Publicidade

Football Manager: o que é e como jogar no Brasil

Por| Editado por Bruna Penilhas | 01 de Novembro de 2021 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/SEGA
Divulgação/SEGA

Quando pensamos em jogos de futebol, logo vem à mente FIFA ou PES (agora renomeado como eFootball), certo? Nesses títulos, os jogadores controlam atletas em partidas no campo, como se estivéssemos assistindo a um jogo real na televisão. Mas também existem outros games com a mesma temática para quem prefere mais estratégia e menos ação: é o caso de Football Manager (FM), que coloca você na pele do técnico de um time de futebol.

No FM, você cria seu avatar personalizado de treinador, escala jogadores, traça estratégias para cada jogo e ainda atua nos bastidores para transformar seu time na maior equipe do esporte mundial. As decisões que você tomar, naturalmente, afetam o presente e o futuro do clube como um todo.

Continua após a publicidade

O próximo jogo da franquia, Football Manager 2022, será lançado em 9 de novembro para PC, macOS, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e celulares Android e iOS. O título também chegará ao catálogo do Xbox Game Pass, serviço por assinatura que custa a partir de R$ 29,99 por mês. Mas não no Brasil.

Porque Football Manager não é vendido no Brasil?

O Football Manager não é vendido no Brasil desde 2017. Segundo a produtora Sports Interactive e a distribuidora SEGA, isso acontece devido a questões de licenciamento.

Continua após a publicidade

“Infelizmente não podemos distribuir o jogo nessa região neste momento”, informou a Sports Interactive ao site Trivela em 2016 através de um comunicado oficial. Já a SEGA disse que “por razões de licenciamento, nós estamos atualmente incapazes de vender Football Manager no Brasil”.

Vale lembrar que nesse mesmo ano, o jogo já enfrentou problemas com alguns clubes brasileiros, como o Flamengo, que foi inserido com o nome “Flemish” e cores diferentes das do rubro-negro tradicional. Até hoje, o game não mostra os nomes e símbolos dos times corretamente.

Esse é um problema recorrente, principalmente no Brasil. Por aqui, quando um estúdio de games entra em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para uma parceira, poderão ser utilizados apenas o logotipo, a bola e o troféu do Campeonato Brasileiro. Caso o jogo queira utilizar os nomes, símbolos e uniformes dos times, a negociação precisa ser feita individualmente com cada equipe. Outro empecilho é a Lei Pelé (Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998), que protege os direitos de imagem dos jogadores do Brasil: para um atleta ser inserido em um jogo, é preciso negociar individualmente com cada um.

Isso também acontece porque a CBF, diferentemente de confederações de outros países, não é afiliada à FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol). A organização representa diversos jogadores no mundo inteiro, funcionando como uma espécie de “união” ou “sindicato”, intermediando as negociações com os estúdios de games.

Continua após a publicidade

Caso uma empresa seja processada, ela pode perder uma bolada em dinheiro. Em 2019, por exemplo, a Electronic Arts foi multada pela Justiça brasileira em mais de R$ 7 milhões por uso indevido de imagem de atletas. Por isso que, na visão da SEGA, é melhor prevenir do que remediar.

Isso não impede, porém, que os próprios jogadores adicionem seus times e atletas do coração no jogo. Como o game está disponível para computador, é relativamente fácil alterar seu código-fonte, criar modificações (os conhecidos mods) e compartilhá-los na internet. Porém, é preciso tomar cuidado, visto que a prática não é aprovada oficialmente pelas empresas e pode danificar o computador com vírus e arquivos corrompidos.

Continua após a publicidade

É possível comprar Football Manager de forma legal?

Sim, é possível. Mesmo que o jogo não seja comercializado no Brasil, os usuários podem comprar Football Manager de forma legal — inclusive o futuro Football Manager 2022, que será lançado em 9 de novembro.

Para fazê-lo, basta ter uma conta do Steam ou da Epic Games Store de outra nacionalidade que não seja brasileira. Também é preciso possuir um cartão de crédito internacional ativo. O problema é que, em alguns casos, será preciso usar uma VPN (rede privada virtual) e alterar sua localização artificialmente, para que a loja entenda que você está fisicamente naquele país. Fique atento às regras de cada loja.

Continua após a publicidade

Neste caso, também é preciso tomar cuidado: há pessoas que cobram para fazer esse trabalho todo, já que é preciso ter um pouco mais de conhecimento técnico. Então, fica o alerta: fique atento para não cair em golpes. Caso o uso da VPN possa ser dispensado, o processo fica mais fácil, necessitando apenas da sua conta internacional no Steam ou na Epic e do cartão para comprar o jogo.

Football Manager 2022 entrará no Xbox Game Pass brasileiro?

Não. O Canaltech entrou em contato com a assessoria brasileira de Xbox e recebeu a confirmação de que o jogo não entrará no serviço.

Continua após a publicidade

O catálogo do Game Pass não costuma ter diferenças entre países: são os mesmos jogos no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo. Porém, como o caso do Football Manager é recente, foi necessária uma exceção.

Ainda não sabemos se será possível jogar o game simplesmente alterando a região da conta Xbox ou do próprio console ou computador. Alterar essa configuração não é uma prática ilegal.

Football Manager 2022 chegará ao Game Pass no dia do lançamento, 9 de novembro.

Continua após a publicidade

Fonte: Adrenaline, ESPN, PlanaltoTrivela, UOL