Publicidade

O que é GTA RP?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 28 de Agosto de 2021 às 12h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Desde o lançamento de Grand Theft Auto V nos computadores, o game da Rockstar Games foi recebendo diversos mods, até finalmente chegar nos servidores de GTA RP (sigla de "roleplay", que significa interpretação de papéis). Os locais virtuais são, resumidamente, um aglomerado de modificações diferentes, para jogar e criar suas próprias histórias com amigos ou outras pessoas no PC.

O que é GTA RP?

Esse ambiente digital é muito usado para produção de conteúdo, seja em vídeos ou em transmissões ao vivo, em que os jogadores atuam com seus avatares. Eles podem ser médicos, policiais, motoristas, criminosos, empresários e por aí vai, desde que sempre se mantenham no personagem.

Continua após a publicidade

Como funciona

Para se divertir nos servidores, é preciso ficar o tempo todo no papel. As pessoas irão interagir com o jogador e, caso ele jogue sem fazer parte do "universo", poderá ser suspenso ou até banido. Entre os servers mais populares de RP, estão o Cidade Alta (da equipe de eSports LOUD), Complexo (do time Fluxo), Kamikaze, Bahamas City, França, VRRP e muitos outros.

Como entrar no GTA RP

Continua após a publicidade

Participar destes servidores não é simples como apenas logar em qualquer jogo online. Muitos exigem experiência na "modalidade", possuem processos seletivos, fazem testes de interpretação e contam com listas de espera para começar a jogar. Ou seja, é como ser um ator de uma peça virtual, em que o jogador pode ser o protagonista, o coadjuvante e até mesmo o figurante.

A maioria dos servidores fazem esse processo pelo aplicativo de voz e texto Discord, em que eles anunciam as novidades, abrem as novas vagas e também selecionam os participantes. De forma geral, essas são as práticas mais comuns, mas servers menores podem ter menos etapas e algumas diferenças para participar.

Outro programa utilizado é o TeamSpeak, para que todos se comuniquem dentro do game. O software é parecido com o Discord e também tem canais separados, assim, organizando as conversas e até simulando ligações de celular entre os personagens.

Continua após a publicidade

Mesmo com tanto sucesso, as versões não são oficiais da Rockstar Games, cujo único multiplayer da desenvolvedora é o GTA Online. Logo, é preciso ter cuidado e atenção na hora de baixar no computador. Cada servidor conta com sua particularidade na hora de instalar e usa programas e especificações próprias. Equívocos durante o processo podem gerar erros em GTA V e exigir que o jogo seja reinstalado.

Muitas marcas e empresas também usaram GTA RP para patrocinar eventos especiais. Um exemplo foi o Carnaval 2021, quando foi realizado um bloquinho, com direito a trio elétrico, abadás e um show do grupo musical Monobloco.

Continua após a publicidade

Fonte: GTA RP Brasil