O que é Apple Arcade?

O que é Apple Arcade?

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 02 de Março de 2022 às 16h45
Matheus Bigogno/Canaltech

O Apple Arcade é serviço de jogos da Apple que surgiu não só para combater outras plataformas de games, mas também para unificar o seu gasto com jogos de computador, celular e tablet em uma simples assinatura mensal. Assim, ao invés de você ter que comprar jogos e mais jogos de maneira individual, pode baixar uma coleção de games dos mais variados tipos — dos clássicos aos lançados recentemente.

A plataforma inclui clássicos muito populares, como Fruit Ninja, Cut the Rope, SongPop Party e Badland+. O serviço de games da Apple conta com mais de 180 opções em seu repertório de jogos gratuitos pelo valor de R$ 9,90 mensais, com o primeiro mês gratuito para testar o serviço. Caso você tenha adquirido algum produto ou outro serviço da Apple recentemente, é possível receber mais do que um mês gratuito — até três meses para testar os jogos em um iPhone, iPad, Mac e Apple TV.

Lembrando que todos os jogos baixados do Apple Arcade vem ad-free, ou seja, sem anúncios de publicidade ou compras internas. É como se o valor pago pela assinatura do serviço já fosse convertido na compra de cada um dos aplicativos na sua versão completa.

Como assinar o Apple Arcade

Ao assinar o Apple Arcade, você e membros do compartilhamento familiar poderão ter acesso ilimitado à plataforma de jogos. Todos os títulos estarão disponíveis em seus dispositivos Apple, tanto conectado à internet quanto offiline. Lembre-se de atualizar todos os aparelhos para as últimas versões dos seus respectivos sistemas operacionais para garantir o acesso ao serviço. Depois, siga as etapas abaixo:

  1. Abra a App Store. Em seguida, entre na aba "Arcade";
  2. Toque na oferta que irá aparecer na tela para assinatura ou teste. No Compartilhamento Familiar, ao assinar, você poderá conceder acesso à plataforma de jogos para até 5 membros da família;
  3. Caso seja solicitado, realize o login com o seu ID Apple. Você poderá ter que confirmar suas informações de cobrança para inserir um método de pagamento válido;
    Comece a jogar com o Apple Arcade no iPhone ou em seu dispositivo Apple compatível (Imagem: Thiago Furquim)
  4. Concorde com as condições para confirmar a assinatura.

Como funciona o Apple Arcade

Na App Store do seu iPhone, Mac ou iPad, há uma seção do Apple Arcade. Com o serviço devidamente assinado pela sua conta do iCloud, basta você se aventurar pelas categorias de jogos e baixar os que mais te interessarem para experimentar. Como já está tudo incluído, pode baixar à vontade quantos jogos quiser e depois excluir os que você não manteve uma sequência de uso.

Aventure-se pela seção do Apple Arcade na App Store para conhecer a plataforma (Imagem: Lucas Wetten)

Entre os títulos incluídos no catálogo de 180 jogos do Arcade Originals, além dos que já citamos, estão:

  • Sneaky Sasquatch: incorpore um Pé‑grande e faça travessuras com outros personagens do jogo.
  • Spire Blast: para quem gosta de quebra-cabeças, combine e destrua cores para acabar com torres que se ergueram misteriosamente pelo reino.
  • WHAT THE GOLF?: fãs do golfe poderão dar suas tacadas neste jogo criado com bastante humor.
  • NBA 2K22 Arcade Edition: dispute partidas de basquete cinco contra as estrelas do NBA.
  • Simon’s Cat: Story Time: mostre que você pode resolver desafios para combinar três peças iguais e ser um bom vizinho ajudando a revitalizar jardins.
  • Chess - Play & Learn+: desafie jogadores de xadrez online e aumente suas habilidades com lições interativas.
  • Fantasian: surpreenda-se com esse jogo de RPG que compõe um belo cenário de 150 dioramas feitos à mão.
  • Star Trek Legends: a franquia Star Trek entrega batalhas épicas e lança desafios que podem mudar o ruma da sua história à frente do USS Artemis.
  • Samurai Jack: derrotar o terrível Aku é o grande desafio dos jogadores e seu aliados, que viajam no tempo para encontrar e derrotar inimigos épicos.
  • Crossy Road Castle: veja até onde você consegue escalar torres infinitas e cheias de desafios divertidos.

Afinal, vale a pena?

Conforme mencionado, os jogos baixados vem em suas versões completas, sem anúncios interrompendo a sua tela ou ocupando espaços da interface do seu jogo. Isso faz uma grande diferença no UX. Se você metrificar os gastos que teria para baixar os mesmos jogos, ou similares, em uma App Store sem a existência do Apple Arcade, o valor de R$ 9,90 por mês para poder experimentar e baixar até 180 jogos completos é bastante aceitável.

Sendo assim, sim, o serviço vale a pena pelo seu baixo valor em relação ao que fornece, mas, mais uma vez, é preciso que você avalie o quanto usa e aproveita de fato dos benefícios oferecidos pela sua assinatura do Apple Arcade.

O catálogo do Apple Arcade conta com diversos tipos de jogos para todos os gostos (Imagem: Fábio Jordan/Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.