Publicidade

Memórias DDR6 terão velocidades impressionantes de até 17,6 Gbps

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Maio de 2024 às 12h00

Link copiado!

Micron
Micron

A JEDEC, organização que desenvolve e regulamenta os padrões de memória, apresentou as projeções de velocidades esperadas para os novos módulos DDR6 e LPDDR6. Enquanto os chips LPDDR6 de memórias embarcadas passam de velocidades de 6,4 Gbps nos LPDDR5 — e até 8,5 Gbps no LDDR5X — para até 14,4, os chips DDR6 serão certificados para a faixa entre 8,8 Gbps e 17,6 Gbps.

Vale mencionar que a apresentação ainda sugere que em circunstâncias específicas, as memórias DDR6 poderiam atingir, teoricamente, velocidades de até 21 Gbps.

A velocidade é quase três vezes o limite que os módulos DDR5 mais rápidos, certificados para até 8,4 Gbps, conseguem atingir em overclocks de fábrica via perfis como o XMP.

Continua após a publicidade

Padrões DDR6 finalizados em 2025

O padrão o DDR6 ainda estão em fase inicial de projeto. Sendo assim, muitos dos valores citados na apresentação podem ser alterados, e ainda não está claro como o salto nas taxas de transferência irá afetar o projeto térmico dos novos chips NAND.

É importante lembrar que o aumento nas taxas de transferência sempre resulta em maior produção de calor, incorrendo em outros problemas transversais, como perda de eficiência e maior consumo. Tanto que, no lado dos barramentos, os padrões PCI Express 5.0 e 6.0 terão de sistemas de thermal throttling para evitar superaquecimento.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ainda assim, a previsão da JEDEC é que a certificação dos novos padrões de memória seja concluída até o segundo trimestre de 2025. Dessa forma, os primeiros produtos comerciais não devem começar a surgir antes de 2026.