Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marvel's Spider-Man 2 | 7 novidades de gameplay confirmadas

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Maio de 2023 às 17h30

Link copiado!

Insomniac Games
Insomniac Games

Depois de quase dois anos sem grandes novidades, a Sony finalmente mostrou o que a gente pode esperar do novo Marvel’s Spider-Man 2 — principalmente em termos de história e jogabilidade. A sequência chega ao PlayStation 5 neste ano e os mais de 10 minutos de gameplay apresentados durante o PlayStation Showcase deram uma boa noção das melhorias e adições que a continuação vai trazer.

A chegar de Kraven, o Caçador como o vilão principal da aventura chamou muito a atenção, mas quem roubou mesmo a cena foi o icônico uniforme negro do Homem-Aranha. Como já tinha sido antecipado no teaser de anúncio, o simbionte será parte fundamental do novo jogo e agora vimos que isso não vai se limitar apenas ao enredo, mas também nas mecânicas de combate e exploração.

Continua após a publicidade

E essas são apenas alguns dos novos recursos que a Sony mostrou para o jogo. Pensando nisso, o Canaltech listou 7 novidades de gameplay de Marvel’s Spider-Man 2.

7. De um Aranha para o outro

A primeira grande novidade apresentada no trailer exibido durante o PlayStation Showcase foi a possibilidade de alternar entre Peter Parker e Miles Morales ao longo do jogo. Na apresentação, isso acontece mais de uma vez, sendo que uma delas exige uma ação do jogador para acontecer.

Continua após a publicidade

A gente já esperava que algo parecido existisse em Marvel’s Spider-Man 2. Com a apresentação de Miles como alguém também com poderes — e protagonizando sua própria expansão —, era natural que a história colocasse os dois Homens-Aranha para atuar juntos. O que impressionou foi a forma como isso vai acontecer.

Não fica claro se o jogador poderá fazer a troca entre os dois Homens-Aranha a qualquer momento ou se há trechos da história dedicados a cada um deles. A demonstração mostra apenas como a mudança de perspectiva é rápida, inclusive no meio de uma perseguição.

Ainda assim, o fato de ter uma cena em que o jogador precisa ativar a troca nos faz imaginar que Marvel’s Spider-Man 2 que devemos ter uma mecânica semelhante àquela de GTA V, em que o jogador decide com quem vai jogar durante a exploração e, quando avança na história, o jogo obriga a assumir uma ou outra perspectiva.

Continua após a publicidade

Vale pontuar ainda que Miles e Peter têm habilidades e estilos de combate bem diferentes entre si (e já vamos falar sobre isso), o que reforça essa possibilidade de a gente poder mudar quando quiser.

6. Planando por Nova York

Uma mecânica nova que foi apresentada durante o Showcase é a capacidade que os Homens-Aranha têm de planar sobre Nova York. Trata-se de uma opção a mais para transitar pela cidade além do clássico balançar de teias — com a diferença de ser muito mais rápida.

Continua após a publicidade

O recurso faz referência a um elemento presente nos quadrinhos mais antigos do herói, mas que foram abandonadas com o tempo. As Asas de Teia faziam parte do uniforme clássico do Amigão da Vizinhança já na sua criação, em 1962, e até chegaram a ser apresentadas no cinema em Homem-Aranha: Longe de Casa. E, no novo game, ela vai ser fundamental na nova mecânica.

Como o trailer bem apresenta, a ideia é recriar a lógica das wingsuits, aqueles macacões com asas usadas por paraquedistas para voos em alta velocidade. E é exatamente essa a proposta: facilitar a movimentação do jogador pelo cenário.

Só que, mais do que diminuir o tempo gasto pulando de prédio em prédio, as asas também são um belo indicativo do quanto o mapa de Marvel’s Spider-Man 2 vai ser maior em relação a seus antecessores. A Insomniac Games já confirmou que teremos novos bairros para explorar, como o Queens, então dar mais velocidade parece uma solução para manter a agilidade típica da franquia.

5. Cuidado no ar

Continua após a publicidade

O trailer também apresenta um elemento que já estava presente no primeiro Marvel’s Spider-Man, ainda que de forma bem mais pontual. As nuvens de veneno são ameaças bem mais presentes na sequência, já que os caçadores de Kraven estudaram o comportamento dos Homens-Aranha e utilizam essas bombas de fumaça para desnortear os heróis.

No trailer, esses ataques acontecem durante a perseguição aos caçadores na área portuária de Nova York, mas tudo leva a crer que devemos ver essas nuvens venenosas sendo jogadas em outros pontos da cidade para atrapalhar o avanço dos heróis. Assim, seja enquanto estiver se balançando ou ao usar as Asas de Teia, é melhor ficar atento.

4. Novas barricadas

Continua após a publicidade

Aqui não é bem uma grande novidade nas mecânicas de Marvel’s Spider-Man 2, mas uma atualização daquilo que vimos nos jogos anteriores. Tanto no game original quanto na expansão Miles Morales, Nova York estava sempre enfrentando barricadas feita por criminosos ou grupos paramilitares, como os capangas do Senhor Negativo ou soldados de Silver Sable.

