Publicidade

Nintendo Switch 2 | Vazamento sugere CPU mais potente que Tegra T239

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Setembro de 2023 às 19h41

Link copiado!

Victor Lenze/Canaltech
Victor Lenze/Canaltech
Tudo sobre Nintendo

O vazamento mais recente sobre o Nintendo Switch 2 sugere que a Nintendo teria abandonado o chip Tegra T239 em favor de um SoC muito mais robusto. O chip adotado seria um MediaTek com dois núcleos Cortex-X4, dois Cortex-A720 e quatro Cortex-A520, e GPU Nvidia Ada Lovelace com até 16 streaming processors.

Caso confirmada, essa configuração é bastante superior que o Tegra T239, ainda com núcleos ARM Cortex-A78 de 2020. Além dos Cortex-A720 oferecerem até 10% mais desempenho que os A78, a adição dos Cortex-X4 de alto desempenho torna o T239 obsoleto.

Continua após a publicidade

Acompanhando a evolução do mercado

Segundo fontes do RedGamingTech, o Nintendo Switch 2 utilizaria, inicialmente, versões atualizadas dos SoC da família Tegra. No entanto, com a versão mais recente da arquitetura mencionada utilizaria componentes de 2020, um lançamento para 2024 já traria um hardware defasado considerando o avanço dos últimos anos no segmento.

Além disso, a substituição da arquitetura Ampere pela Ada Lovelace nas GPUs trouxe o benefício de tecnologias embarcadas exclusivas da nova geração, como o DLSS 3. Ao contar com até 16 streaming processors Ada, é bem possível que o desempenho gráfico do Switch 2 se aproxime dos consoles Xbox Series X e PlayStation 5, como sugerido em outros rumores.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Naturalmente, o desenvolvimento do novo Nintendo Switch deve, sim, ter começado pouco tempo após o lançamento da primeira versão em 2017. Contudo, analisando o sucesso da plataforma e o caminho que o desenvolvimento tomou nos últimos anos, faz mais sentido segurar o lançamento para favorecer um hardware mais moderno.

Vale lembrar também que o nome do novo console ainda não está definido. Nintendo Switch 2 é apenas a forma carinhosa para tratar o sucessor do console híbrido da Nintendo, mas dificilmente este será o nome oficial.