O que esperar da Google I/O 2022

O que esperar da Google I/O 2022

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Abril de 2022 às 20h00
Divulgação/Google

Em pouco mais de uma semana, será aberto o Google I/O 2022, a principal conferência anual da Gigante de Mountain View. O evento, que será iniciado com uma grande cerimônia de abertura com público presencial e transmissão em tempo real, dará espaço para anúncios importantes da marca, apresentação de projetos e, claro, muito papo de interesse para desenvolvedores.

Quanto as novidades para o público geral, o Google deve mostrar lançamentos marcantes em software, como o Android 13, e produtos que em pouco tempo alcançarão as prateleiras. Para manter todas as previsões em ordem, o Canaltech destaca nesta matéria o que esperar da Gigante das Pesquisas para o Google I/O 2022, marcado para 11 e 12 de maio deste ano.

Android 13

Como todos os anos, o Google deve dedicar um momento da apresentação para falar sobre seus planos para o Android 13, o novo sistema operacional para celulares. No ano passado, a aparição dele foi rápida, porém, este ano mais robusto e incorporado com adaptações para telas maiores (dobráveis e tablets), vai ter bastante coisa para comentar.

O Android 13 já está em fase de testes (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

As novidades do novo sistema são descobertas pouco a pouco, uma vez que ele continua em um período de teste recheado de grandes atualizações. Pelo menos, as chances são grandes de o SO introduzir retoques visuais ao padrão Material You, mais opções em privacidade, controle de notificações mais refinado e importantes aprimoramentos em usabilidade para telas maiores, herdadas do Android 12L.

Pixel 6a e Pixel Watch

Desde quinta (27), não é mais segredo que o Google incrementará a lineup de dispositivos da família Pixel: o CEO da empresa, Sundar Pichai, revelou que novos produtos devem ser anunciados durante o Google I/O.

Um suposto Pixel Watch vazou na web e revelou o possível design (Imagem: tagtech414/Reddit)

O executivo, porém, não especificou o que está por vir, deixando vivos os rumores relacionados aos próximos lançamentos. A principal suspeita, segundo a circulação de vazamentos, é a de que o evento apresentará o novo Pixel 6a e o novo Pixel Watch, o relógio inteligente da gigante, porém os detalhes sobre a dupla não passam de pura especulação.

Programação do Google I/O 2022

O que não é rumor, porém, é a programação da conferência do Google. Na sexta (29), a empresa divulgou o cronograma oficial do evento. Diferente do que fez no ano passado, porém, a companhia não determinou horários para cada ocasião, mas divulgou a sequência em que os programas devem acontecer; confira:

Dia 1 do Google I/O – 11 de maio

  • Discurso de abertura do Google I/O – 14h
  • Discurso de abertura do desenvolvedor
  • Novidades do Android
  • Novidades do Cloud
  • Novidades do Firebase
  • Novidades do Flutter
  • IA e aprendizado de máquina para desenvolvedores
  • Novidades da plataforma da web
  • Novidades de RA
  • Novidades do Chrome OS
  • Novidades do Google Home
  • Novidades do Google Play

No segundo dia de evento (12 de maio), serão realizados workshops dos mais variados focados em desenvolvedores. O Google deve entregar experiências interessantes para programadores interessados no ecossistema da empresa. Para conferir tudo que vai acontecer, basta acessar o site oficial do evento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.