Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

eFootball 2022: patch 1.0 faz mais do que corrigir bugs

Por| Editado por Bruna Penilhas | 07 de Abril de 2022 às 07h00

Link copiado!

Divulgação/Konami
Divulgação/Konami
Tudo sobre KONAMI

A Konami prepara o lançamento da atualização 1.0.0 do simulador de futebol eFootball 2022, sucessor gratuito da franquia Pro Evolution Soccer. O maior update até então, essa versão promete corrigir os bugs e melhorar a jogabilidade do jogo com relação ao controverso produto inicial.

O lançamento de eFootball 2022, em setembro de 2021, não rendeu como o esperado: efeitos visuais bizarros e bugs na jogabilidade resultaram em uma intensa repercussão negativa, repleta de memes e uma enxurrada de avaliações negativas na Steam. A própria KONAMI, inclusive, publicou um pedido de desculpas um dia após disponibilizar o jogo nas lojas.

Para corrigir os erros do passado, a equipe do eFootball passou a trabalhar na atualização 1.0.0. do jogo. Anteriormente previsto para novembro do ano passado, o desenvolvimento foi adiado para que todas as melhorias fossem aplicadas. A convite da Konami, o Canaltech teve a oportunidade de testar a nova versão do simulador e comparar com a jogabilidade do lançamento. Confira a seguir o que mudou na atualização que chega em 14 de abril para consoles e PC.

Continua após a publicidade

Atualização v1.0.0. do eFootball 2022: novidades e retornos

A versão 1.0.0. do eFootball 2022 é voltada para melhorar a jogabilidade e corrigir os bugs do lançamento. Após a má recepção do jogo, a Konami disponibilizou uma pesquisa para a comunidade e utilizou as respostas como base para a busca de melhorias.

“Quando lançamos, em setembro, a qualidade do jogo não era o que esperamos, então pedimos desculpas para todo mundo”, explica Robbye Ron, gerente da marca eFootball nas Américas, em entrevista ao Canaltech. “Naquele momento, lançamos uma pesquisa, todos os fãs foram muito vocais e falaram qual era a prioridade. A principal questão era a jogabilidade: se arrumarmos o gameplay, estaríamos de volta no cenário”, completa.

Continua após a publicidade

As mudanças não só corrigiram falhas de jogabilidade, mas também adicionaram recursos inéditos. É o caso do “Stunning kick”, um novo comando para passes e chutes que permite um disparo mais preciso da bola, desde que o jogador esteja bem posicionado e com tempo para fazer esse movimento. Esses chutes e passes são identificados por uma barra roxa abaixo do cursor de cada jogador.

Outro novo comando é o “Pass and Run”, no qual o jogador controlado pela IA (inteligência artificial) consegue se movimentar após fazer um passe. Esse conceito é muito indicado para situações de pivô, em que o jogador está posicionado de costas para o gol, e funciona como uma opção para abrir espaço na defesa adversária.

Na defesa, o game trouxe de volta um pedido da comunidade: a marcação em pressão com mais de um jogador. Essa função era recorrente nas versões anteriores do Pro Evolution Soccer, mas foi removida no lançamento do eFootball 2022. Agora, é possível pressionar um jogador de forma individual ou coletiva, além de utilizar comandos para disputas físicas de ombro a ombro.

Continua após a publicidade

“Os fãs queriam opções para defender. Você via placares terminando em 10x10, 6x6, porque era muito difícil defender. Então, pediram para que trouxéssemos de volta a pressão em equipe”, explica Ron.

Entre outras correções, a equipe do eFootball aplicou melhorias na velocidade de passes e chutes, facilitou o serviço online e incluiu novas animações e conteúdos visuais durante as partidas.

Novo modo de jogo: Dream Team

A atualização v1.0.0. do eFootball 2022 ainda conta com o Dream Team, criado nos moldes do MyClub. Anteriormente chamado Creative Team, o modo permite que os jogadores criem os próprios times com as cartas dos atletas.

Continua após a publicidade

O modo traz cartas padrões, com os níveis atuais de cada jogador, além de cartas especiais e jogadores clássicos, como o brasileiro Cafu. Essas opções especiais são oferecidas em pacotes e, para obtê-los, você precisa ganhar recompensas ao jogar o eFootball League ou abrir a carteira para comprar moedas com dinheiro real.

No caso dos jogadores padrões, é possível adquiri-los com Game Points, moeda acumulada após jogar na plataforma. Os atletas são disponibilizados na loja com um preço fixo — no Ultimate Team, do concorrente FIFA, é necessário participar de um formato de leilão para comprá-los. Por padrão, cada carta adquirida começa em um nível 1, e há a possibilidade de elevar os níveis de atributos após jogar constantemente.

