Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix trabalha para levar jogos ao app de iOS

Por| Editado por Bruna Penilhas | 08 de Novembro de 2021 às 18h15

Link copiado!

Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix
Tudo sobre Netflix

O catálogo de jogos da Netflix, disponibilizado na última semana apenas para aparelhos Android sob o nome Netflix Games, deve chegar também aos usuários de iPhone, iPad e iPod Touch. A informação é do colunista da Bloomberg Mark Gurman, o qual costuma ser certeiro em suas revelações.

Como as políticas da App Store impedem que o aplicativo de streaming contenha jogos — o mesmo motivo que impede o lançamento dos aplicativos Xbox Cloud Gaming e Nvidia GeForce Now, por exemplo —, cada título poderá ser lançado separadamente através da loja oficial da Apple.

Continua após a publicidade

De acordo com códigos descobertos pelo desenvolvedor Steve Moser e compartilhados com Gurman, a Netflix lançará todos os seus jogos na App Store individualmente, mas permitindo que eles sejam abertos apenas pelo próprio app do streaming. Dessa forma, a empresa tentaria imitar a mesma experiência presente no Android, em que os jogos são listados e abertos em uma categoria dedicada, assim como filmes e séries.

Essa seria uma maneira de a Netflix burlar as regras da App Store e não seguir o mesmo caminho trilhado pela Microsoft, por exemplo, de lançar web apps, ou seja, páginas que simulam a experiência de um aplicativo no navegador — e que, consequentemente, trazem uma experiência inferior. Essa é a única solução para jogar games de Xbox através do iOS, diferentemente do que acontece em outras plataformas.

“Para ser um verdadeiro serviço multifuncional no iOS, a Netflix terá que fazer sua mudança para a nuvem [quando o jogo não roda no aparelho, mas sim através dos servidores da empresa, como um streaming] — e a Apple precisará alterar suas regras ou conceder uma isenção à Netflix”, explica Gurman.

Continua após a publicidade

Na opinião dele, “isso deixa o sucesso final do serviço da Netflix nas mãos da Apple, uma parceira de longa data, mas também uma rival em crescimento”. Vale lembrar que a Apple oferece dois serviços semelhantes: o Apple TV+, com filmes e séries, e o Apple Arcade, com jogos.

O Netflix Games já está disponível para assinantes e usuários Android sem custo adicional. Estão disponíveis na plataforma Stranger Things: 1984, Stranger Things 3, Shooting Hoops, Card Blast e Teeter Up, todos sem anúncios e microtransações.

Fonte: Bloomberg