Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 possibilitará alterar a resolução da tela nativamente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Abril de 2022 às 17h26

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Nesta quarta (27), foi descoberto que o Android 13 possibilitará a alteração da resolução da tela do celular. Uma seção inteira dedicada aos ajustes de display foi encontrada oculta no menu de configurações da primeira versão beta do novo sistema operacional, lançada nesta semana.

O repórter Mishaal Rahman divulgou um print da seção “Screen resolution” (ou “Resolução da tela”, em português). A página, que já parece bem completa em descrições e opções de interface, permitiria definir o display para a resolução preferida do usuário, se houver mais de uma disponível.

Continua após a publicidade

Normalmente, esse tipo de ajuste não é possível para smartphones mais simples, porém dispositivos topos de linha já são equipados com telas de altíssima resolução há anos. Displays mais avançados, contudo, consomem mais energia ao serem ligados e, por conta disso, é importante que existam alternativas para otimizar o gasto de bateria.

Além disso, uma tela com mais pixels também demanda maior desempenho para renderização de gráficos. Em jogos, reduzir a resolução pode dar maior margem de performance para a GPU do celular trabalhar com taxas de quadros maiores.

Conforme mostra a captura de tela, algumas opções de resolução seriam 1080p e 1440p, mas provavelmente a quantidade de opções pode variar conforme o modelo. Abaixo das opções, o sistema informa que mexer na definição pode suspender alguns aplicativos abertos em segundo plano.

Não é novidade no mercado

Continua após a publicidade

Em algumas distribuições personalizadas do Android, já existe uma seção dedicada ao controle de resolução. Na One UI da Samsung, por exemplo, modelos topo de linha podem ter o display ajustado manualmente.

Por ser um recurso em desenvolvimento nem sequer disponível para testadores, mudanças podem ainda estar a caminho. É uma adição importante, porém, então o Google não deve deixá-la para trás no Android 13.

Fonte: XDA Developers