Resident Evil Village | Oito mods que você precisa conferir

Resident Evil Village | Oito mods que você precisa conferir

Por Felipe Demartini | Editado por Bruna Penilhas | 28 de Julho de 2021 às 19h24
Reprodução/NexusMods

Além de gráficos melhores e valores mais baixos para muitos games, a experiência de jogar no PC também é altamente customizável. Seja de olho em melhorias que nem mesmo as desenvolvedoras aplicaram, adições de itens e texturas ou, simplesmente, pensamentos aleatórios, os modders costumam ser fonte de longevidade para muitos jogos e, com um sucesso como Resident Evil Village, não poderia ser diferente.

As modificações para o game da Capcom são capazes de transformar a experiência, seja dando acesso a itens ou armas exclusivas para quem não tem habilidade, permitindo que os fãs sonhem com personagens que não deram as caras ou aproveitando ainda mais a experiência. Isso sem falar, claro, nos crossovers altamente bizarros entre universos improváveis, incluindo franquias infantis, do cinema de horror ou absolutamente qualquer outra coisa.

São muitas as opções para diferentes estilos de jogadores, desde os que buscam mais realismo até os que preferem bagunçar as coisas. A seguir, selecionamos os mods que achamos mais interessantes para Resident Evil Village.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

8. Gerenciando as mudanças

Gerenciador de mods facilita a instalação e ativação de modificações a cada vez que o jogador executa Resident Evil Village (Imagem: Reprodução/NexusMods)

O primeiro passo antes de começar a aproveitar essa experiência diferente com Resident Evil Village é baixar o Fluffy Manager, gerenciador de mods criado por FluffyQuack que facilita todo o processo de aplicação das alterações no game. Ele funciona de forma integrada ao título, que deve ser comprado separadamente e estar instalado no computador, e é requisito obrigatório na aplicação de algumas das alterações.

Em uma interface simples, o jogador consegue ver uma lista dos mods disponíveis e selecionar aqueles que deseja ativar ou não a cada partida, com direito até mesmo a imagens que servem como prévia. Downloads, em alguns casos, podem ser feitos diretamente pelo Fluffy Manager e aplicados de forma ainda mais simples, bastando que o usuário faça sua seleção.

O aplicativo traz, ainda, modificações relacionadas ao campo de visão (FOV) do game, permitindo que o jogador altere o quanto do cenário aparecerá no gameplay, seja durante a exploração ou tiroteios. Também é possível desligar a interface de usuário e o efeito vignette, que escurece as bordas da tela de forma a direcionar o olhar do jogador para o centro da tela.

7. Mais opções visuais

Mod REFramework adiciona opções visuais adicionais que permite manipular a câmera livremente ou alterar a luz dos cenários (Imagem: Reprodução/NexusMods)

Alterar o campo de visão é apenas o começo das alterações visuais que podem ser feitas em Resident Evil Village sem, necessariamente, modificar o conteúdo do game. Entregar todo esse potencial na mão do usuário é a ideia do REFramework, de Praydog, que adiciona um menu com diferentes opções, acessível a qualquer momento durante o game.

Além de modificar o FOV e desligar o efeito vignette, como o anterior desta lista, o mod também permite que a lanterna de Ethan seja ligada a qualquer momento, bem como alterar o momento do dia para tirar fotos mais bonitas usando o modo dedicado do título. Aos exploradores de cenário, vale a pena também aplicar o efeito Free Cam, que permite manipular livremente a câmera do jogo e observar detalhes que, de outra maneira, nem mesmo seriam vistos.

6. Terceira pessoa

Resident Evil Village é um game fantástico da maneira que foi lançado, como concluímos em nossa análise. Ainda assim, desde o sétimo game da série principal, a Capcom vem levantando discussões e críticas de grupos de fãs que não gostam da visão em primeira pessoa usada desde então, mostrando preferência pelo estilo antigo, visto, por exemplo, nos remakes recentes. Felizmente, este mod consegue percorrer este caminho.

Também criada por FluffyQuack, essa modificação coloca a câmera atrás do ombro de Ethan e, com isso, traz uma visão mais próxima ao que muitos fãs desejam. Entretanto, ainda estamos falando de um game imaginado e desenvolvido para ser em primeira pessoa, o que significa que muitos elementos podem aparecer fora de lugar, animações podem se tornar meio esquisitas e eventuais bugs podem surgir.

Para contornar isso, o mod permite que a perspectiva seja alternada em tempo real, para os momentos em que Ethan precisa abaixar, explorar itens mais de perto ou atirar com maior precisão. Entretanto, a alteração permite matar a curiosidade e também mostra que não se trata apenas de mudar a câmera para garantir um resultado adequado.

