SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Qual é o melhor jogo do Homem-Aranha?

Por| Editado por Durval Ramos | 20 de Outubro de 2023 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/Activision, Insomniac Games
Reprodução/Activision, Insomniac Games
Tudo sobre Marvel

O Homem-Aranha é certamente um dos personagens de quadrinhos mais populares da história, independente da editora. Estrelando adaptações na TV e cinema, era óbvio que o herói também apareceria no mundo dos games. Desde a década de 80, o Aranha já dava as caras no mundo eletrônico, o que de lá pra cá, se tornou uma constante.

Escolher exatamente qual é o melhor do Homem-Aranha é uma tarefa bastante complexa, já que muitos títulos conseguiram marcar gerações, ainda que não fossem os melhores jogos criados no período. Porém, resolvemos encarar esse desafio e separamos sete jogos de diferentes épocas para mostrar qual é o melhor jogo do Amigão da Vizinhança.

7. Maximum Carnage

Continua após a publicidade

Baseado em uma das sagas que mais grita "anos 90" nos quadrinhos, Maximum Carnage era um beat 'em up lançado para Super Nintendo e Mega Drive, mostrando a aliança entre Homem-Aranha e Venom contra o vilão Carnificina. Os jogadores passavam por fases que alternavam entre os dois personagens, cada um com seu estilo de briga diferente.

Por ser um game da geração 16 bits, em que títulos de beat 'em up estavam em alta, Maximum Carnage chamou a atenção de um público que não somente acompanhava as histórias em quadrinhos, mas também fãs do gênero de pancadaria eletrônica e da animação dos anos 90.

Uma curiosidade é relacionada à música-tema do jogo, que era uma cópia descarada da música Mob Rules, da banda Black Sabbath. Uma safadeza que apenas os anos 90 conseguia emplacar.

Continua após a publicidade

6. Ultimate Spider-Man

Lançado para diversas plataformas, como PS2, Gamecube, Xbox, PC e Gameboy Advance, Ultimate Spider-Man servia como uma espécie de sequência do arco do surgimento de Venom dos quadrinhos do selo Ultimate. Com um visual bastante cartunesco, o jogo impressionava pelos seus controles, que permitiam que o jogador se balançasse pela cidade de maneira bastante realista.

Se passando alguns meses após o surgimento de Venom, o game retrata o surgimento do vilão dentro do universo Ultimate através de alguns flashbacks, e depois, no presente, intercalando o gameplay entre o Homem-Aranha e Venom.

Continua após a publicidade

Até hoje, o game é lembrado com carinho por aqueles que tiveram a oportunidade de jogá-lo, ainda que ele seja pouco comentado dentre os outros games do Homem-Aranha.

5. Spider-Man: Shattered Dimensions

Continua após a publicidade

De certa forma, Spider-Man: Shattered Dimensions é culpado por toda a bagunça de multiverso que vemos na atualidade. Apesar de não ser um conceito particularmente novo, o game do Homem-Aranha inspirou Dan Slott, ex-roteirista dos quadrinhos do Homem-Aranha, a criar a saga do Spider-Verse, que acabou sendo trabalhada para o cinema em Homem-Aranha no Aranhaverso.

Shattered Dimensions trazia uma história em que o multiverso acabava quebrado e quatro versões diferentes do Homem-Aranha precisavam arrumar um jeito de consertá-lo. Uma curiosidade bem legal é que cada uma das versões do herói era dublada por um ator que emprestou sua voz para uma animação do Homem-Aranha no passado.

  • Neil Patrick Harris, o Barney de How I Met Your Mother, que havia dublado o herói em Homem-Aranha: A Nova Série Animada, empresta a voz ao Aranha principal do game.
  • Christopher Daniel Barnes, dublador de Homem-Aranha: A Série Animada, é o o Spider-Man Noir.
  • Dan Gilvezan, que trabalho em Homem-Aranha e Seus Amigos (aquele desenho em que o Aranha dividia apartamento com o Homem de Gelo e Flama) interpreta o Homem-Aranha 2099.
  • E Josh Keaton, que dublou o desenho Espetacular Homem-Aranha vive o Ultimate Spider-Man.

4. Spider-Man 2

Continua após a publicidade

Spider-Man 2 é sempre lembrado como o primeiro jogo de mundo aberto do Homem-Aranha que realmente funcionou. Baseado no segundo filme dirigido por Sam Raimi, o game traz uma trama bem próxima à vista no cinema.

O seu gameplay, que finalmente permitia que jogadores saíssem se pendurando em teias por Manhattan fez todo mundo perceber no potencial de um jogo do Homem-Aranha com uma tecnologia mais avançada, ainda que o título seja cheio de missões em que você tem que ficar caçando balões de umas crianças boca aberta pela cidade.

3. Spider-Man

Continua após a publicidade

Muitos tiveram o primeiro contato com um jogo 3D do Homem-Aranha com Spider-Man, game que foi lançado para PS1, Dreamcast e Nintendo 64. O jogo trazia boa parte dos grandes vilões do personagem, participações especiais de heróis da Marvel, easter eggs a rodo e ainda era narrado por Stan Lee.

Com um bom gameplay para época, o game pode não ter envelhecido tão bem, porém, é muito importante para a história do Homem-Aranha nos games, merecendo sua posição no pódio.

2. Marvel's Spider-Man 2

Continua após a publicidade

Sim, Marvel's Spider-Man 2, o jogo mais recente do Homem-Aranha, desenvolvido pela Insomniac Games é muito bom, melhorando vários elementos do jogabilidade do primeiro game, porém, alguns escorregões tornam um jogo excelente, em um muito bom, merecendo o segundo na lista.

Em Spider-Man 2, lançado para PlayStation 5, o jogador assume o controle de dois Homens-Aranha, Peter Parker e Miles Morales, que precisam enfrentar o vilão Kraven, enquanto lidam com o retorno de Harry Osborn e um simbionte alienígena que muda a vida de Peter.

1. Marvel's Spider-Man

Continua após a publicidade

Marvel's Spider-Man fica no topo da lista como melhor jogo do Homem-Aranha pelo impacto que teve na história do herói nos games. Apesar de todos os outros títulos terem grandes momentos e conseguirem adaptar bem o personagem para o meio, Marvel's Spider-Man conseguiu passar a sensação de ser o herói apenas o controlando por entre os prédios de Nova York.

Apesar de o gameplay de sua sequência ser superior, todos os elementos do primeiro jogo funcionam em maior harmonia, permitindo que ele chegue mais próximo do que poderia ser um jogo perfeito do Amigão da Vizinhança.

Menção Honrosa: Tony Hawk's Pro Skater 2

Continua após a publicidade

Sim, Tony Hawk's Pro Skater 2 não é um jogo do Homem-Aranha, você deve estar acreditando que ficamos doidos, mas entenda uma coisa. Quando a finada Neversoft trabalhava em Spider-Man, também estava cuidando da produção de THPS 2.

Isso permitiu a inclusão do Homem-Aranha como a melhor participação especial, naquele que é considerado o melhor jogo da franquia de skate. Se alguém lembra do jogo, lembra com "Aquele que tocava Millencolin e tinha o Homem-Aranha". Se isso não merece uma menção, não sei mais o que mereceria.