Sony diz que quer oferecer mais cross-play no PlayStation
Por Guilherme Sommadossi • Editado por Jones Oliveira |
O CEO da Sony e da divisão gamer da empresa, Jim Ryan, disse em uma entrevista ao site Axios que ele quer aumentar a oferta de cross-play no PlayStation. "Nós apoiamos e encorajamos o cross-play", afirmou o executivo. Isso significa que a companhia parece estar vendo com bons olhos o multiplayer entre seu videogame e outras plataformas.
Apesar das afirmações de Ryan, nos bastidores tudo indica que há um longo caminho a ser percorrido até que a mentalidade da Sony mude de verdade. Documentos recentes oriundos da batalha jurídica entre Epic Games e Apple revelaram que a liberação do cross-play de Fortnite com outras plataformas ocorreu mediante um acordo para destinar parte das vendas de itens e passes de batalha do jogo à PlayStation. Ao que tudo indica, isso teria sido feito por medo de a Sony perder receita, já que os jogadores poderiam comprar os aparatos em outras plataformas que não a sua.
Não se sabe se jogos como Dead by Daylight, Final Fantasy XIV e Call of Duty: Warzone também incorreram em condições parecidas e se isso afetará o cross-play algum dia.
Outro caso recente envolvendo o cross-play e a Sony foi com Borderlands 3, em maio de 2021. O presidente da Gearbox, Randy Pitchford, tuitou dizendo que o game receberia cross-play para todas as plataformas, exceto para os consoles PlayStation.
O executivo justificou que a remoção foi a pedido da 2K Games, publisher do game. O caso foi lembrado e questionado na entrevista de Jim Ryan ao Axios. O presidente da SIE disse apenas que não iria falar sobre um "problema comercial com um parceiro de longa data (...). Nossas políticas são consistentes em todas as editoras".
Questionada, a Take Two também não especificou o que teria acontecido, restringindo-se a afirmar que "nossas equipes estão explorando a funcionalidade de cross-play que permitirá aos fãs jogar com seus amigos em várias plataformas".