Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD manterá suporte a soquete AM5 pelo menos até 2025

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Dezembro de 2023 às 12h30

Link copiado!

Divulgação/Gigabyte
Divulgação/Gigabyte
Tudo sobre AMD

Lançada em 2022, a geração Ryzen 7000 parece não ter caído totalmente nas graças do público por uma série de motivos. No entanto, a AMD segue firme no seu planejamento e continuará dando suporte para o soquete AM5 até, pelo menos, 2025. Quem afirma isso é David Mcafee, vice-presidente e gerente geral de Client Channel Business da companhia. 

A informação foi revelada em uma entrevista ao canal Overclockers UK no YouTube, onde Mcafee foi questionado se o plano inicial para a plataforma ainda estava de pé. Enfático, o executivo revela que sim e traça um paralelo com o soquete AM4, relacionando o sucesso da plataforma antiga com a ascensão dos Ryzen no mercado de processadores desde o seu lançamento em 2017. 

"Absolutamente continua [sobre o suporte até 2025]. Eu acho que certamente reconhecemos que a longevidade da plataforma AM4 foi uma das principais razões que levou ao sucesso dos Ryzen, e quando pensamos sobre o futuro, 2025 em diante, essa decisão de migrar para uma nova geração de socket é algo que será feito de maneira muito, muito cuidadosa. Sabemos o impacto que migrar um soquete traz e queremos permanecer no AM5 o tanto que conseguirmos. Nós estamos totalmente comprometidos para 2025 e adiante, e veremos quão longe essa promessa vai durar após 2025", revelou o VP da AMD.
Continua após a publicidade

Longevidade é a chave

A fala do executivo não é uma novidade. A postura do time vermelho foi de revelar o soquete AM5 e sua continuidade até 2025, mas o histórico recente da empresa mostra outros acertos. Com a chegada das CPUs Ryzen em 2017, a plataforma AM4 continua firme e forte no mercado mesmo após muitos anos. Embora haja um movimento natural de envelhecimento e o lançamento de novos produtos, a própria AMD mantém o suporte para esse tipo de encaixe atualmente.

Aliás, 2024 pode ser o último ano de atualizações para o AM4. Rumores recentes apontam que a companhia pretende lançar os Ryzen 7 5700X3D e 5500X3D com a tecnologia de empilhamento vertical de cache L3. Além disso, os Ryzen 5000 também ganhariam uma versão GT com funcionalidades desconhecidas até então.

Seja como for, 2024 também vai contar com os Ryzen 8000G para computadores de mesa. As APUs já foram confirmadas nos notebooks e é apenas questão de tempo até que as versões de desktop sejam lançadas.