Microsoft anuncia fim da exclusividade de 4 jogos para Xbox
Por Felipe Demartini • Editado por Durval Ramos | •

Após semanas de rumores e preocupações de fãs fervorosos, a Microsoft anunciou nesta quinta-feira (15) mudanças sensíveis em sua estratégia para a marca Xbox. Na principal alteração, quatro jogos exclusivos da marca ganharão versões para outros consoles, mas os títulos em si não foram revelados.
A ideia é que, enquanto console, o Xbox é o local ideal para se ter acesso a toda a experiência fornecida pela marca. Como o restante do mercado, os dispositivos também seguirão evoluindo, com anúncios importantes de hardware marcados para acontecerem no final de ano. Novamente, mistério no ar, já que Bond não deu indicações sobre o caráter destas revelações, que provavelmente envolvem novas versões da linha Series de consoles de mesa.
O Game Pass, claro, é parte integrante da “nova” estratégia. Os novos jogos dos estúdios da Microsoft continuarão disponíveis no dia do lançamento e não existem planos de levar a plataforma de assinatura para fora do Xbox e PC. Crossplay e o compartilhamento de jogos salvos com os consoles da concorrência, entretanto, serão ainda mais incentivados junto aos desenvolvedores.
Esse apoio vale, inclusive, para os títulos da junção entre Activision Blizzard e Microsoft. Diablo IV, blockbuster recente da empresa, chega ao Game Pass no dia 28 de março e deve iniciar uma leva de games da marca no serviço; novamente, sem anúncios adicionais sobre isso.
Os 22 minutos de novidades, na verdade, soam mais como uma reafirmação da marca enquanto plataforma e serviço do que como mudança de estratégia. Spencer deixa claro que a ideia de levar os jogos a diferentes telas, com uma única compra e assinatura, segue como ponto central da abordagem da Microsoft, enquanto o apoio a desenvolvedores se mantém como um dos pilares das plataformas da empresa — mesmo fora do Xbox em si, mas sem movimentações tão distantes também.