Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gemini vai resumir e-mails do Gmail no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Maio de 2024 às 15h06

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Gemini enfim será integrado ao Gmail no Android para resumir e-mails e criar respostas mais complexas. A novidade estava em desenvolvimento há algum tempo e foi confirmada pela Gigante das Buscas durante o evento Google I/O 2024 como uma das novidades do Google Workspace.

A versão do Gmail para computadores já tinha suporte ao Gemini para resumir mensagens desde o ano passado, com um atalho para o comando e um painel lateral com outras atividades da IA. A adaptação para o Android é parecida, mas o painel dá lugar a um ícone do Gemini para concentrar todas as funções.

E-mails resumidos

Continua após a publicidade

O Gmail vai usar o Gemini para ler as trocas de mensagens e criar um resumo rapidamente no próprio app para Android. Para isso, basta pressionar o botão de resumo, posicionado no topo do e-mail atual.

O objetivo do Google com a novidade é facilitar a rotina dos usuários do Workspace em telas pequenas — o uso da IA poupa o tempo de abrir todas as mensagens anteriores e se atualizar da conversa pelo celular.

Respostas precisas

Continua após a publicidade

A Resposta Inteligente foi aprimorada e agora consegue entender o contexto da conversa na hora de gerar um rascunho de e-mail pelo celular. Além de oferecer comandos rápidos para responder a um pedido, a IA identifica o assunto da troca de mensagens e elabora uma resposta adaptada ao cenário.

“Às vezes você precisa de mais de um simples ‘Parece bom para mim!’ ou ‘Sim, estou trabalhando nisso’”, explica a VP do Google, Aparna Pappu. “A Resposta Inteligente contextual vai trazer sugestões maiores e mais detalhadas que capturam o propósito da sua mensagem. Sem a dificuldade de criar a resposta perfeita numa tela pequena — o Gemini vai considerar todo o conteúdo do e-mail e trazer opções com um toque só”, completa.

Aba de conversa

O Gmail inclui atalhos para as funções rápidas do Gemini, mas também é possível abrir uma aba de conversa com a IA dentro do app e enviar os prompts. O espaço é útil para tirar dúvidas mais específicas, como obter uma informação sobre um evento mencionado ou comparar dados de outros e-mails da caixa de entrada.

Continua após a publicidade

Disponibilidade

As novidades foram liberadas para inscritos no programa Workspace Labs, que ainda não está disponível no Brasil: o resumo de e-mails chega ao app ainda neste mês, enquanto a resposta inteligente contextual e a aba de perguntas e respostas vão aparecer a partir de julho. 

A distribuição geral pode demorar um pouco, mas o Google já confirmou que a opção para resumir conversas será liberada a assinantes do Google One AI Premium a partir do mês de junho.