Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTA 6 | 5 coisas que já sabemos sobre o novo game da Rockstar

Por| 08 de Novembro de 2023 às 16h01

Link copiado!

Divulgação/Rockstar Games
Divulgação/Rockstar Games
Tudo sobre Rockstar Games

Depois de uma década de espera, a Rockstar Games finalmente confirmou que Grand Theft Auto VI realmente existe e está prestes a ser anunciado. Segundo o estúdio, o primeiro trailer da aguardada sequência será mostrado no início de dezembro, mas sem dizer exatamente quando. E, por isso mesmo, os fãs já começam a especular o que pode ou não está por vir no tão esperado GTA 6.

No entanto, pode ser que não seja preciso esperar até o mês que vem para saber o que o novo capítulo da icônica franquia trará. Em 2022, uma série de vazamentos mostraram quase 50 minutos de conteúdo inédito do novo jogo, confirmando algumas informações de história e ambientação, além de abrir espaço para que a gente imagine o que mais está por vir.

É claro que esses vazamentos são sempre duvidosos, mas a própria Rockstar confirmou a veracidade do material, o que faz com que a gente possa ter uma boa noção do que GTA 6 vai apresentar. E, com o trailer prestes a ser lançado, chegou a hora de juntar essas peças para tentar visualizar o game que nos aguarda.

Continua após a publicidade

5. Retorno a Vice City

Sempre que falamos em um novo GTA, a primeira pergunta que vem à mente é onde ele vai se passar. A franquia tem uma lista bem vasta de cidades icônicas inspiradas em locais reais, mas com seu próprio charme e personalidade. San Andreas é lembrada até hoje pelos fãs, da mesma forma que Los Santos virou uma queridinha do público após o sucesso de GTA 5.

De acordo com as informações presentes no material vazado em 2022, a Rockstar deve levar seu próximo jogo a uma cidade já bastante conhecida dos fãs da série — a paradisíaca Vice City.

Inspirado em Miami, o lugar já apareceu na saga em GTA: Vice City, lançado para PlayStation 2 em 2002, mas com uma ambientação da década de 1980. Assim, o novo game da Rockstar traria a cidade nos tempos atuais, modernizando tanto o cenário quanto as possibilidades que ele oferece.

Além disso, é natural que esperemos um mapa maior. São mais de 20 anos que separam o game de PS2 até a chegada de GTA 6 e esse salto de três gerações deve permitir que a Rockstar ofereça muito mais conteúdo dentro e fora dos limites da cidade, como vimos de GTA 5.

O jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, afirma que suas fontes ligadas ao estúdio garantiram que a nova Vice City deve permitir que os jogadores avancem também para a área rural, explorando regiões menos badaladas e longe do agito de carros e pessoas. E, embora não seja uma informação oficial, vale lembrar que Schreier foi o responsável por antecipar a notícia de que o trailer do novo GTA sairá em dezembro — ou seja, é quente.

Continua após a publicidade

4. Novos protagonistas

GTA 5 trouxe um recurso até então inédito na franquia. Ao adicionar um trio de protagonistas, a Rockstar mostrou como o universo da série pode ficar ainda mais rico e interessante com mais personagens dividindo a ação. E parece que essa é uma tendência que veio para ficar.

Nos vazamentos de 2022, foi mostrado que GTA 6 deve trazer dois personagens jogáveis — sendo um deles uma mulher, algo inédito na franquia até aqui. Especula-se que a trama deve trazer paralelos aos famosos Bonnie e Clyde, um casal de criminosos que se tornou notório nos Estados Unidos no início do século passado.

Continua após a publicidade

Mais uma vez, o fato de termos esse casal protagonista é algo que foi mencionado na reportagem da Bloomberg, o que ajuda a dar força às informações presentes no vazamento do ano passado. Além disso, os vídeos divulgados à época indicavam que ela se chamará Lucia e que terá origem latina.

3. Multiplayer reforçado

Se a gente tivesse que apontar um responsável pela demora de mais de 10 anos para que GTA 6 fosse anunciado, ele seria GTA Online. O modo multiplayer de Grand Theft Auto V se tornou tão popular que praticamente passou a caminhar com as próprias pernas, se transformando em uma máquina de dinheiro para a Rockstar.

