Hideo Kojima

Vice-presidente da Konami
  • Nascimento

    24 de Agosto de 1963 em Tóquio, Japão

  • Fortuna

    US$ 30 milhões (2018)

Hideo Kojima nasceu em 24 de agosto de 1963 em Tóquio, Japão, e é produtor, diretor e designer de jogos eletrônicos mais conhecido por ter trabalhado na Konami Computer Entertainment Japan como vice-presidente.

Seu objetivo inicial era se tornar um diretor de cinema, mas usava praticamente todo o seu tempo libre jogando videogames enquanto cursava economia. No quarto ano, considerou que o setor de videogames seria mais satisfatório como carreira, sendo contratado pela Konami em 1986 como designer de jogos. Atuou como diretor-assistente do Penguin Adventure e desenvolveu Lost World no mesmo ano, mas este nunca foi lançado.

O primeiro título desenvolvido por Kojima que chegou ao mercado foi Metal Gear, de 1987, um sucesso de crítica anunciado para o MSX2. No ano seguinte foi o responsável pelo Snatcher, que também foi um sucesso. Em 1990 anunciou o Metal Gear 2: Solid Snake, que trazia uma história mais sofisticada com ênfase nas cut-scenes, e já era mundialmente conhecido quando lançou Metal Gear Solid para o PlaysStation (PS1).

Nos anos seguintes anunciou uma série de jogos famosos atualmente, como Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (PS2 – 2000), Boktai: The Sun Is in Your Hand (Game Boy Advance – 2003), Metal Gear Solid: The Twin Snakes (GameCube – 2004) e Metal Gear Solid 3: Snake Eater (PS2 – 2004), para mencionar alguns dos mais conhecidos.

Em 2015 saiu da Konami, passando a atuar em sua própria empresa Kojima Productions, fundada em 2005 inicialmente como uma subsidiária da Konami.