Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual vai ser a história de Marvel's Spider-Man 2 no PlayStation 5?

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Maio de 2023 às 17h03

Link copiado!

Insomniac Games
Insomniac Games

O novo trailer de Marvel’s Spider-Man 2 divulgado pela Sony durante o PlayStation Showcase finalmente trouxe mais detalhes da história e algumas novidades de jogabilidade da aguardada sequência. Usando todo o poder do PlayStation 5, o game parece muito maior e mais variado do que o título anterior — e, por isso mesmo, também muito mais promissor e ousado em sua proposta.

E isso está presente já no roteiro. Ao longo dos mais de 10 minutos exibidos durante a apresentação, a Insomniac Games mostrou os novos rumos da trama e os desafios que serão enfrentados por Peter Parker e Miles Morales agora que os dois Homens-Aranha estão atuando juntos em Nova York. E para quem achava que o simbionte seria a única novidade que o estúdio mostraria, tivemos a apresentação de não apenas um, mas de dois vilões clássicos.

Continua após a publicidade

E isso tudo leva a crer que Marvel’s Spider-Man 2 deve se basear em alguns quadrinhos icônicos do Homem-Aranha para construir sua história. Embora a gente saiba que o chamado Gameverso é uma realidade bem distinta das HQs e do cinema — estamos falando da Terra-1048 para ser mais exato —, tanto o trailer quanto os gibis nos dão uma boa dimensão do que está por vir.

A chegada de Kraven

A participação de Kraven, o Caçador em Marvel’s Spider-Man 2 era algo que alguns fãs já imaginavam há algum tempo. O trailer de anúncio do jogo, exibido em 2021, trazia uma narração em off que sugeria até de forma bem explícita que o caçador estava a caminho do PlayStation 5 para se tornar uma dor de cabeça para Peter e Miles.

O que o material mostrado no PlayStation Showcase confirmou é que Kraven não só será um dos vilões do jogo como tem tudo para ser a grande ameaça que os heróis terão que enfrentar. Sabemos que outros inimigos estarão presentes — como é o caso do próprio Lagarto, que também dá as caras por aqui —, mas ficou evidente que o caçador é quem terá todo o destaque para si.

Continua após a publicidade

A sequência de abertura do trailer, inclusive, detalha mais a grande motivação do vilão no jogo. Vemos que ele já é esse grande caçador que está sempre atrás de um novo desafio — tanto que aparece perseguindo seus próprios capangas em busca de alguém à sua altura, seja para desafiá-lo ou mesmo vencê-lo em combate.

E é ao perceber que não há ninguém nas selvas capaz de oferecer esse desafio, ele decide caçar em novos territórios. Com Nova York se tornando um celeiro de heróis e vilões, nada melhor do que um Homem-Aranha ou uma Gata Negra surgir como seu próximo alvo.

Continua após a publicidade

Essa cena inicial do trailer mostra Kraven vendo todos os heróis e vilões que já apareceram no primeiro Marvel’s Spider-Man, nos DLCs e também na expansão Miles Morales, o que inclui o Gatuno, o Treinador e o Lápide. Contudo, o que vemos a seguir é que a caçada de Kraven se direciona a uma presa muito mais letal: o Lagarto.

Nova York (quase) sitiada

No primeiro jogo, a cidade de Nova York era tomada tanto por gangues criminosas quanto pela milícia comandada por Silver Sable, o que fazia com que o jogador sempre encontrasse algum desafio enquanto se pendurava em suas teias. E, em Marvel’s Spider-Man 2, isso não deve ser muito diferente.

Continua após a publicidade

A caçada de Kraven vai levá-lo a Nova York e isso significa que toda sua organização de caçadores vai a tiracolo. São eles que aparecem no trailer perseguindo os rastros do Lagarto e encarando tanto Peter quanto Miles, que tentam ajudar o Dr. Curt Connors após sua transformação em um réptil assassino.

Essa é a pista final de que Kraven será mesmo o grande vilão. Se é ele o responsável por manter os vilões básicos que vão ser derrotados pelo jogador, pode apostar que só vamos conseguir encarar o caçador já nos finalmentes do game.

E essa pode ser uma saída interessante para o jogo de PS5. Levando em conta que Kraven vai para os Estados Unidos para capturar o Lagarto, as ações do jogador contra seus capangas é o gatilho ideal para que os aracnídeos chamem sua atenção, revelando-se presas muito mais interessantes do que um jacaré humanoide fora de controle. Se o seu objetivo é encontrar um desafio à altura, os Homens-Aranha são os alvos ideais para isso.

