Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 ganha novidades durante a Google I/O 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2022 às 15h10

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google I/O trouxe as principais novidades para criadores de softwares e games para 2022. O evento foi iniciado nesta quarta-feira (11) e segue até amanhã (12) no Shoreline Amphitheatre, em San Francisco, nos Estados Unidos. A conferência pode ser acompanhada pela internet, mas também terá público presencial — pela primeira vez nos últimos três anos.

A palestra de abertura foi conduzida pelo CEO do Google, Sundar Pichai, oportunidade na qual a gigante das buscas mostrou suas principais tecnologias em desenvolvimento para os anos de 2022 e 2023. O foco são os desenvolvedores, portanto a empresa trouxe novidades sobre o Android 13 e sistemas relacionados.

Confira as novidades e anúncios do Google I/O 2022:

Continua após a publicidade

Unificação dos Androids

Com cada vez mais aparelhos compatíveis com o Android, o Google trabalha para tentar unificar as tecnologias compatíveis com os mais de três bilhões de dispositivos ativos mensais no mundo. O telefone celular ainda é a forma mais popular do sistema, mas as pessoas já estão ligadas ao Android em TVs inteligentes, carros, relógios e outros acessórios.

Os criadores do sistema do Google tem trabalhado para lançar atualizações conjuntas para que todas as plataformas trabalhem em conjunto. Ainda não foram dados todos os detalhes sobre como isso ocorrerá, mas, por ser sido o primeiro anúncio do evento, dá para presumir a importância.

Continua após a publicidade

O Chromecast deve ser integrado a muitos dispositivos físicos para permitir o acesso à biblioteca de filmes, músicas e serviços de streaming no dispositivo. Na prática, significaria que a pessoa pode começar a ver um filme pelo celular no trajeto para o trabalho e terminá-lo na TV de casa, à noite. Esses recursos serão expandidos a novos parceiros e produtos, como o Chromebook e centrais de multimídia de carros, porém ainda sem uma revelação das empresas envolvidas.

A unificação deve abranger também as conexões. O Google promete um sistema rápido de alternância do áudio de fones de ouvidos de um tablet para o telefone, quando atender uma chamada. Além disso, será possível copiar uma URL ou imagem de um telefone e colar no tablet, sem precisar transferir os dados pela internet, chat ou e-mail, como as pessoas fazem hoje.

Novidades do Android 13

Continua após a publicidade

Assim como no antecessor, o Google deve voltar seus esforços em atualizações para privacidade e segurança do usuário. A empresa pretende entregar uma experiência aprimorada para dispositivos de tela grande, como tablets e televisores, além de oferecer ainda mais opções de personalização — uma possível expansão do design Material You, principal novidade visual do Android 12.

Apesar do foco no novo sistema, o Google garante que versões anteriores também oferecerão maneira de manter conversas privadas, proteção da identidade digital e suporte a atividades do mundo físico.

Idiomas do aplicativo (Panlingual)

Continua após a publicidade

Em vez de aplicar um único idioma para todo o sistema operacional, como ocorre hoje, os usuários poderão definir línguas específicas para cada app. Se quiser deixar a interface do Android em português e o Instagram em inglês, por exemplo, basta clicar no programa e definir o idioma desejado.

O recurso pode ser útil para quem gosta de praticar a leitura em múltiplas linguagens ou para quem deseja curtir a experiência original de cada programa. Em muitos jogos, você não consegue colocar em inglês ou japonês se o seu sistema for em português, algo que deve mudar a partir de agora. Tudo vai depender de quantos idiomas o desenvolvedor tiver disponibilizado para uso.

A adição terá o nome de Panlingual (ainda não dá para saber se manterão esse nome em português) e deve trazer mais versatilidade para a personalização dos telefones. Além de aparecer nas configurações do aplicativo, também deve ser configurado como uma nova opção dos "idiomas do aplicativo" nas configurações de "Idiomas e entrada".

Novo protocolo para "torpedos"

Continua após a publicidade

Os famosos (e falecidos) "torpedos" — as mensagens de texto cobradas pelas companhias telefônicas — ficaram defasados quando aplicativos como o WhatsApp ganham a simpatia dos usuários. O Google anunciou que trabalha em conjunto com operadoras de telefonia e fabricantes de aparelhos do mundo inteiro para atualizar os protocolos SMS e MMS.

O formato novo é chamado RCS e permitirá o compartilhamento de fotos de alta qualidade, suporte ao envio por Wi-Fi, ver indicadores e melhor experiência de mensagens em grupos. Segundo o Google, mais de 500 milhões de usuários do aplicativo Mensagens podem usar o protocolo RCS, mas isso só deve ocorrer quando a segurança e a privacidade estiverem 100% funcionais.

Hoje, o programa do Google de troca de mensagens já oferece criptografia de ponta a ponta para conversas individuais, mas ainda não tem o recurso para os grupos. A previsão é que uma versão beta aberta seja liberada ainda em 2022, em uma clara tentativa de rivalizar com o iMessage, da Apple, e os mensageiros populares do mercado.

Google Wallet reformulada

Continua após a publicidade

No passado, o Google já teve um aplicativo chamado Wallet, mas ele foi descontinuado em prol do sistema de pagamentos do Google Pay. Agora, a gigante de Montain View decidiu ressuscitar a ideia de uma carteira digital, porém muito mais completa.

A nova Google Wallet no Android padronizará a forma como o usuário salva itens importantes do cotidiano, como cartões de crédito, chave de carro, registro de vacinas, tickets de transporte público, passagens de avião, cartões de fidelidade e até cupons de desconto.

