Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ainda existem players de CD/DVD?

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Maio de 2022 às 08h06

Link copiado!

Reprodução/Getty Images
Reprodução/Getty Images

Com a popularização dos serviços de streaming de música, filmes e séries, os players de CD e DVD acabaram sendo ofuscados. Entretanto, algumas marcas seguem investindo no lançamento desses aparelhos e adicionando novas tecnologias e recursos, dando uma sobrevida para esses formatos de mídia física.

O conceito vintage e o retorno da cultura dos discos de vinil fez muitas empresas voltarem a fabricar vitrolas e outros players para os “bolachões”. Mesmo sendo itens caros, esses produtos possuem um público específico que alimenta essa indústria.

Por outro lado, outros formatos de mídia física perderam força e, por consequência, os aparelhos reprodutores também foram perdendo espaço no mercado. Contudo, há alguns pontos que ainda fazem valer a pena adquirir um player de DVD ou CD em 2022.

Continua após a publicidade

Por que comprar um player de CD ou DVD em 2022?

Assim como as vitrolas para os discos de vinil, os players de CD e DVD podem ser considerados algo voltado para colecionadores. Pessoas que já possuem um acervo físico e gostam de ouvir o álbum ou assistir ao filme favorito usando esses aparelhos.

Entretanto, comparado com as plataformas de streaming, há alguns elementos que se destacam. São esses pontos positivos que devem ser considerados por quem planeja adquirir esses eletrônicos que já foram bem populares.

Continua após a publicidade

Experiência estável

Os serviços de streaming até podem oferecer conteúdos com qualidade de imagem 4K ou álbuns musicais com som Hi-Fi. Entretanto, isso depende da velocidade de conexão do usuário, que pode ficar mais lenta e não entregar o que é proposto na assinatura.

Por exemplo, um filme pode ficar com a imagem pixelizada durante os primeiros minutos por conta do pré-carregamento dos dados durante a transmissão. Bem como, as músicas podem ter pausas durante a execução devido à conexão mais lenta.

No caso dos streamings de música, os assinantes de planos básicos ou gratuitos podem ter acesso a álbuns e faixas com qualidade inferior ao CD, ou mesmo contar com propagandas entre as músicas. Apesar de ambos serem arquivos digitais, a compressão para a transmissão via Internet resulta na perda de informações que afetam o material original concebido pelo artista.

Continua após a publicidade

Com a mídia física, o usuário consegue desfrutar do entretenimento com um nível de qualidade estável sem precisar estar conectado à Internet. A única condição para isso acontecer é o CD ou DVD estar em bom estado de conservação.

Filmes e discos podem deixar as plataformas

Embora os serviços de streaming ofereçam um grande acervo de conteúdos, os materiais costumam deixar os catálogos de tempos em tempos. No caso de filmes e séries, isso pode ocorrer por questões contratuais entre estúdios e produtoras com as plataformas.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, os próprios artistas podem escolher retirar determinados álbuns ou até mesmo todo o catálogo de músicas de uma plataforma. Uma situação semelhante ocorreu recentemente quando o músico Neil Young solicitou que os seus trabalhos fossem removidos do Spotify por não concordar com as políticas do streaming.

Ao adquirir a mídia física, o usuário tem a garantia de que aquele material estará disponível para ser ouvido ou assistido a qualquer momento no CD/DVD player. Em alguns casos, comprar o DVD pode sair mais barato do que o aluguel virtual por até 48 horas.

Materiais clássicos não costumam estar nos serviços de streaming

Seguindo a ideia do tópico anterior, vários discos e filmes clássicos podem nunca terem sido disponibilizados nas plataformas de streaming. Isso também pode estar relacionado a questões contratuais ou posicionamento dos artistas.

Continua após a publicidade

Para aqueles que não querem recorrer à pirataria, a mídia física continua sendo a melhor fonte de acesso a essas obras. Por consequência, os usuários vão precisar de um aparelho para reproduzir o DVD ou CD original.

Melhoria de imagem e som para a mídia física

Apesar de perderem espaço no mercado, os DVD players continuam sendo atualizados com novas tecnologias. Dessa maneira, é possível encontrar aparelhos que realizam upscaling para imagens com resolução de até 1080p devido às portas HDMI.

Continua após a publicidade

Os recursos atuais também facilitam as conexões com outros eletrônicos, como home theaters e soundbars. Com isso, os usuários podem assistir aos filmes e séries mais antigos com opções de som digital aprimorado.

No caso dos aparelhos de som, os modelos mais modernos podem unir o útil ao agradável. Ou seja, ter um leitor de CD e oferecer conexão Bluetooth para a reprodução dos materiais disponíveis nas plataformas de streaming.

Mas ainda existem players de CD e DVD para comprar?

Não é uma tarefa tão fácil quanto há alguns anos, mas ainda é possível encontrar reprodutores de CD e DVD à venda no mercado nacional, incluindo desde opções de marcas multinacionais como Sony e Panasonic até opções nacionais como Philco, Mondial e Multilaser. Os valores variam de acordo com a marca e modelo, mas no geral é possível encontrá-los por preços partindo dos R$ 160 e podendo chegar à casa dos R$ 900 em opções que incluem um home theater integrado.

Continua após a publicidade

E os Blu-Ray Players? Valem a pena?

Considerando os pontos abordados em relação aos DVD players, a mesma lógica pode ser aplicada para os leitores de Blu-Ray. No caso, esse formato de mídia física já se destaca por lançar materiais com qualidade de imagem e som elevado.

Além disso, os Blu-Ray players também conseguem ler DVDs e CDs. O que pode se tornar uma importante aquisição para quem deseja ter um “aparelho completo para entretenimento” voltado para mídias físicas.

Continua após a publicidade

O que acha dos players de CD e DVD? Eles ainda têm espaço na sua estante? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas interessadas no tema!

Fonte: TopTen Reviews, PreserveToDVD, Hott