Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail e Drive vão ganhar painel lateral com a IA Gemini

Por| 14 de Maio de 2024 às 15h14

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

IA do Google rival do ChatGPT, o Gemini será embutido em um painel lateral de Gmail, Drive, Docs, Planilhas e Apresentações. A ferramenta também passa a usar uma versão mais inteligente (Gemini 1.5 Pro) para resumir conteúdo dessas plataformas — a novidade foi anunciada nesta terça (14), durante o Google I/O 2024, e deve chegar a todos os usuários a partir de junho de 2024.

Gemini no painel lateral

O atalho do Gemini no painel lateral dos serviços Google está equipado com o Gemini 1.5 Pro. O modelo é a versão mais recente da edição “Pro” da IA — conheça todas as versões do Gemini —, lançado em fevereiro deste ano. Segundo o Google, o modelo tem uma janela maior de contexto e “pode usar como referência conjuntos de dados maiores”. A promessa aí é uma ação mais eficaz na hora de coletar mais eficaz a “investigação” da IA nos conteúdos guardados em suas contas.

Continua após a publicidade

Com a IA acessível do painel lateral, você poderá fazer coisas como:

  • Resumir e-mails na sua caixa de entrada do Gmail;
  • Resumir reuniões do Google Meet gravadas e disponíveis no Gmail ou no Drive;
  • Encontrar informações específicas dentro de documentos presentes no Drive;
  • Transformar planilhas e tabelas no Google Planilhas;
  • Refazer slides no Google Apresentações para tornar a apresentação mais bonita.

Será possível pedir ajuda, apenas digitando no campo de texto da aba do Gemini, como se você fizesse a solicitação diretamente no app ou no site da IA do Google.

Continua após a publicidade

Em conversa com jornalistas antes do Google I/O 2024, o Google confirmou que esses conteúdos nos quais a IA vasculha a pedido dos usuários não serão usados para treinar o modelo de linguagem da empresa.

Quando chega?

A função já estava disponível para participantes dos programas Workspace Labs e Workspace Alpha, mas sua oferta será ampliada. Segundo o Google, usuários pessoais e corporativos poderão usar a ferramenta no desktop a partir de junho via add-ons do Google Workspace e do plano Google One AI Premium.