Publicidade

10 jogos que tiveram lançamentos desastrosos

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Janeiro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech - Blizzard / CD Projekt RED / Bethesda
Montagem/Canaltech - Blizzard / CD Projekt RED / Bethesda

Não é sempre que a indústria de jogos eletrônicos acerta e cai nas graças do público. Os motivos que fazem alguns jogos terem lançamentos desastrosos são vários: desenvolvimento apressado, muitos bugs ou promessas que não se concretizaram.

Pensando nisso, o Canaltech listou 10 jogos que tiveram lançamentos desastrosos e marcaram ao mostrar o que não deve ser feito.

10. Anthem

Continua após a publicidade

Anthem tinha tudo para ser um sucesso: seu trailer, apresentado na E3 2017, impressionou e alimentou a vontade de voar pelo universo do jogo utilizando um exoesqueleto poderoso.

Quando chegou ao público, os múltiplos bugs, missões genéricas e múltiplas mudanças na equipe de produção resultaram em um lançamento muito abaixo do que os jogadores esperavam.

9. Marvel's Avengers

Continua após a publicidade

Era questão de tempo até que os Vingadores também estivessem unidos nos videogames. Quando chegou a hora de jogar como Hulk, Thor ou outro personagem, o resultado foi desastroso.

Múltiplos bugs que atrapalhavam a experiência, alguns fazendo os jogadores perderem todo o progresso, microtransações, problemas com servidor e muitos outros fizeram de Marvel's Avengers um desastre.

8. eFootball

Continua após a publicidade

Ter um jogo de futebol gratuito era o sonho de muitas pessoas, não? eFootball, sucessor da série Pro Evolution Soccer (PES), trouxe essa premissa. Quando o juiz apitou o início do jogo, foi o caos. Problemas na jogabilidade e bugs bizarros e igualmente hilários permearam a experiência.

É bem verdade que a Konami trabalha constantemente com melhorias, como o patch 1.0 do eFootball 2022, trazendo um pouco de esperança aos fãs.

7. No Man's Sky

Continua após a publicidade

A maior decepção vem da expectativa criada, mas ela não é criada do nada. No Man's Sky parecia ser o próximo passo no estilo sandbox, com um universo criado de forma procedural, mas quando chegou às mãos do público sofreu com críticas e falta de incentivo para manter o jogador curtindo.

Diferente de muitos jogos, No Man's Sky se recuperou. A Hello Games trabalhou ativamente, absorvendo os feedbacks e introduziu inúmeras mecânicas e DLCs, melhorando a experiência para os jogadores e se transformou em um interessante título.

6. Mass Effect: Andromeda

Continua após a publicidade

Ame ou odeie o fim da trilogia original, é inegável que Mass Effect é um marco na indústria. Um novo jogo, expandindo o universo da série, seria incrível então, certo? Bom... seria.

Personagens genéricos, animações robóticas e bugs, muitos bugs, fizeram do lançamento de Mass Effect: Andromeda uma das maiores decepções dos últimos anos.

5. Metal Gear Survive

Continua após a publicidade

Metal Gear Surive sofreu de problemas parecidos com Mass Effect: Andromeda: uma franquia amada reduzida a uma experiência genérica. Os problemas internos envolvendo a Konami e Hideo Kojima fizeram com que os problemas ganhassem mais visibilidade.

4. Diablo Immortal

Diablo Immortal tem uma história desastrosa, não só o lançamento. Os fãs não gostaram da ideia da próxima experiência de Diablo ser nos aparelhos móveis, o que gerou muitas críticas. Após um tempo, o jogo caiu no esquecimento, mas foi finalmente lançado e o resultado foi o esperado.

Continua após a publicidade

As principais críticas pós-lançamento são as microtransações, algo recorrente nos jogos para celular e o sistema pay-to-win, o que cementou o desastre anunciado.

3. Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 é o resultado de uma série de más decisões e pressão para o jogo chegar ao mercado o mais rápido possível. Verdade seja dita, Cyberpunk não é um jogo ruim após os bugs terem sido corrigidos, mas decepcionou os fãs de RPG em todo o mundo.

Continua após a publicidade

Durante o anúncio, os fãs receberam diversas promessas que nunca foram cumpridas, o que o tornou um jogo mais próximo do genérico do que do inovador. Felizmente os anos foram bons para o título, que recebeu melhorias e novos modos.

2. Fallout 76

Grandes franquias têm a tendência de sofrer em algum momento, e um dos principais casos é Fallout 76. O jogo da Bethesda chegou ao público com diversos problemas e a atualização gigantesca no primeiro dia não corrigiu nem a metade deles.

Continua após a publicidade

Se os bugs que impediam os jogadores de curtir o jogo não fossem o suficiente, Fallout 76 ainda teve múltiplos problemas com suas versões especiais, irritando e decepcionando fãs. O jogo permanece ativo, mas os problemas ofuscaram o que ele poderia ter sido.

1. E.T. the Extraterrestrial

É difícil superar E.T. the Extraterrestrial quando o assunto é lançamento desastroso. O jogo foi a gota d'água em uma indústria saturada de jogos mal otimizados, lançados às pressas, o que levou a maior crise que a indústria dos games já teve.

Continua após a publicidade

Por consequência desse período, a indústria passou a ter mais cuidado com o controle de qualidade de seus jogos, mesmo que alguns andem na contramão desse aspecto. Além disso, E.T. é dono da maior lenda da história dos videogames, que depois foi confirmada: o jogo foi tão ruim e encalhou tantas unidades nas lojas, que a Atari teve de recolher e enterrar seus cartuchos no deserto.