Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony diz que quer oferecer mais cross-play no PlayStation

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Junho de 2021 às 21h00

Link copiado!

Sony diz que quer oferecer mais cross-play no PlayStation
Sony diz que quer oferecer mais cross-play no PlayStation
Tudo sobre Sony

O CEO da Sony e da divisão gamer da empresa, Jim Ryan, disse em uma entrevista ao site Axios que ele quer aumentar a oferta de cross-play no PlayStation. "Nós apoiamos e encorajamos o cross-play", afirmou o executivo. Isso significa que a companhia parece estar vendo com bons olhos o multiplayer entre seu videogame e outras plataformas.

Após algumas polêmicas envolvendo o assunto, em 2018, hoje é possível que jogadores de Fortnite, Rocket League, Destiny 2 e outros tantos jogos consigam jogar juntos, independentemente de estarem no PlayStation, Xbox, Switch ou PC. "Esse número [de jogos cross-play] vai continuar crescendo", prevê o CEO da fabricante

Na época dos problemas, a Sony era a única companhia que não tinha cross-play. O assunto esquentou quando Fortnite chegou ao Switch, em 2018, e quem tivesse uma conta vinculado ao PlayStation 4 deveria criar outra. Enquanto isso, o console da Nintendo e o Xbox One tinham uma relação sadia e bem reforçada pelo Minecraft, que podia juntar os jogadores de ambos os videogames.

Continua após a publicidade

Apesar das afirmações de Ryan, nos bastidores tudo indica que há um longo caminho a ser percorrido até que a mentalidade da Sony mude de verdade. Documentos recentes oriundos da batalha jurídica entre Epic Games e Apple revelaram que a liberação do cross-play de Fortnite com outras plataformas ocorreu mediante um acordo para destinar parte das vendas de itens e passes de batalha do jogo à PlayStation. Ao que tudo indica, isso teria sido feito por medo de a Sony perder receita, já que os jogadores poderiam comprar os aparatos em outras plataformas que não a sua.

Não se sabe se jogos como Dead by Daylight, Final Fantasy XIV e Call of Duty: Warzone também incorreram em condições parecidas e se isso afetará o cross-play algum dia.

Outro caso recente envolvendo o cross-play e a Sony foi com Borderlands 3, em maio de 2021. O presidente da Gearbox, Randy Pitchford, tuitou dizendo que o game receberia cross-play para todas as plataformas, exceto para os consoles PlayStation.

Continua após a publicidade

O executivo justificou que a remoção foi a pedido da 2K Games, publisher do game. O caso foi lembrado e questionado na entrevista de Jim Ryan ao Axios. O presidente da SIE disse apenas que não iria falar sobre um "problema comercial com um parceiro de longa data (...). Nossas políticas são consistentes em todas as editoras".

Questionada, a Take Two também não especificou o que teria acontecido, restringindo-se a afirmar que "nossas equipes estão explorando a funcionalidade de cross-play que permitirá aos fãs jogar com seus amigos em várias plataformas".

Fonte: CBR, Axios