Google I/O 2024 | 10 novidades de IA anunciadas pelo Google
Por Douglas Ciriaco | •
O Google I/O 2024 começou nesta terça-feira (24) e teve como grande destaque um pacotão de novidades relacionadas ao Gemini. Frustrando quem esperava ver novidades sobre Android 15, Wear OS 5 e Android TV, a empresa focou a abertura do evento no assunto do momento: inteligência artificial generativa. Basicamente tudo que foi falado no palco durante a abertura tinha algo a ver com "GenAI", e o Canaltech lista agora para você as 10 principais novidades de IA do Google anunciadas hoje.
10 anúncios feitos no Google I/O 2024
Confira a lista completa preparada pelo CT:
1. Gemini mais leve e mais inteligente
O grande astro da tarde foi o Gemini. A IA do Google ganhou uma versão mais leve do seu modelo de linguagem, o Gemini Flash, e ampliou a oferta da versão Gemini 1.5 Pro para quem assina o Google One AI Premium.
2. Gemini Live
Uma nova função do Gemini (no caso, o chatbot de IA) chamada Gemini Live permite agora transformar o aplicativo em um assistente de voz. A coisa toda funciona como se você estivesse conversando com a IA em uma ligação — e você pode até interrompê-la a qualquer momento.
3. Gemini resumindo tudo no painel lateral
Em testes já há alguns meses, o Gemini no painel lateral de serviços como Gmail e Drive vai vasculhar o conteúdo das suas contas nessas plataforma para criar conteúdo. Isso deve auxiliar em tarefas como resumir e-mails e documentos, encontrar informações específicas dentro de arquivos de textos e até resumir reuniões gravadas do Google Meet — e, segundo o Google contou ao Canaltech, numa coletiva pré-evento, a empresa não vai usar esses dados para treinar o modelo de linguagem.
4. Gemini na Busca
A IA na Busca está ainda mais integrada e agora pode responder perguntas diretas e até criar conteúdo — você pode, por exemplo, pedir para que ela crie um cardápio para a semana. Também será possível fazer buscas complexas, que ocorrem em mais de uma etapa e demandam de histórico e contexto.
5. Gemini no Gmail no Android
O Gmail para Android agora ganha uma nova função graças ao Gemini: o app também conta com uma função para resumir e-mails direto no celular. A IA é acessada por meio de uma aba inferior, então tudo fica organizado e fácil de usar, aparecendo apenas quando você precisa.
6. Ajuda para escrever em português
Outra novidade bem legal é a chegada do idioma português à função “Ajuda para escrever”, que usa a IA para ajudar você a escrever (ah, sério?) no Gmail e no Docs. Aqui a coisa funciona igual no Gemini chatbot: é só digitar um prompt pedindo ajuda para ver o resultado surgir diante dos seus olhos.
7. IA para criar vídeo e Imagen 3
Em termos audiovisuais, o Google trouxe duas novidades em termos de IA: o Veo, uma IA para criar vídeo estilo Sora da OpenAI, e o Imagen 3, nova versão do modelo de linguagem da empresa para transformar texto em imagem. O Imagen 3 pode ser experimentado de graça hoje mesmo na plataforma de testes de IA do Google, enquanto o Veo está com a lista de espera no VideoFX aberta.
8. Music AI Sandbox
Seguindo na parte multimídia, o Google anunciou hoje a plataforma Music AI Sandbox, mais um conjunto de ferramentas para criar música com inteligência artificial. Como ocorreu com outras iniciativas do gênero da empresa, alguns artistas prepararam uma collab para apresentar a novidade.
9. Ask Photos no Google Fotos
E se você pudesse pedir para o Gemini encontrar na sua galera fotos relacionadas, mas espalhadas ao longo dos anos, como registros do progresso de uma criança na natação ou as melhores fotos das várias visitas que você fez a um parque? Pois é isso que promete o Ask Photos (Pergunte ao Fotos, em tradução livre), recurso que chegará ao Google Fotos "nos próximos meses", segundo o Google, e vai entregar esse conteúdo a partir de simples comandos de texto.
10. Projeto Astra
Outra novidade foi o Projeto Astra, que transforma a IA da empresa numa espécie de assistente multimodal. Combinando entradas de áudio e vídeo, a IA consegue exergar o mundo e interagir com ele ao interpretar o que está diante da câmera. Ela cria conteúdo com base nisso e também escuta comandos de voz do usuário para realizar diversas tarefas — se você se lembrou do filme Ela, de Spike Jonze, saiba que não está sozinho.