Na sequência, as coisas não devem ser muito diferentes. A ida de Kraven para Manhattan vai fazer com que seus caçadores também se espalhem pelos bairros para espalhar o terror enquanto buscam suas presas — então espere encontrar esses criminosos em todo canto do mapa.

A novidade é que eles tendem a ser mais casca-grossa do que seus antecessores. Além de estarem bem armados e terem habilidades avançadas de combate, eles também estão equipados com drones em formas de animais que devem se tornar uma dor de cabeça para o jogador.

Continua após a publicidade

3. Novas opções furtivas

De todas as novidades mostradas para Marvel’s Spider-Man 2, devo confessar que as novas opções de furtividade foram as que mais me animaram. Como é possível ver no trailer, o jogador vai poder criar linhas de teia para criar uma rede suspensa para facilitar a abordagem stealth.

É uma forma de dar mais liberdade horizontal em meio a áreas mais verticais. Na prática, isso significa que você poderá andar acima de seus inimigos do jeito que quiser e sem ficar dependendo de estruturas como guindastes e cabos de aço.

Continua após a publicidade

É o tipo de coisa que a gente já tinha na série Batman: Arkham e que funcionava muito bem por não restringir tanto o jogador nessas abordagens furtivas. E, levando em conta que Marvel’s Spider-Man 2 traz uma série de novas habilidades e gadgets voltadas para isso, é um recurso vital em muitas missões.

2. Miles muito mais elétrico

Como dito, o fato de termos dois protagonistas dividindo a cena traz também novas possibilidades em termos de jogabilidade. Como a ideia é mostrar que tanto Peter Parker quanto Miles Morales são indivíduos únicos, Marvel’s Spider-Man 2 se preocupou em fazer com que o jogador sinta a diferença entre eles na hora de jogar.

Continua após a publicidade

Segundo a Sony, o game vai trazer árvores de habilidades individuais para eles. Isso significa que a dupla vai se desenvolver de formas distintas, além de ter poderes e gadgets únicos que tornam a jogabilidade bem diferente um do outro. Ao mesmo tempo, foi confirmado que eles também terão uma segunda árvore de skills compartilhada, até para reforçar que eles ainda são uma equipe que trabalha e treina junto.

O ponto é que o trailer já mostrou algumas das novas habilidades que Miles terá a seu dispor na hora de ir à ação. Com seus poderes bioelétricos, ele consegue executar uma Explosão Elétrica que causa dano de área — ótimo para inimigos reunidos em um só ponto — ou emitir um Raio em Rajada para atacar à distância.

Além disso, o herói conta também com novos gadgets que também vão facilitar na hora de lidar com os caçadores. Um deles é o Agarrão com Teia, um dispositivo que puxa diversos oponentes para um só lugar, facilitando que você faça um combo em conjunto com poucos movimentos.

1. A brutalidade do simbionte

Continua após a publicidade

Mas é claro que a grande estrela de Marvel’s Spider-Man 2 é mesmo o simbionte e o traje negro de Peter Parker. A gente já sabia que essa seria uma das novidades da sequência, algo que a Insomniac já tinha antecipado lá em 2018 após o lançamento do primeiro jogo, mas o trailer da PlayStation Showcase mostrou o que isso representa para a jogabilidade.

Assim como acontece nos quadrinhos, a influência do simbionte faz com que Parker fique muito mais impulsivo e violento em suas ações como Homem-Aranha e isso é algo que vai ser refletido no gameplay, com o herói agindo de forma muito mais brutal no combate corpo a corpo. Na prática, os jogadores vão ter novas opções durante as lutas para extravasar toda essa raiva alienígena.

A primeira coisa que chama a atenção são as novas habilidades que estão à disposição. Peter consegue usar o simbionte livremente, seja para macetar os caçadores contra uma parede, criar tentáculos para pegar vários inimigos de uma só vez ou mesmo se transformar em uma bola de demolição que varre tudo pelo caminho.

São diversas possibilidades e que estão atreladas àquelas habilidades únicas de cada herói que comentamos antes. Repare como a interface de Marvel’s Spider-Man 2 está diferente em relação ao jogo anterior: o mapa foi jogado para o canto direito da tela e agora há dois atalhos dedicados aos botões L1 e R1.

Esses novos recursos são usados para liberar uma vasta gama de gadgets e poderes tanto de Peter quanto de Miles. No caso do sobrinho da tia May, todas essas maluquices relacionadas ao simbionte estão ali.

Isso significa que acessar todas essas possibilidades será algo facilitado e sempre à disposição do jogador — ou seja, não é algo roteirizado só para ficar bonito no trailer. Como é possível criar os tentáculos ou dar o super-soco com apenas um ou dois botões, esses poderes únicos chegam para criar novas possibilidades de combo, deixando o combate ainda mais intenso.

Marvel’s Spider-Man 2 chega ao PlayStation 5 no segundo semestre de 2023. A Sony ainda não apresentou uma data, mas prometeu o game para o outono norte-americano, que acontece entre os meses de setembro e dezembro.