Publicidade

Os 10 melhores simuladores esportivos

Por| Editado por Bruna Penilhas | 28 de Maio de 2022 às 21h00

Link copiado!

Divulgação/2K Games
Divulgação/2K Games

Jogos existem em várias categorias, seja RPG, FPS e entre outros. Um gênero com um mercado interessante e que rende bons lançamentos é o de simuladores esportivos. De FIFA até WWE 2K, as possibilidades desta categoria são enormes e podem agradar uma variedade de entusiastas por esportes, sejam eles bons na prática ou não.

Por isso, o Canaltech resolveu listar a seguir os 10 melhores simuladores esportivos para você jogar. Seja como jogador, ou como o técnico que irá gerir a equipe, diversão não vai faltar para quem quer viver a experiência competitiva dos esportes sem sair de casa. Note que a lista não segue uma ordem de preferência.

10. Football Manager 2022

Continua após a publicidade

A franquia Football Manager é a experiência mais completa no sentido de gerenciar equipes de futebol. No papel de um gerente esportivo, o jogador é o técnico, mas, em simultâneo, tem que lidar com treinos, contratos, lesões, as finanças e tudo o que gira em torno de um clube de futebol. Com possibilidade de gerir clubes da segunda divisão do Campeonato Inglês e até mesmo grandes times brasileiros e europeus, Football Manager é uma jornada completa que coloca os jogadores para vibrar, sofrer e entender como funciona um time por dentro.

Football Manager 2022 não está disponível no Brasil, mas há um jeito de jogá-lo no Steam — confira aqui.

9. eSports Legend

Continua após a publicidade

Enquanto o gerenciador de equipes oficial do League of Legends não chega para o grande público, eSports Legend supre essa vontade de comandar uma organização de eSports e lidar com o dia a dia dos jogadores. Com várias competições, gerenciamento de equipe e organização, o jogo coloca você no comando para trilhar o caminho do time para o campeonato mundial.

eSports Legend está disponível para Nintendo Switch, PC e dispositivos iOS.

8. F1 2021

Continua após a publicidade

Fãs de automobilismo também têm sua vez nos simuladores esportivos. Este é um jogo com todos os corredores oficiais dos circuitos da Fórmula 1, em que você pode correr em pistas como o GP de Cingapura, Áustria e entre outros. Com o modo carreira e a Fórmula 2, o jogador possui uma experiência completa para se divertir com amigos ou sozinho.

F1 2021 está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5 e Xbox Series X.

Continua após a publicidade

7. FIFA 22

Relaxa, Fifeiro, não tem como fazer uma lista de simuladores de esporte sem o FIFA. A franquia da EA (ou melhor, ex-franquia da EA) é um dos maiores nomes quando se fala de simuladores esportivos. Seja gerenciando sua equipe no modo carreira ou jogando partidas no Ultimate Team, FIFA é a experiência futebolística completa para os jogadores que querem ter controle nas partidas e ter a sensação mais próxima de uma partida de futebol no videogame.

FIFA 22 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series S, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC. O jogo também faz parte do serviço EA Play, que pode ser acessado usando o Xbox Game Pass Ultimate.

Continua após a publicidade

6. WWE 2K22

Para alguns, WWE pode não ser considerado um esporte, mas para muitos, é uma arte. A franquia publicada pela 2K traz todo o glamour e um pouco da “farofa” do wrestling americano. Jogue com nomes consagrados como John Cena, The Rock, Undertaker, Rey Mysterio e outros. O modo MyGM coloca os jogadores para montar a sua própria franquia de luta livre, criando rivalidades, confrontos e construindo a liga dos sonhos enquanto compete com ligas rivais para mostrar quem é que manda no mundo do wrestling.

WWE 2K22 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X.

Continua após a publicidade

5. Out of the Park Baseball 22

Se você é fã de beisebol e acompanha a MLB (Major League Baseball), esse jogo é para você. Out of the Park Baseball 22 é a nova versão do simulador mais completo do esporte. Comandando times oficiais da MLB, MiLB e MLBPA, você pode recrutar jogadores, escolher suas táticas, gerenciar a equipe e lutar pelo título de melhor equipe de beisebol da temporada.

Out of the Park Baseball 22 está disponível somente para PC e mac.

Continua após a publicidade

4. Nintendo Switch Sports

O retorno da franquia “Sports” da Nintendo não poderia ficar de fora da seleção de simuladores esportivos. Mesmo que não sejam 100% fiéis em alguns pontos aos jogos originais, a variedade de modos pode chamar atenção. Como citamos no review, este é um ótimo game para reunir amigos e familiares para disputar algumas partidas de tênis, boliches e outros esportes oferecidos.

Nintendo Switch Sports é exclusivo de Nintendo Switch.

Continua após a publicidade

3. Draft Day Sports: College Basketball 2022

Sim, você leu certo. Nesse jogo, você comanda uma equipe do basquete universitário nos Estados Unidos e organiza sua equipe, lidando com lesões e o vindouro dia que seus atletas devem ir para a NBA. Apesar de parecer estranho para quem não acompanha com afinco o mundo do basquete, as competições universitárias são o berço dos grandes astros.

Continua após a publicidade

Aqui, seu papel é comandar a equipe universitária para o título e revelar novos talentos. Crie sua dinastia nas ligas universitárias e torne sua faculdade o celeiro de grandes astros da NBA.

Draft Day Sports: College Basketball 2022 é exclusivo de PC.

2. NBA 2K21

Continua após a publicidade

Apesar de já existir uma versão atualizada da franquia com NBA 2K22, o modo carreira de NBA 2K21 continua sendo muito divertido. Como a jogabilidade em si só recebe algumas atualizações pontuais de um jogo para o outro, aqui a modalidade do game anterior falou mais alto do que qualquer outra coisa. Comece jogando como um jovem na escola, passe pela faculdade e entre na NBA para conquistar seu legado. Vai ser difícil no começo, já que as melhorias dependem da moeda do jogo. Porém, quando seu personagem arremessar aquela bola de 3 que vira o jogo nos playoffs da NBA, valerá a pena.

NBA 2K21 está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, Google Stadia e PC.

1. Fight Night Champion

Fight Night Champion é, até hoje, o último e um dos melhores simuladores de boxe que já existiram nos videogames, colocando os jogadores para sentir o peso e a dificuldade do esporte. Apesar de ser um jogo lançando em gerações anteriores, não custa nada sonhar com a Sony disponibilizando esse clássico no catálogo da nova PS Plus, né? O modo carreira de Fight Night Champion, além de oferecer um grande hall de lutadores, ainda mantém o jogo vivo na memória dos fãs de boxe e daqueles que gostariam de revisitar a franquia esquecida pela EA.

Fight Night Champion está disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e dispositivos iOS.