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Como The Crew Motorfest quer se afastar da sombra de Forza Horizon

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2023 às 17h00

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Divulgação/ Ubisoft
Divulgação/ Ubisoft
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Desde seu anúncio, o novo The Crew Motorfest tem que lidar com a enorme sombra de Forza Horizon. Não apenas porque o exclusivo do Xbox é um dos melhores jogos de corrida da geração, mas porque toda a estrutura apresentada pela Ubisoft lembra demais aquilo que a Turn 10 construiu em torno dessa mistura de simulação e arcade. E o grande desafio do jogo que chega aos consoles neste dia 14 de setembro é mostrar que o game é muito mais do que isso.

As comparações são inevitáveis. A ideia de um festival em um local paradisíaco e com provas bem diferentes que passam pelos vários biomas do lugar é a mais evidente delas, mas ainda temos uma avalanche de música pop e narradores muito empolgados com sua jornada automobilística.

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Tudo em Motorfest emana a Horizon — e a Ubisoft parece saber disso, embora os desenvolvedores se neguem a dar o braço a torcer em admitir. Tanto sabe que não esconde os esforços de mostrar como o novo capítulo da franquia The Crew está interessada em alçar voos maiores para além da comparação. Em alguns casos, literalmente.

O elefante branco sobre rodas na sala

O Canaltech conversou com parte da equipe de desenvolvimento de The Crew Motorfest durante o evento de lançamento do game. E é impossível falar sobre o jogo sem abordar justamente essa questão tão pertinente e que, sem dúvidas, assombra a chegada do jogo aos consoles.

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O diretor criativo Stéphane Beley fica claramente incomodado diante do assunto, sobretudo por não concordar com as comparações. Embora não negue que a ideia de um festival seja mesmo inspirado no que a Microsoft apresentou em Forza Horizon, ele destaca que o foco do jogo vai muito além dessa organização e que o cerne de toda a experiência é essa celebração à cultura dos carros.

“Não é apenas sobre correr. É sobre todo o prazer de dirigir”, diz o diretor, que se declara um apaixonado por veículos e tudo o que gira em torno do mundo sobre rodas. Veterano, Beley tem em seu currículo jogos bastante icônicos no gênero, como a franquia Test Drive Unlimited, além da própria The Crew. “Estou na indústria há mais de 20 anos e criei coisas únicas para a cultura de carros. Assim, nossa inspiração é a paixão por carros”.

O diretor de conteúdo de Motorfest, Julien Hummer, faz coro a essa visão. “A ideia é a mesma de um festival, mas não é só isso”, diz. “Quisemos trazer mais diversidade, mais variedade. No fim, queremos que as pessoas vejam o quanto amamos carros e, para isso, apostamos em elementos únicos que você não verá em outros jogos”.

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E não demora para que, apenas alguns minutos acelerando pelo mundo de The Crew para perceber o quanto todo esse amor pela cultura de carros se faz presente para dar a Motorfest a identidade única que ele tanto busca.

Uma playlist para cada momento

Durante a conversa, Beley, Hummer e o diretor de gameplay Paul Narducci se revezavam para mostrar algumas das novidades que The Crew Motorfest tem a oferecer. E, apesar de a capacidade de controlar motos, barcos e até aviões seja um diferencial e tanto na inconveniente comparação com Forza, o trio destaca aquilo que eles mais veem como o centro desta celebração à cultura dos carros que eles tanto fazem questão de destacar — o sistema de playlists.

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Não se trata de uma mecânica tão original assim. É a forma com que a Ivory Tower e a Ubisoft encontraram para dividir a experiência de corridas e permitir que os jogadores avancem no estilo que mais lhe convém. Das corridas urbanas ao melhor estilo Velozes e Furiosos ao off-road, passando por percursos com carros clássicos ou de uma determinada montadora, a ideia é direcionar a pilotagem e mostrar como dirigir nunca é a mesma coisa.

Mais uma vez, é o tipo de segmentação que outros jogos já fazem — incluindo o próprio Forza Horizon. A diferença, contudo, está no modo como essas playlists funcionam na prática e dão a The Crew Motorfest seu maior diferencial. De fato, cada tipo de corrida é diferente da outra não apenas pelo tipo de veículo em questão, mas por oferecer mecânicas e dinâmicas bem particulares.

“Quando começamos a criar Motorfest, demos algumas regras para a equipe e a primeira foi a de que eu queria personificar a cultura de carros”, relembra Stéphane Beley. “E eu estou muito orgulhoso com o sistema de playlists. É algo que nos permitiu criar algo único com muita história para os jogadores, além de permitir sincronizar visual, áudio, gameplay em cada uma das campanhas”.

Para o diretor criativo, o que torna as playlists únicas é a percepção de que o game não é apenas sobre carros, mas trazer diferenças reais na experiência de modo que o jogador sinta isso na hora de pilotar.

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Isso é algo que fica bem perceptível na breve demonstração disponível. A playlist Made in Japan, por exemplo, traz aquele clima de corridas japonesas que lembra não só Velozes e Furiosos, mas também os tempos áureos de Need for Speed: Underground. Já as disputas Vintage trazem carros mais clássicos e sem recursos como GPS e freios ABS, o que torna a direção bem diferente.

Um exemplo bem claro de como cada playlist é realmente única dentro de The Crew Motorfest é a chamada Motorsports, que recria o ambiente de disputas automobilísticas ao melhor estilo Fórmula 1. Nesse caso, além das velocidades absurdas que os veículos alcançam, há todo uma camada estratégica sobre a escolha do pneu, sua durabilidade e a hora certa de fazer a troca — decisões que aparecem muito pouco em jogos do gênero e que dão a essa modalidade um diferencial bem interessante.

Isso tudo talvez não seja o suficiente para fazer com que o game se torne revolucionário, mas ele tampouco se propõe a isso. São recursos e novidades que mostram como esse carinho por direção e pela tão repetida cultura dos carros que dá um brilho próprio para Motorfest para tirá-lo da sombra de franquias mais tradicionais. As comparações são inevitáveis, mas esse motor tem potência para ir bem mais longe do que isso.

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The Crew Motorfest chega para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e Series S e PC no dia 14 de setembro.