5. Visuais ainda mais realistas

Resident REShade é um mod que altera contraste, iluminação, cores e remove filtros, tornando os visuais de Village mais bonitos sem exigir mais processamento (Imagem: Reprodução/NexusMods)

Resident Evil Village, principalmente nos PCs e consoles de nova geração, já é um game naturalmente realista. Mas esse mod leva o visual para níveis ainda maiores. O pacote Resident Reshade, de OnlineGam3r, altera as configurações padrões de iluminação, cores, contraste e outros atributos de imagem, além de eliminar filtros mandatórios e outras opções de suavização utilizadas no jogo pela Capcom.

O resultado são imagens muito mais vivas, principalmente nos cenários onde há grande sobreposição de tons claros e escuros. Locais como o castelo de Lady Dimitrescu, por exemplo, ganham nova vida e se tornam muito mais bonitos, sem que o impacto no processamento seja dos maiores.

Quem tiver máquina de sobra, mas não possua um monitor HDR, também pode usar o mod RE VIII HDR FX, criado por Vanguard 1776, que simula o efeito visual mesmo em temas não compatíveis. Normalmente, se trata da aplicação de efeitos adicionais e alterações no balanço de cores, contraste e outros atributos, todos focados em tornar Village ainda mais bonito e envolvente do que no original.

4. Novas armas

Arma original de Resident Evil Remake é uma das opções trazidas pelos fãs para Village, substituindo os equipamentos do próprio game (Imagem: Reprodução/NexusMods)

Para muitos jogadores, o realismo precisa ir além de visuais e câmeras de jogo, mas também se aplicar aos itens em si. Já outros sentem saudades do passado da franquia Resident Evil e podem querer, em Village, revisitar elementos da franquia. Aqui, tem para todo mundo.

No game, a Capcom preferiu utilizar armas que não existem em nosso mundo, ainda que sejam inspiradas em modelos reais, como forma, possivelmente, de aumentar o fator lúdico dessa vila. Quem preferir, pode trocar a aparência das armas por versões fiéis de metralhadoras, escopetas e rifles de assalto, enquanto os atributos e até upgrades das versões originais são mantidas. Aqui, confira uma lista de opções para escolher:

3. Troca de personagens

Caso você não vá muito com a cara de Chris Redfield, pode substituir o personagem de Resident Evil Village por Dante (Imagem: Reprodução/NexusMods)

Na mesma pegada dos mods anteriores, também tem quem prefira imaginar Resident Evil Village como se fosse protagonizado por veteranos da franquia. Graças aos fãs, podemos pensar apenas em alterações na trama, já que as imagens, em si, podem se tornar reais a partir das criações feitas por eles.

Novamente, são diversas as opções que substituem não apenas o protagonista, Ethan, mas também outros personagens do jogo. Eis uma lista dos mais interessantes:

2. Bebê gigante

Resident Evil Village ganha tons de alucinação quando Chris assume o lugar da filha de Ethan, enquanto um bebê cabeçudo passa a usar armas de fogo (Imagem: Reprodução/NexusMods)

Rose Winters e Chris Redfield são alguns dos elementos centrais de Resident Evil Village, participando diretamente da saga do protagonista, Ethan. Estes dois mods, entretanto, transformam esse enredo numa espécie de viagem bizarra, trocando os personagens de posto e permitindo que o jogador alucine um bocado.

As duas obras são de JTegh e podem ser usadas em conjunto ou separadamente, caso você ache bizarro demais ser atacado por um bebê cabeçudo ou ter um filho barbado. O mais curioso é que as animações faciais efetivamente funcionam, ainda que tenham bugs visíveis, mostrando a versatilidade do motor gráfico usado pela Capcom em Resident Evil Village.

Escolha o seu destino e boa sorte:

1. Lady Dimitrescu

Fãs retrabalharam o guarda-roupa de Lady Dimitrescu ou a transformaram em um trem, deixando a vilã de Resident Evil Village ainda mais memorável (Imagem: Reprodução/NexusMods)

Não poderíamos encerrar essa lista sem uma série de mods exclusivos e dedicados à personagem mais querida de Resident Evil Village. Arrebatando corações desde antes do lançamento, Alcina Dimitrescu é o primeiro grande desafio encarado por Ethan no game e, apesar da participação considerada curta, é também uma das vilãs mais marcantes de toda a franquia.

Obviamente, ela também atraiu a atenção dos criadores de mods, que preencheram seu guarda-roupa de opções, fizeram piada de sua figura imponente ou alteraram algumas de suas características no game. Novamente, apresentamos uma lista das obras mais legais para escolher:

Tem mais sugestões que não aparecem na lista? Use a área de comentários e conte os seus preferidos para nós!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.