Novo Xbox pode substituir núcleos x86 por arquitetura ARM
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A Microsoft teria considerado abandonar núcleos x86 (x64), mesma arquitetura atual dos PCs, em favor de núcleos ARM no próximo Xbox, previsto para ser lançado em 2028. A informação veio em novo vazamento do processo entre a FTC e a Microsoft, e decisão já pode ter sido tomada.
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O documento de 2022 traz considerações para a próxima geração de console da Microsoft — não o refresh dos Xbox Series X e Series S. Além da projeção de utilizar gráficos AMD Navi 5, duas gerações a frente da atual, o ponto principal que ainda estava em aberto era trocar a arquitetura para núcleos híbridos bigLITTLE, entre ARM64 ou AMD Zen6.
E qual o problema?
Isso, teoricamente, afastaria os ecossistemas de consoles e PCs, indo na contramão da estratégia adotada após o fiasco da geração passada. Devido ao volume de vendas bem abaixo do esperado para o Xbox One, a Microsoft passou a investir bem mais em serviços que fossem compatíveis tanto com consoles quanto PCs, como o Game Pass.
Essa abordagem possibilitaria aumentar a receita com uma base instalada mais diversificada, e mudar a arquitetura dos núcleos pode dificultar essa compatibilidade. No entanto, a possibilidade também abre margens para projeções interessantes em ambos os mercados.
Segundo Jim Keller, ex-projetista de chips da AMD que trabalhou no projeto dos AMD K12 com núcleos ARM, a principal diferença entre as arquiteturas é mais a decodificação do que os conjuntos de instruções propriamente. Na prática, todos os chips modernos são, essencialmente, processadores RISC no design profundo.
ARM é o futuro
Tanto por isso, é cada vez mais comum encontrar aplicações ARM e x86 rodando em sistemas não nativos. Um exemplo claro disso é o Subsistema do Windows para Android (WSA), com suporte cada vez mais amplo e desempenho impressionante se comparado a máquinas virtuais de um ou dois anos atrás.
Além disso, temos os ports de programas para ecossistemas Apple, todos ARM desde que a empresa abandonou os processadores Intel em favor dos chips proprietários M1 em diante. Outro ponto importante é que alguns analistas sugerem que a transição de x86 para ARM seja um caminho natural no futuro.
A própria Intel fechou um contrato a longo prazo com a ARM para desenvolvimento de chips utilizando os processos de fabricação Intel 18A. A princípio, o acordo envolve produção de chips para sistemas móveis, oferecendo uma nova alternativa aos MediaTek e Snapdragon, mas vale lembrar que desde as CPUs Alder Lake a empresa já aderiu ao padrão de arquitetura bigLITTLE de núcleos híbridos, e uma transição completa para ARM seria mais fácil.
Apesar de ainda não ter aderido ao padrão de núcleos híbridos, a AMD já está usando empacotamento avançado para combinar arquiteturas Zen4 e Zen4c. Dessa forma, também não seria exatamente complexo uma transição nas próximas gerações.
Considerando o histórico do Xbox com as principais fabricantes de chips, esta última opção seria a mais lógica caso o novo console, de fato, traga CPUs ARM. Até o momento, tudo isso é especulação. E, conforme o documento, a janela para essa decisão ser tomada era 2022.
Sendo assim, com lançamento previsto para 2028, é provável que tenhamos mais detalhes em breve, sendo um pouco otimista, pouco tempo após os Xbox Series Ellewood e Brooklin chegarem ao mercado em 2024.