Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Music AI Sandbox | Google faz collab com músicos para mostrar nova IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Maio de 2024 às 15h33

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou novas colaborações com músicos e compositores renomados para desenvolver a sua plataforma de criação musical com uso de IA, chamada Music AI Sandbox. No evento Google I/O 2024, a companhia revelou a parceira com o vencedor do Grammy Wyclef Jean, o músico eletrônico Marc Rebillet e o compositor Justin Tranter, que lançaram novas gravações demo em seus canais no YouTube com uso da ferramenta de inteligência artificial.

Segundo a companhia, essas colaborações ajudam a treinar e aperfeiçoar a tecnologia generativa de música, incluindo a Lyria — o modelo mais avançado do Google nesse segmento criativo.

Music AI Sandbox

Continua após a publicidade

De acordo com a apresentação da Big Tech nesta terça-feira (14), as ferramentas do Music AI Sandbox “foram projetadas para abrir um novo playground para a criatividade, permitindo que as pessoas criem novas seções instrumentais do zero e transformem o som de novas maneiras”.

O conjunto de soluções do Music AI Sandbox permite que os músicos e compositores convidados elaborem novas canções e arranjos para o projeto. Os resultados foram publicados nos canais dos artistas logo após a apresentação oficial no palco do Google I/O.

Essa não é a primeira vez que o Google faz parceria com nomes famosos da indústria fonográfica para aperfeiçoar e divulgar seu trabalho com IA para criação de músicas. Em novembro do ano passado, a empresa contou com um time de artistas para divulgar o Dream Track — uma solução que produz trechos de 30 segundos que imitam estilos dos cantores.

Continua após a publicidade

Nessa iniciativa, a Big Tech chamou Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose para colaborar com a ferramenta. O Dream Track também empregava o modelo Lyria, e uma parcela do público ganhou acesso para experimentar a ferramenta.

Agora, os novos resultados criados pela IA foram divulgados no YouTube para que todos possam conferir. Confira a música “Right There”, de Wyclef Jean, gerada pelo Music AI Sandbox.

Veja também o anúncio da nova IA do Google para geração de vídeos, no estilo do Sora.