Publicidade
Atari

Atari

Fundação

28 de junho de 1972 em Sunnyvale, Califórnia, EUA

A Atari foi fundada em 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, nos Estados Unidos. A marca, que se tornou pioneira do mercado de consoles de videogame domésticos e jogos eletrônicos, teve vários donos ao longo de sua história.

O primeiro grande sucesso da Atari foi o arcade Pong, lançado em seu ano de fundação, que propulsionou os negócios da empresa e a transformou em uma gigante do setor de games.

O momento positivo permitiu à empresa não apenas lançar, em 1977, seu altamente popular console de mesa, o Atari 2600, mas também expandir sua distribuição para o mundo. Mais de 30 milhões de unidades foram vendidas globalmente, dando início a uma nova fase para o mercado de games.

Apesar de hits como Space Invaders, Pac-Man, Asteroids, Breakout e várias outras, a empresa foi vítima do próprio sucesso. No início dos anos 1980, o mercado de games tornou-se saturado com tantas empresas tentando aproveitar o momento. Isso gerou uma crise que derrubou grandes nomes do setor, incluindo a Atari.

Desde então, a Atari passou por várias mãos. A companhia, que pertencia à Warner desde 1974, foi dividida em várias partes. A divisão de consumo foi vendida a Jack Trameil, fundador da Commodore, em 1983, para criar a Atari Corporation. O restante da empresa se transformou em Atari Games, que fechou em 2003.

Em 1998, a Hasbro Interactive se envolveu no negócio e adquiriu as propriedades intelectuais e o direito de uso da marca Atari. Por sua vez, a Hasbro foi vendida à Infogrames Entertainment em 2001.

Em 2009, a Infogrames decidiu trocar de nome e passou a ser conhecida como Atari SA.

Atualmente, a empresa define como atividades centrais os videogames, hardware para consumidores, licenciamento de suas propriedades intelectuais e blockchain, com a criação de um token próprio e NFTs.