Continua após a publicidade

Em 2019, um relatório financeiro da Take-Two Interactive, empresa dona do estúdio, apontou que quase 60% de sua receita atual vinha de conteúdo extra vendido para seus jogos, em especial para GTA Online. Dados do Steam mostram que, somente no Steam, cerca de 151 mil pessoas seguem no jogo mensalmente.

Diante disso, parece natural imaginar que o vindouro GTA 6 não vai fazer diferente e que boa parte dos esforços da produtora está em garantir que esse ambiente online seja tão envolvente e lucrativo. E já há alguns indícios disso.

No último mês de agosto, a Rockstar contratou a equipe responsável pelo GTA RP, um mod que simulava a vida real dentro do mundo do game, para trabalhar no desenvolvimento da sequência. E isso é uma notícia e tanto, principalmente para quem se envolveu por horas nesse faz de conta criminoso.

Durante o anúncio de contratação, a desenvolvedora destacou a empolgação e a criatividade da comunidade em expandir o gameplay de GTA Online para muito além daquilo que os próprios criadores tinham imaginado. Tanto se comprometeram a dar suporte a esse tipo de iniciativa.

Continua após a publicidade

Uma das novidades é que GTA 6 já deve se beneficiar da nova política de mods justamente para aceitar a criação desses servidores dedicados ao GTA RP. Além disso, não é arriscado imaginar que o próprio jogo deve incorporar muitas dessas características para manter os fãs ainda mais engajados.

2. Um novo motor gráfico

Depois de 10 anos de espera, parece meio natural imaginar que a Rockstar vai atualizar seu motor gráfico e usar uma engine nova em GTA 6. No caso, devemos ver uma nova versão da R.A.G.E, a Rockstar Advanced Game Engine. No entanto, o que podemos esperar dela?

Continua após a publicidade

Os vídeos vazados em 2022 não davam uma noção clara do potencial gráfico dessa ferramenta, já que eles estavam claramente inacabados. Era possível ver que ainda faltava muito polimento e a quantidade de detalhes era muito baixa, algo que foge ao padrão de qualidade do estúdio.

A expectativa é que, em termos visuais, a nova versão da R.A.G.E. seja tão poderosa e bonita quanto a Unreal Engine 5, oferecendo uma experiência digna de nova geração. Além disso, é natural imaginarmos ainda novas animações e uma física mais realista. Nos vídeos divulgados clandestinamente no ano passado, tínhamos um foco bem maior no stealth, algo que ainda é inédito dentro da franquia.

Um bom parâmetro do que devemos ver em GTA 6 é aquilo que a própria Rockstar apresentou em Red Dead Redemption 2. Embora os dois jogos tenham propostas diferentes, o game de Velho Oeste impressionou o mundo tanto pela fidelidade visual quanto pela precisão que a jogabilidade trazia na hora de simular coisas básicas, seja no asseio do personagem com sua aparência quanto na própria movimentação com o cavalo.

Seguindo essa lógica, é possível esperar um GTA 6 ainda mais amplo e completo do que seu antecessor, com novas possibilidades de interação com a cidade — principalmente na hora de cometer seus assaltos.

Continua após a publicidade

1. Trailer em dezembro

A Rockstar confirmou que GTA 6 terá o primeiro trailer divulgado no início de dezembro, até como forma de comemorar os 25 anos da franquia. No entanto, o anúncio feito pelo presidente do estúdio, Sam Houser, não deu uma data exata de quando vamos ver as primeiras imagens oficiais do jogo.

Ainda assim, parece haver uma data bastante propícia para isso. O The Game Awards, tradicional premiação da indústria e que elege o jogo do ano, acontecerá no próximo dia 7 de dezembro, o que torna o evento o palco perfeito para essa revelação.

Continua após a publicidade

Até o momento, nada foi confirmado em relação a isso, mas basta lembrar como o TGA já tem um histórico bem robusto de grandes anúncios no passado, de Elden Ring à sequência de Death Stranding, para que fique claro que não é loucura apostar nesta data.