Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 jogos baseados em filmes que merecem respeito

Por| 05 de Junho de 2015 às 09h46

Link copiado!

10 jogos baseados em filmes que merecem respeito
10 jogos baseados em filmes que merecem respeito

Grandes filmes nem sempre geram grandes jogos, assim como filmes mais ou menos às vezes conseguem ter games mais interessantes do que a obra original. De qualquer forma, ao perguntar para algum gamer sobre grandes jogos baseados em obras cinematográficas, é provável que a lista não seja assim tão grande.

Porém, ao pensarmos com atenção, é possível lembrar de alguns títulos que vieram do cinema e merecem bastante respeito. Eles podem não ter marcado gerações nem significado nenhuma revolução no mundo dos games, mas, mesmo assim, conseguem ser bem divertidos até hoje.

Então, para ajudar a refrescar a sua memória gamer, apresentamos aqui uma lista com 10 dos melhores jogos eletrônicos baseados em obras do cinema.

1. Disney's Aladdin

Continua após a publicidade

Disney's Aladdin (Foto: Reprodução/Game Fabrique)

Um clássico tanto das animações Disney quanto do Mega Drive, Disney's Aladdin é um daqueles jogos que está na memória e no coração de todos os que tiveram a chance de jogá-lo durante os anos 90. No game, você controlava Aladdin e passava por diversos cenários exibidos no filme homônimo da Disney, lançado no mesmo ano.

Com direito a fases bônus e cenários divididos em vários níveis, o jogo era capaz de reproduzir todo o clima de aventura da animação ambientada nas arábias que emocionou meio mundo na primeira metade dos anos 1990.

Continua após a publicidade
  • Ano de lançamento: 1992
  • Disponível para: Mega Drive/Genesis, Amiga, MS-DOS, Nintendinho, Super Nintendo, Game Boy, Game Boy Color e Windows
  • Desenvolvedoras: Virgin Games USA e Disney Interactive Studios

2. Die Hard Trilogy

Uma das séries de ação mais famosas de todos os tempos, Duro de Matar também ganhou um game de impacto. Lançado em 1996, o jogo reunia três games, toda a trilogia da franquia estrela por Bruce Willies até então: Die Hard, Die Hard 2: Die Harder e Die Hard: With a Vengeance.

Continua após a publicidade

O game foi muito bem recebido pela crítica e tinha tudo aquilo que o filme apresentava: ação, tiros e muitas explosões. No geral, nos três títulos dentro de Die Hard Trilogy, você deveria impedir a ação de terroristas usando toda a força disponível e necessária para isso.

  • Ano de lançamento: 1996
  • Disponível para: PlayStation, Sega Saturn e Windows
  • Desenvolvedora: Probe Entertainment

3. GoldenEye 007

Continua após a publicidade

GoldenEye 007 (Foto: Reprodução/YouTube)

A franquia 007 é uma das mais longevas e rentáveis da história do cinema, com vários filmes clássicos produzidos desde o início da década de 1960. Um desses filmes é 007 Contra GoldenEye, estrelado por Pierce Brosnan, que ganhou um dos maiores jogos eletrônicos já feitos até hoje.

Celebrado desta forma pelos seus fãs, GoldenEye 007 é um FPS que marcou história com excelente jogabilidade para a época, enredo complexo e um arsenal variado à disposição do agente secreto mais famoso do mundo — controlado por você, é claro.

  • Ano de lançamento: 1997
  • Disponível para: Nintendo 64
  • Desenvolvedora: Rare
Continua após a publicidade

4. Enter The Matrix

Enter The Matrix (Foto: Divulgação/Atari)

Uma revolução chegou aos cinemas em 1999: Matrix, estrelado por Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Karie-Ane Moss, causou um grande impacto do ponto de vista técnico em toda a indústria. Na parte filosófica, colocou muita gente para matutar sobre a porção de coisas que reunia em seu roteiro.

Continua após a publicidade

Em 2003, mesmo ano do lançamento do segundo filme da trilogia, Enter The Matrix chega aos consoles e ao PC para incrementar ainda mais a história contada pelos Wachowski. Aqui, o jogador guiava dois personagens secundários do cinema, mas que participavam de eventos importantes para o universo de Matrix.