Inicialmente, a Wallet chegará para o sistema móvel de relógios inteligentes, o Wear OS, e oferecerá suporte para cartões de crédito. Bastará aproximar seu smartwatch de uma maquinha de cartão para efetuar o pagamento sem contato.

Continua após a publicidade

Em breve, a empresa pretende expandir o aplicativo para salvar e acessar chaves de hotel e crachás de escritório no celular Android. Nos Estados Unidos, o documento de identidade das pessoas ficará guardado na Wallet com a carteira de motorista, cartão do plano de saúde e outros itens indispensáveis do cidadão.

O Google já anunciou que o modelo deve desembarcar em 38 países, incluindo o Brasil, mas é provável que nem todas as funcionalidades estejam disponíveis logo de cara. Mesmo assim, é uma novidade muito bem-vinda para reduzir a quantidade de documentos físicos que as pessoas precisam carregar por aí.

Emergências e alertas

Continua após a publicidade

Uma coisa que a pandemia ensinou para as pessoas foi a adoção de boas prática de prevenção sobre saúde. Mesmo assim, nunca se sabe quando uma emergência médica pode ocorrer — e nem sempre a vítima conseguirá chamar o socorro. O Android quer ajudar as pessoas neste momento crítico, quando um atendimento rápido é o diferencial entre a vida e a morte.

O Google construiu uma infraestrutura para esses momentos chamada Emergency Location Services (ELS) (Serviços de Localização Emergenciais, em tradução livre) para ajudar socorristas a localizar pessoas quando elas pedem ajuda. O ELS foi lançado inicialmente na Arábia Saudita, Bulgária, Espanha e Paraguai, mas será liberada para mais de um bilhão de pessoas no planeta.

O ELS emite uma espécie de sinal mais preciso do que o GPS tradicional para bombeiros, policiais ou equipes de resgate possam localizar sua posição. Para isso, basta ter um celular ou relógio equipado com o Android. Os alertas de terremoto também estão atrelados ao sistema ELS e serão expandidos para outras regiões com elevada incidência de tremores.

Para este ano, o Google promete entregar o recurso SOS de Emergência para o Wear OS. A ideia é permitir ao usuário contatar um amigo ou familiar de confiança em caso de emergência. Será possível também automatizar a ligação para serviços públicos, como o SAMU, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

Continua após a publicidade

Wear OS com mais apps e serviços

No ano passado, o Wear OS foi um dos trunfos do Google para equipar os populares relógios inteligentes. A empresa fechou parceria com a Samsung para equipar os modelos da empresa sul-coreana com o moderno sistema — fato que triplicou a quantidade de dispositivos ativos da plataforma. Para este ano, a empresa pretende equipar também modelos da Fossil Group, Montblanc, Mobvoi e outros.

Além disso, o sistema para relógios receberá suporte ao Google Assistente. Inicialmente, a série Watch4 da Samsung será a primeira a receber a adição, que contará com interações de voz mais rápidas e naturais. A ideia é possibilitar ao usuário comandar o relógio apenas com comandos de voz, como navegação, configuração e lembretes.

Continua após a publicidade

O Google promete trazer ainda novas experiências para apps já existentes — Spotify, adidas Running, LINE e KakaoTalk — e novas soluções. SoundCloud e Deezer devem bater de frente com os rivais ainda este ano, além de entregar alternativas para quem quer escutar música sem precisar de um telefone por perto.

Telas grandes em alta

A chegada do Android 12L marcou o forte investimento do Google em um sistema operacional totalmente pensado para tablets e telefones de tela maior, como a linha Samsung Galaxy Fold. A companhia prometeu melhorar ainda mais os recursos já mostrados anteriormente.

Foram introduzidos novos recursos para ajudar as pessoas a realizar tarefas, como o toque na barra de ferramentas para visualizar a bandeja de aplicativos, o recurso de arrastar e soltar em aplicativos, bem como a visualização de dois apps lado a lado na tela dividida.

Nas próximas semanas, mais de 20 aplicativos do Google serão aprimorados para aproveitar ao máximo o espaço extra. YouTube Music, Google Maps e Mensagens devem utilizar os recursos exclusivos que as telas grandes proporcionam. TikTok, Zoom e Facebook são exemplos de programas de terceiros que também devem renovar a experiência

A promessa é que, em breve, você poderá pesquisar mais facilmente quais aplicativos foram otimizados para tablets graças a uma atualização da Google Play Store. Não houve o anúncio de um Android 13L na Google I/O 2022, mas é possível que surja algo nessa linha em algum momento.

Google Maps com imagens do interior

O Google Maps mostra prints de pontos turísticos, ruas e até ambientes ruais, mas passará a exibir o interior de prédios, estádios e outras construções. O Live View (uma espécie Street View indoor) vai mostrar as estruturas por dentro, como se você estivesse em uma estação de metrô, por exemplo. O recurso chegará primeiro a alguns estabelecimentos de algumas cidades dos EUA, mas tem expansão global prometida para os próximos meses.

O Maps ainda terá dados sobre previsão do tempo e dados sobre qualidade do ar, rotas mais sustentáveis e uma nova organização de trajetos para deixar seus meios de locomoção favoritos sempre à mão na hora de encontrar uma rota.

É possível que muitos detalhes ainda surjam ainda no próprio evento de desenvolvedores do Google. O Canaltech vai acompanhar para detalhes o que as pessoas podem esperar do Android e demais softwares em 2022.