O Dream Team operará como um modo competitivo do simulador da Konami. Com a eFootball League, é possível jogar contra pessoas do mesmo nível e subir de divisão por um período de 28 dias. No encerramento da liga, cada jogador recebe recompensas compatíveis com a sua posição.

Continua após a publicidade

Além disso, o modo Dream Team será dividido no esquema de temporadas, com duração de dois meses. Cada temporada no jogo contará com beneficios e recompensas exclusivas. O lançamento da atualização coincide com o início da primeira temporada no modo online do jogo.

Como as mudanças afetam o jogo?

Apesar da lista de novidades, é necessário conferir se o jogo realmente mudou com relação ao que foi disponibilizado em setembro do ano passado. A versão conta com os mesmos nove times iniciais: Arsenal, Barcelona, FC Bayern, Juventus, Manchester United e os sul-americanos Corinthians, Flamengo, River Plate e São Paulo.

Continua após a publicidade

Logo nas primeiras partidas, é notável a diferença com o jogo do lançamento. A jogabilidade está mais fluida, com movimentos e passes mais rápidos. A mudança de direção do jogador, um dos principais motivos de reclamação do eFootball 2022, foi corrigida e proporciona melhor controle da bola.

Os novos comandos também ampliam a variedade de opções durante o ataque, mas precisam ser usados com atenção. No caso do “Pass and Run”, era comum ver jogadores correndo na direção contrária do gol, limitando a função para situações de pivô. O “Stunning Kick” traz um lançamento preciso, mas necessita de tempo para concluir a animação do jogador.

As mudanças na defesa são o grande destaque da atualização. Além do retorno dos comandos de pressão, as disputas de corpo a corpo estão cada vez mais realistas e trazem muitas vantagens para os defensores.

Continua após a publicidade

Na versão anterior do eFootball, era comum ver colisões que não faziam sentido, com o jogador de ataque “atravessando” o defensor. Com a atualização, o defensor consegue fazer a disputa de ombro a ombro para roubar a bola quando bem posicionado, e força o ataque a explorar opções com passes diferentes e dribles.

Há, ainda, fatores que precisam de melhorias. O direcionamento dos passes pode causar alguns problemas, acertando jogadores errados. A movimentação da IA sem a bola também é um impasse, com muitos lances em que jogadores não tentam escapar de uma marcação da defesa.

Além disso, as equipes brasileiras contam com elencos desatualizados. O São Paulo, por exemplo, ainda não inclui o argentino Jonathan Calleri, contratado no fim de agosto do ano passado. O Flamengo, por sua vez, não possui o zagueiro David Luiz no elenco. Ainda não há uma confirmação de que esses elencos serão atualizados quando a versão for lançada.

Ambientação e animações são destaques

Continua após a publicidade

Se o jogo precisava de diversas correções na jogabilidade, a apresentação das partidas manteve o bom padrão da atualização 0.9.1. A versão 1.0.0 inclui três estádios brasileiros, todos com detalhes das arquibancadas e dos vestiários: Maracanã, Morumbi e a NeoQuímica Arena marcam presença no eFootball.

Visualmente, o jogo é muito bonito e traz uma experiência imersiva, com elementos realistas. Antes do início de uma partida, é possível ver uma animação com a delegação de atletas chegando ao estádio e conversando no vestiário. Na escolha de detalhes do jogo, como a hora do dia e o estádio, também é possível ver gráficos fluidos para a troca de cada ambiente. Em uma hora de apresentação da demo, não foram encontrados bugs ou expressões bizarras nas faces dos jogadores, algo que rendeu muitos memes durante o lançamento.

A equipe de narração para o Brasil ainda é composta por Milton Leite e Mauro Beting. Novas falas foram adicionadas: em uma partida na NeoQuímica Arena, por exemplo, é possível ouvir uma introdução do narrador sobre o estádio, novidade da atualização.

Continua após a publicidade

No final das contas, o jogo melhorou?

De uma forma geral, o saldo é positivo. As mudanças e melhorias trazem uma experiência mais similar aos jogos antigos da franquia, e ajudam a limpar a bagunça proporcionada pelo lançamento. Ao contrário da versão inicial, a atualização traz um game rápido, interessante e com um repertório que permite jogar várias partidas em sequência.

Por ser um jogo gratuito, a correção dos bugs também facilita a chegada de novos jogadores, que podem aproveitar elencos brasileiros e passar tempo com o modo Dream Team. Os fãs mais experientes também podem explorar os novos recursos e utilizar as opções táticas oferecidas pelo game.

A atualização v1.0.0. do eFootball 2022 tem previsão de lançamento para o dia 14 de abril. O jogo está disponível de graça para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S e Xbox Series X. O game suporta o cross-gen, ou seja, quem possui PlayStation 4 pode enfrentar jogadores no PlayStation 5, assim como jogadores do Xbox One podem jogar com quem possui Xbox Series X e Xbox Series S.