Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple A17 Pro tem Ray-Tracing 4x melhor que A16 Bionic

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2023 às 12h10

Link copiado!

Apple
Apple

A Apple revelou alguns detalhes técnicos de seu processador A17 Pro com silício de 3nm da TSMC. A CPU equipa o novo iPhone 15 Pro e, segundo a fabricante, conta com Ray Tracing quatro vezes mais rápido que o disponível nos CPUs A16 Bionic dos iPhone 15 padrão.

Um dos principais limitadores do A16 é o consumo elevado de bateria, principalmente em atividades intensas como jogos. Naturalmente, isso fazia com que o aparelho esquentasse muito, chegando a causar desconforto; ao que tudo indica, agora essa questão foi resolvida no SoC novo.

Continua após a publicidade

Ray Tracing nativo e USB 3 de até 10 Gbps

Segundo a Apple, muitas das questões de consumo de energia, e consequentemente de aquecimento, foram solucionadas no A17 Pro. Mesmo com 6 núcleos, um a mais que o A16 Bionic, o novo chip é energeticamente mais eficiente e entrega desempenho superior tanto de CPU quanto de GPU.

Talvez o maior diferencial, no entanto, seja realmente o Ray Tracing de hardware do novo modelo. Até então, a funcionalidade era emulada via software nos chips Apple anteriores. Isso causa um cenário longe do ideal, principalmente por utilizar muitos recursos do sistema, potencializando o consumo de bateria e o aquecimento do aparelho.

Continua após a publicidade

Já o A17 Pro é o primeiro SoC da Apple para seus iPhone com essa ferramenta embarcada no hardware. Supostamente, isso dará ao novo iPhone 15 Pro e outros dispositivos com o novo chip, um desempenho excpecional em jogos, sendo possível inclusive rodar títulos de alto orçamento como Resident Evil 4 Remake, Resident Evil Village, e Assassin's Creed Mirage.

Outro detalhe do SoC do iPhone 15 Pro é que ele conta com controlador USB3 de 10 Gbps. Apesar de o iPhone 15 padrão já utilizar conector USB-C, seus controladores são mais simples, dando ao novo modelo até 20x mais velocidade de transferência de dados.

O iPhone 15 Pro com o novo processador com Ray Tracing já está listado na loja oficial da Apple, mas as vendas ainda não foram liberadas. O preço varia de R$ 9,3 mil, na versão com 128 GB de armazenamento, a R$ 13 mil para a versão de 1 TB.