Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 comandos legais para usar no Gemini

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Fevereiro de 2024 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O chatbot de IA generativa do Google pode realizar uma ampla variedade de tarefas de acordo com as instruções e perguntas que você fizer à ferramenta. Assim, é possível explorar os recursos e potenciais do aplicativo com o envio de comandos legais para o Gemini.

Todos os parâmetros podem ser adaptados para produzir resultados e soluções para as diferentes áreas de conhecimento, como elaborar um treino de corrida, montar uma aula, escrever código de programação ou criar um planejamento estratégico para seu negócio.

Comandos legais para o Gemini

Continua após a publicidade

O Canaltech selecionou algumas sugestões de comandos legais para você usar no Gemini e conhecer as possibilidades da ferramenta de IA do Google.

10. Escrever códigos

O Gemini pode escrever códigos em diferentes linguagens de programação que podem ser adaptados para sua necessidade, como por exemplo:

Escreva um código em JavaScript de uma landing page para uma campanha de captação de leads, com formulário de inscrição com nome e e-mail para um evento de tecnologia.

9. Descrição de vídeos e tags

A IA pode ajudar na criação de textos descritivos e inserção de tags de vídeos. Para isso, basta informar qual é o conteúdo do material a ser utilizado:

Produza uma descrição e tags para o vídeo “Como utilizar o Gemini na sua rotina de trabalho” de forma otimizada para o canal do Canaltech na plataforma YouTube.

Continua após a publicidade

8. Criar e-mails profissionais

O Gemini pode gerar textos otimizados para você apresentar seu trabalho e buscar por novas oportunidades. Isso também serve para criar uma carta de apresentação, que muitas vezes é pedida pela empresa.

Gere um e-mail curto, amigável e profissional para me apresentar como um jornalista de tecnologia. Inclua estes pontos: conhecimento em SEO, cobertura de eventos e inglês fluente. Termine com um pedido de retorno.

Continua após a publicidade

7. Planejamento de negócios

O Gemini pode dar soluções e sugerir planos de ações para a elaboração de estratégias em um modelo de negócio.

Monte um planejamento estratégico de marketing para uma empresa entrando no mercado de vendas de produtos de tecnologia.

Continua após a publicidade

6. Plano de estudos ou treino

O Gemini pode auxiliar na definição de metas e na estruturação de um plano de estudos ou de treinos e ajudar você a alcançar seus objetivos pessoais.

Elabore um treino de hipertrofia para um mês de atividades físicas, com divisão de dias e grupos musculares, para um homem que pratica exercícios regularmente há dois anos.

Continua após a publicidade

5. Roteiro de viagem

A IA generativa também pode propor roteiros de viagens com base nas especificações que você digitar no campo de comando.

Faça um roteiro de uma viagem de 30 dias pela Europa, que inclua Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdã, com pelo menos cinco dias em cada uma dessas cidades. Sugira passeios em cada uma delas.

Continua após a publicidade

4. Planilhas e tabelas

O Gemini pode gerar conteúdos dentro de tabelas, planilhas, checklists, cronogramas e outros formatos de acordo com os parâmetros informados. Você pode, por exemplo, montar um modelo de controle orçamentário de sua casa.

Elabore uma planilha de gastos mensais com as contas recorrentes de uma casa onde moram um casal com seus três filhos.

Continua após a publicidade

3. Envio de imagem

No Gemini, é possível enviar imagens e solicitar que a IA identifique os elementos, crie legendas para fotos e até sugira memes para o conteúdo retratado. O recurso, no entanto, ainda não identifica pessoas — apenas lugares, paisagens, atrações turísticas e animais.

Crie um meme com essa foto.

Continua após a publicidade

2. Jogos online

Outra opção de uso do Gemini é curtir jogos online. Há jogos de perguntas e respostas, palavras cruzadas, de cartas e até de tabuleiro — ainda que limitado ao formato do chatbot. Peça as opções para o robô ou especifique um jogo para começar.

Gemini, vamos jogar jogo da velha!

Continua após a publicidade

1. ASCII

Você também pode pedir para o Gemini criar desenhos de objetos ou animais com uso dos códigos ASCII — o que gera artes com letras e números. Por exemplo:

Crie a imagem de um gato utilizando código ASCII.

Continua após a publicidade

Dicas para escrever seus próprios comandos no Gemini

Como o robô do Google oferece inúmeras possibilidades para seu uso, é bastante válido praticar e aprimorar suas interações com o Gemini. Não se esqueça: quanto melhor for a definição do seu comando, melhor será a resposta produzida pela inteligência artificial. Conheça algumas dicas:

  • Seja claro no que você quer;
  • Diga para a IA quem ela é para ajudar nas respostas;
  • Defina a personalidade do robô, por exemplo: um assistente de marketing, um treinador de corrida, um auxiliar de mídias sociais;
  • Explique a estrutura de sua solicitação com o máximo de detalhes;
  • Se não conseguir de primeira, não pare de tentar, o Gemini gera três rascunhos por resposta e você sempre pode pedir mais.

Veja também a relação de comandos legais para usar no ChatGPT, com outras sugestões de parâmetros selecionadas para a rival do Gemini e que podem funcionar em outros chatbots de IA generativa.

Em colaboração com Ricardo Syozi.