Ubisoft pode ser vendida para a Tencent
Por Diego Corumba |

A baixa venda de jogos da Ubisoft, prejuízos financeiros e constantes adiamentos podem causar a venda da produtora para a Tencent. Um vazamento aponta que há negociações entre as duas companhias e detalhes do acordo que está sendo realizado entre elas.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 10 excelentes jogos para começar 2025 bem
- Melhores serviços por assinatura para gamers
A negociação não teve seus valores divulgados, mas envolve manter a família Guillemot no comando da divisão, sob a supervisão e direcionamento da chinesa Tencent. Ou seja, a venda será completa, mas manterá a alta posição de CEO com a atual liderança - algo que os acionistas não estavam a favor em 2024.
Enquanto a venda não ocorre, a Ubisoft já confirmou que realizará novos cortes de custos (que, geralmente, envolvem demissões em massa) e direcionará recursos apenas para jogos que já foram aprovados e examinados de forma cuidadosa.
A Ubisoft não confirma nem nega a proposta da Tencent, mas sua declaração aponta que a ideia de venda realmente está sendo analisada dentro da produtora.
“A Ubisoft anuncia que nomeou consultores que revisarão e buscarão várias opções estratégicas e capitalistas para extrair o melhor valor aos acionistas. Este processo será supervisionado por membros independentes do Conselho de Diretores. Anunciaremos ao mercado em acordo com as regulamentações aplicáveis se uma transação for materializada”, informa a Ubisoft no site oficial.
Queda da Ubisoft
Não foram tempos fáceis para a Ubisoft, com diversos lançamentos de jogos não atingindo o número de vendas que esperavam do fim de 2023 em diante. The Crew Motorfest, Skull and Bones, XDefiant e Prince of Persia: The Lost Crown são alguns exemplos que não se saíram bem em dar um retorno financeiro positivo à produtora.
No entanto, dois deles tiveram um impacto ainda maior. Avatar: Frontiers of Pandora e Star Wars Outlaws, baseados em grandes franquias cinematográficas e com uma extensa base de fãs, também não se saíram bem e colocaram a estratégia da companhia em risco.
O adiamento de Assassin’s Creed Shadows, além das críticas da comunidade, foram decisivos para movimentar a Ubisoft - que busca se reerguer através da venda, seja para a Tencent ou qualquer outro grande grupo que deseje fechar uma proposta vantajosa.
Leia outras matérias do Canaltech: