro de 2024 às 11h45

Link copiado!

Reprodução/NVIDIA
Reprodução/NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

NVIDIA, Twitch e OBS anunciaram a chegada da ferramenta Enhanced Broadcasting Beta, que permite realizar até três transmissões ao vivo simultâneas e com resoluções diferentes. A novidade cria várias codificações de uma live para transmiti-la em alta qualidade e baixa latência, o que garante uma experiência estável em todos os dispositivos que acessarem o conteúdo.

O recurso é integrado ao OBS e usa o codificador NVENC, presente em GPUs das séries RTX e GTX, para criar transmissões simultâneas com resolução de até 1080p. Assim, o espectador que estiver com uma conexão estável (ou seja, com largura de banda maior) pode aproveitar a melhor qualidade possível, enquanto uma pessoa no celular e com uma conexão mais lentas também consegue acompanhar a live sem muitos travamentos.

Alguns parceiros da Twitch possuem uma função para transmistir em várias codificações diferentes, mas a cobertura do serviço é limitada e não consegue alcançar todos os criadores da plataforma. A nova ferramenta pode disponibilizar essa vantagem para mais pessoas diretamente pelo OBS, desde que tenham uma GPU da série RTX da NVIDIA.

Continua após a publicidade

A NVIDIA informa que toda a configuração é feita automaticamente pelo OBS: “um algoritmo do servidor vai retornar com a melhor configuração possível ao OBS Studio com base no setup do streamer, tirando a dor de cabeça de ajustar as configurações para a melhor experiência do expectador”, revela a empresa.

A parceria é vantajosa para as três organizações: a NVIDIA consegue explorar o poder de hardware das próprias GPUs, o OBS disponibiliza mais opções para organizar a stream e a Twitch consegue oferecer cada vez mais lives com resoluções diferentes. Os planos para o futuro incluem suporte à resolução 4K, até cinco streams simultâneas e novos codecs, como o AV1, que melhora a eficiência das transmissões de vídeo.

Beta já disponível

O Enhanced Broadcasting foi lançado em Beta fechado na Twitch e deve ser disponibilizado até o final do mês de janeiro para os testadores. É possível realizar a inscrição em twitch.tv/broadcastmas as vagas são limitadas.