Referência aos quadrinhos

Continua após a publicidade

E isso nos leva para um dos quadrinhos mais icônicos do Homem-Aranha e de toda a Marvel. Embora a gente saiba que o videogame não está interessado em adaptar fielmente as HQs, toda essa trama remete à história A Última Caçada de Kraven.

O contexto do gibi é um pouco diferente. No caso, o caçador já é um velho adversário do Aranha e sabe que está prestes a morrer. Assim, decide dar sua última cartada para provar que é realmente o caçador supremo e elabora um plano para capturar o Amigão da Vizinhança de uma vez por todas e mostrar que ele próprio poderia ser superior ao herói.

A história da dupla J.M. De Matteis e Mike Zeck foi publicada originalmente em 1987 e é tida até hoje como uma das mais sombrias do herói. Nela, a obsessão de Kraven em se provar melhor que o Cabeça de Teia faz com que ele “mate” o sobrinho da tia May e assuma seu lugar, vestindo o uniforme e indo combater o crime a seu modo.

Continua após a publicidade

E toda a tônica da história está no fato de que não é o traje ou os poderes que fazem o herói, mas a essência do “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades” — algo que o caçador é incapaz de perceber.

Assim, é possível que Marvel’s Spider-Man 2 siga por esse caminho, ainda que não de forma tão literal. Isso quer dizer que é pouco provável que vejamos o vilão assumindo o manto ou que o jogador controle o personagem por um tempo. No entanto, é possível que essa discussão sobre o cerne do Homem-Aranha seja parte central da nova história — até porque há outro elemento que puxa a trama para esse lado: o uniforme negro.

A chegada do simbionte

Continua após a publicidade

O uniforme negro foi uma ausência muito sentida no primeiro Marvel’s Spider-Man. Com uma infinidade de trajes disponíveis, o mais popular e querido dos fãs estava de fora. E a razão era óbvia: o simbionte seria parte fundamental do segundo jogo. E o primeiro teaser da sequência apenas confirmou isso.

Já o trailer da PlayStation Showcase deu mais detalhes de como isso vai ser apresentado. Pelo que vimos, Peter vai mesmo entrar em contato com o simbionte e, assim como nos quadrinhos e nos filmes, isso vai afetar sua mente e mexer com sua personalidade.

Fica claro já nas primeiras cenas o quanto o herói está mais violento do que no game anterior. Isso está presente na jogabilidade, com o personagem tendo movimentos muito mais intensos durante o combate, mas também na história. O jovem Parker está sem freios tanto na hora de dar porrada nos caçadores quanto na hora de lidar com o Lagarto e até no trato com Miles, que estranha o comportamento do amigo.

Continua após a publicidade

Aliás, vale notar que o trecho mostrado no trailer mais recente não parece ser o início imediato de Marvel’s Spider-Man 2, mas um momento um pouco mais adiante — possivelmente logo após o herói entrar em contato com o simbionte. E há alguns indícios que reforçam isso.

No início de maio, a Marvel publicou uma HQ que faz a ponte entre o primeiro e o segundo jogo. A HQ pertence ao chamado Gameverso e traz uma trama inédita que amarra os dois jogos e não traz nenhuma menção ao simbionte. No máximo, mostra J.J. Jameson retornando ao Clarim Diário e os novos rumos da relação entre Peter e MJ.

Além disso, é possível ver que Kraven já está em atuação em Nova York e que o Homem-Aranha sabe quem é o caçador, indicando que as cenas se passam já com algumas horas de trama. Adicione o fato de Miles não ter visto ainda o novo uniforme de Parker e que o rapaz sai do porão com o simbionte ainda se adequando ao seu corpo e você consegue imaginar em que momento mais ou menos do roteiro isso se encaixa.

A parte importante, porém, é que o desconhecimento de Peter sobre a natureza do novo traje é algo que vai ecoar tanto com as HQs em que ele vestiu o uniforme negro quanto com a temática de A Última Caçada de Kraven. À medida que o alienígena gosmento passa a influenciar mais e mais o herói, Miles e MJ vão ter que lembrá-lo que não são os poderes ou o uniforme que fazem dele o Homem-Aranha amigão da vizinhança que todos conhecem.

Continua após a publicidade

A partir daí, pode anotar o que vai vir: o protagonista vai se livrar do simbionte, que vai encontrar um novo hospedeiro e teremos Venom como o vilão final de Marvel’s Spider-Man 2. Resta saber se será Eddie Brock ou vão ousar e colocar Kraven nesse papel.

Marvel’s Spider-Man 2 chega ao PlayStation 5 no segundo semestre de 2023.