Publicidade

O que é um SoC?

Por  |  • 

Compartilhe:
O que é um SoC?
O que é um SoC?

A evolução das técnicas de fabricação permitiu que os componentes se tornassem tão pequenos que agora um único chip é capaz de conter processador, memória e até placa de vídeo, recebendo uma classificação especial conhecida como SoC (System on a Chip - Sistema em um chip).

Antes restritos a grandes centros de automação devido ao seu baixíssimo consumo de energia, custo e boa performance, os SoCs começaram a fazer parte de nosso dia a dia com o aumento das vendas de smartphones e tablets, e atualmente é possível encontrar até computadores completos do tamanho de um pequeno bloco de notas equipados com eles.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os modelos mais conhecidos que vemos atualmente são o Tegra, fabricado pela Nvidia e o Exynos da Samsung, sinônimos de alto desempenho para equipamentos móveis como o ASUS Transformer TF201 e o Samsung Galaxy S3, respectivamente. Ambos são modelos quad-core com excelente capacidade multitarefa e de rodar jogos em altíssimas resoluções.

Ambos os SoCs acima possuem processamento de sobra para executar a maioria das tarefas que estamos acostumados, como ver filmes, editar textos, navegar pela internet e muito mais com uma eficiência energética muito maior do que os Intel Core i7 e AMD Bulldozer.

Mas se eles são tão bons, por que não vemos computadores equipados com eles à venda?

Grande parte dos sistemas operacionais e aplicativos foram escritos para funcionarem em processadores com conjunto de instruções x86 (32 bits) ou x64 (64 bits), e os SoCs utilizam sua própria arquitetura de funcionamento conhecida como RISC, adotada pela ARM (maior fabricante de SoCs do mundo), o que gera um problema de compatibilidade na hora de executar esses programas.

A solução? Recompilar todos os programas escritos para rodar nos PCs que utilizamos atualmente para que funcionem na arquitetura RISC, o que é inviável do ponto de vista técnico. Algumas distribuições Linux possuem versões otimizadas para rodar em SoCs ARM com uma quantidade relativamente menor de programas disponíveis, mas o problema se torna consideravelmente grande quando pensamos no Windows.

Até o Windows 7 em 2009, a Microsoft nunca tinha projetado uma versão de seu sistema operacional que rodasse com fluidez em arquiteturas RISC pela pouca demanda que ela trazia, o que seria o primeiro passo para que os fabricantes de software começassem o processo de adaptação de seus softwares para suportar o conjunto de instruções que os SoCs ARM utilizam.

Continua após a publicidade

O Windows 8 é a primeira versão completa desenvolvida pela Microsoft que possui uma versão ARM. Ela é , projetada para abocanhar parte do mercado de tablets, além de qualquer dispositivo com tela sensível ao toque que seja capaz de rodar a nova interface Metro da empresa. Se esse sistema tiver sucesso poderemos ver muitos computadores equipados com SoCs em um futuro relativamente próximo.

O consumidor será o grande vitorioso dessa história, escolhendo um computador da linha "Tegra Quad-Core" ou "Exynos Dual-Core" sem ter que se preocupar com a velocidade de processamento, quantidade de memória ou qual placa de vídeo ele está equipado. Ao adquirir um Tegra 3 ele saberá automaticamente do que o computador é capaz de rodar ou não.

Segundo pesquisas, os dispositivos portáteis com telas sensíveis ao toque, como tablets e smartphones, substituirão o desktop em grande parte das tarefas com as quais estamos acostumados, como enviar e receber e-mails, realizar pesquisas, organizar nossa agenda e muitas outras, deixando as tarefas pesadas e jogos de altíssima resolução para os PCs.

Continua após a publicidade

A linha que separa o que é possível fazer em dispositivos móveis e o que ainda depende de um computador está ficando cada vez menor. Alguns aparelhos, como o smartphone Motorola ATRIX 2, transformam-se em verdadeiros computadores ao serem conectados ao monitor, teclado e mouse. Ou seja, o futuro da tecnologia está atrelado ao desenvolvimento dos SoCs.

Acredita que no futuro teremos um tudo-em-um que carregaremos no bolso ou acha que os computadores de mesa nunca serão substituídos? Compartilhe sua opinião conosco!