Atari

  • Fundação

    Sunnyvale, Califórnia, EUA, em 28 de Junho de 1972

  • Sede

    Nova Iorque, NY, EUA

A Atari foi fundada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, em 1972, nos Estados Unidos. Nascida no momento em que as máquinas de fliperama ganhavam popularidade, a companhia lançou o Pong Arcade, um game que desafiava o jogador a rebater uma bolinha luminosa através de barras laterais. Com rápido sucesso em todo o mundo, a Atari se tornou uma das principais empresas a expandir o setor de videogames no mundo.

Atualmente, a Atari possui e/ou administra um portfólio com mais de 200 jogos e franquias, incluindo clássicos como Space Invaders, Asteroids, Centipede e Missile Command. Atuando no desenvolvimento e distribuição de jogos para computadores e consoles da Microsoft, Nintendo e Sony, a companhia, hoje, é responsável pela comercialização de suas produções em mais de 100 países.

A Atari chegou ao Brasil em 1983, com o lançamento de seu console pela Gradiente. O videogame se manteve no topo da concorrência até o final dos anos 1980, quando o Master System, da SEGA, desembarcou em solo brasileiro e assumiu a liderança.