Phil Spencer

Vice-presidente da divisão de jogos da Microsoft
  • Nascimento

    12 de Janeiro de 1968 em Ridgefield, Washington, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$ 7 milhões (2019)

Phil Spencer nasceu em 12 de janeiro de 1968 em Ridgefield, Washington, Estados Unidos e um executivo americano mais conhecido pelo cargo de vice presidente da divisão de jogos da Microsoft, sendo um dos responsáveis pela marca Xbox.

Formou-se na Universidade de Washington e juntou-se ao time da Microsoft em 1988 como estagiário. Inicialmente ajudou no desenvolvimento dos softwares da empresa que eram distribuídos em CD-ROMs, caso da enciclopédia Encarta. Em seguida trabalhou no Microsoft Money, no Microsoft Works e no não tão famoso Microsoft Picture It!.

Nos anos seguintes atuou como gerente geral da Microsoft Game Studios EMEA, trabalhando com os times de desenvolvedores dos estúdios da empresa, caso do Lionhead Studios e da Rare até 2008. Assumiu, então, o comando da Microsoft Studios, subindo depois para o cargo de vice presidente e aparecendo nas conferências da empresa na E3 a partir de 2010.

Em 2014, com a Microsoft já sob o comando de Satya Nadella, Spencer recebeu a missão de liderar os times Xbox, Xbox Live, Groove Music e Movies & TV, além de continuar gerenciando o Microsoft Studios.

Foi promovido a vice presidente da área de jogos em 2017, passando a apresentar conferências em eventos como DICE Summit (2018) e Game Awards (2018), reportando diretamente a Satya Nadella. Possui uma fortuna estimada em US$ 7 milhões (2019).