Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exynos 2200 ganha vídeo que destaca GPU AMD RDNA 2 e mais novidades

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Janeiro de 2022 às 15h12

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Ainda sem revelar as configurações completas, a Samsung divulgou nesta terça (25) novo vídeo que destaca as principais novidades do Exynos 2200, plataforma high-end da empresa que deve equipar o Galaxy S22, ao menos em algumas regiões. O destaque vai para a GPU Xclipse 920, baseada na microarquitetura RDNA 2 da AMD, e os recursos inéditos que o chip gráfico trará aos smartphones.

Exynos 2200 ganha vídeo que destaca GPU AMD

O primeiro ponto citado é exatamente a GPU Xclipse, cujo nome deriva da mistura do "X" de Exynos com eclipse, como havia explicado a empresa no lançamento, para representar a ideia de que o chip marcará uma nova era para os games mobile. Em virtude do uso da arquitetura RDNA 2, a solução traz alguns recursos vistos nos PCs e consoles, especificamente o suporte a Ray Tracing e Variable Rate Shading (VRS).

Continua após a publicidade

Resumidamente, o Ray Tracing busca trazer mais realismo para a iluminação dos jogos ao emitir milhões de raios a partir da câmera do jogador, rebatendo-os pelo cenário e realizando cálculos de colisões com objetos para replicar reflexos, sombras e iluminação global. A técnica exige alto poder de processamento e dá trabalho para as placas de vídeo mais potentes, deixando assim dúvidas quanto ao desempenho que deve entregar no Exynos 2200.

Uma das saídas pode ser o VRS, que visa aliviar o estresse na GPU ao permitir que os desenvolvedores reduzam dinamicamente os detalhes de áreas menos importantes do cenário para aumentar a performance. A Samsung destaca ainda o poder da CPU, munida da arquitetura ARMv9 e o novo núcleo Cortex-X2 de máxima performance, e promete alta eficiência com "AMIGO", recurso que gerencia os componentes para equilibrar desempenho e consumo de energia.

Continua após a publicidade

Também são citados o modem 5G com velocidades de até 10 Gbps, a NPU turbinada que promete até 2 vezes mais potência para processamento de IA, o suporte a câmeras de 200 MP e captura de fotos de 108 MP sem atrasos, bem como compatibilidade com telas de 144 Hz e HDR10+. A gigante sul-coreana reforça que o chipset é "a solução para gamers que procuram por uma experiência premium".

Infelizmente, detalhes mais precisos, como as especificações da GPU e os clocks da CPU não são detalhadas, o que nos permitiria ter uma ideia mais clara do real desempenho que a nova plataforma ofereceria. Dito isso, os vazamentos já se encarregaram desses pontos e apresentam números curiosos, com resultados mistos.

Testes vazados mostram desempenho misto

Testes divulgados por diferentes leakers renomados, incluindo nomes como Ice Universe e Ishan Agarwal, mostram que a CPU do novo Exynos pode ser a mais fraca desta geração, enquanto a GPU Xclipse exibiu potencial para ser a mais potente, mas com números controversos.

Continua após a publicidade

Baseada na litografia de 4 nm da empresa, a CPU de 8 núcleos traz configuração de 1 + 3 + 4, com 1 Cortex-X2, 3 Cortex-A710 e 4 Cortex-A510, mas segue com clocks desconhecidos. Independente disso, os testes sugerem que o componente marca média de 1.109 pontos em single-core e 3.534 pontos em multi-core, perdendo por algumas centenas de pontos para o Snapdragon 8 Gen 1, mas sendo superado com folga pelo Dimensity 9000.

O chip da MediaTek tem desempenho single-core similar, com 1.278 pontos, mas dispara em multi-core ao atingir os 4.410 pontos, quase 20% mais performance, salto suficiente para posicioná-lo muito próximo ao A15 Bionic da Apple, que marca 4.885 pontos.

Diferente da CPU, a GPU Xclipse 920 teve as configurações detalhadas e pode chegar equipada com 3 Unidades Computacionais (CUs), trazendo assim 192 núcleos e 3 Ray Accelerators para processamento de Ray Tracing. O clock surpreende pela baixa velocidade de 555 MHz, 70% menor que os 1.800 MHz especulados no passado e bastante conservador, considerando o histórico de GPUs RDNA 2 em outros segmentos.

Continua após a publicidade

A solução se mostrou ser até 51% superior à Adreno 730 do Snapdragon 8 Gen 1 em computação com OpenCL, marcando 9.143 pontos, contra 7.285 do chip da Qualcomm, mas perdeu por mais de 30% no GFXBench, que costuma refletir melhor o desempenho em games. Seja como for, novos detalhes devem surgir nos próximos dias, especialmente após o lançamento do Galaxy S22, que chegará em feveiro equipado com a novidade, ainda que em poucas regiões do mundo.

Fonte: Samsung