Publicidade

AMD pode lançar placas Radeon RX 7000 em variantes com RDNA 3 e RDNA 2

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Agosto de 2021 às 12h11

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Ainda que siga enfrentando problemas de estoque pela escassez de chips, além das ameaças de aumento de demanda da criptomineração, tudo indica que a AMD já está trabalhando em estágio avançado em sua próxima geração de placas de vídeo. As placas Radeon RX 7000, como são conhecidas até o momento, prometem entregar um salto significativo de desempenho ao adotar um novo design.

A família de GPUs voltou aos holofotes nesta quarta-feira (18) em um rumor curioso — diferente do que se pensava, os próximos lançamentos da linha Radeon não devem contar exclusivamente com a nova microarquitetura RDNA 3, mas sim com uma mescla de gerações.

Radeon RX 7000 pode contar placas com duas gerações de arquiteturas

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pelo leaker Greymon55, e corroboradas pelo site 3DCenter.org, a linha Radeon RX 7000 contará com um número maior de opções de placas de vídeo. No entanto, para alcançar esse feito, a AMD deve mesclar modelos equipados com GPUs RDNA 3 e modelos utilizando a atual RDNA 2, já presente nas placas RX 6000.

Ao que parece, apenas os chips Navi 31, Navi 32 e Navi 33 trarão a microarquitetura mais moderna, sendo destinados às séries RX 7900, RX 7800 e RX 7700, respectivamente, enquanto as variantes de entrada manteriam as GPUs Navi 22, Navi 23 e Navi 24. Ainda assim, as soluções mais simples teriam um design retrabalhado, empregado a litografia de 6 nm da TSMC, em vez dos 7 nm empregados na linha RX 6000.

Continua após a publicidade

Apesar de ser um pouco desanimadora, a notícia é positiva para as faixas de preço mais baixas, já que com maior número de produtos, a AMD poderá cobrar valores menores. A Navi 33 da série RX 7700, por exemplo, está prevista para substituir a Navi 21 da RX 6900 XT custando apenas US$ 450 (cerca de R$ 2.400, em conversão direta), menos da metade do cobrado pela topo de linha atual.

Vale lembrar também que essa não seria a primeira vez que o time vermelho emprega estratégia parecida: a família de processadores Ryzen 5000 para ultrabooks segue um rumo parecido ao contar com modelos de codinome "Lucienne", baseados na microarquitetura Zen 2, e variantes com núcleos "Cezanne", que utilizam a mais moderna Zen 3.

Continua após a publicidade

O que se sabe das novas placas de vídeo da AMD?

Reunindo os detalhes já divulgados por rumores, as GPUs RX 7000 baseadas na microarquitetura RDNA 3 trarão o maior salto de desempenho para as placas de vídeo da marca desde a estreia da primeira RDNA. Acredita-se que a próxima geração entregue até 3 vezes mais desempenho, graças ao uso do design Multi-Chip Module (MCM), em que chips menores compõem o chip maior.

A técnica já é adotada nos processadores Ryzen, e será implementada nas placas gamer Intel Arc. O número de núcleos também triplicaria, passando de 5.120 na Navi 21 da RX 6900 XT para mais de 15 mil na Navi 31 da suposta RX 7900 XT. Com esses avanços, espera-se ainda que a AMD tome a liderança da Nvidia em desempenho bruto, mesmo que por tempo limitado.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech, HotHardware