  • Ano de lançamento: 2003
  • Disponível para: GameCube, PlayStation 2, Xbox e Windows
  • Desenvolvedora: Shiny Entertainment

5. Star Wars: Knights of the Old Republic

Continua após a publicidade

Star Wars: Knights of the Old Republic (Foto: Divulgação/LucasArts)

Aclamado como um dos grandes games baseados na franquia criada por George Lucas, Star Wars: Knights of the Old Republic não se baseia em um filme em específico, mas é uma adaptação do RPG de mesa Star Wars Roleplaying Game.

O jogo se passava quase 4 mil anos após o surgimento do Império Galáctico e o jogador pode criar o seu personagem, que começa a jornada após recém-despertar dentro de uma nave da República. Knights of the Old Republic contava com um sistema de diálogo que permitia a interação do personagem controlado pelo jogador com os NPCs (personagens guiados pela máquina).

  • Ano de lançamento: 2003
  • Disponível para: Xbox, Windows, Mac OS X, iOS e Android
  • Desenvolvedora: BioWare e Aspyr (desenvolvimento posterior para OS X, iOS e Android)
Continua após a publicidade

6. The Lord of the Rings: The Return of the King

The Lord Of The Rings: The Return of the King (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

A saga de O Senhor dos Anéis já rendeu inúmeras adaptações para os games, sempre impulsionadas pelo destaque criado a partir das adaptações cinematográficas que o cineasta Peter Jackson fez da obra do autor sul-africano J.R.R. Tolkien. Um dos games mais celebrados que se baseiam nas aventuras da Terra-Média é The Lord of the Rings: The Return of the King.

Continua após a publicidade

O jogo é uma adaptação direta do último capítulo da trilogia de O Senhor dos Anéis, mas consegue ser ainda melhor do que o filme. No game, é possível controlar uma série de personagens diferentes e até mesmo reescrever trechos da história diferente daqueles apresentados na telona.

  • Ano de lançamento: 2003
  • Disponível para: PlayStation 2, GameCube, Xbox, Game Boy Advance, Windows, Mac OS X e mobile
  • Desenvolvedoras: Electronic Arts (PS2 e PC), Hypnos Entertainment (GC e Xbox), Griptonite Games (GBA), JAMDAT (mobile) e Beenox (Mac)

7. The Fast & The Furious

Continua após a publicidade

The Fast & The Furious (Foto: Wikimedia Commons)

A série Velozes e Furiosos faz a cabeça de muita gente fascinada por carrões e por velocidade. A franquia, que consagrou atores como Vin Diesel e Paul Walker, ganhou um jogo absolutamente sensacional em 2004, desenvolvido para arcade e que ganhou fliperamas de várias partes do mundo.

Eram 12 pistas, 12 carros licenciados transportados para dentro do game e ainda mais quatro veículos ficcionais. Enfim, com volante, marcha e os bancos clássicos dos jogos de corrida em um fliperama, não tinha como The Fast & The Furious não entrar para a história.

  • Ano de lançamento: 2004
  • Disponível para: Arcade
  • Desenvolvedora: Raw Thrills

8. The Godfather

The Godfather: The Game (Foto: Reprodução/Electronic Arts)

O primeiro O Poderoso Chefão, de 1972, volta e meia aparece em listas dos maiores filmes de todos os tempos. Mais de três décadas após a estreia da trilogia dirigida por Francis Ford Coppola em cima da obra do escritor Mario Puzo, chegam aos videogames The Godfather: The Game.

Os desenvolvedores pegaram o universo dos filmes, ambientado em meio à guerra das máfias em Nova York, e criaram um jogo sensacional no estilo de Grand Theft Auto (GTA). Mundo aberto, terceira pessoa, vastidão de armas e carros à sua disposição e uma grande carreira no mundo do crime à sua frente.

  • Ano de lançamento: 2006
  • Disponível para: PlayStation 2, Xbox, PSP, Xbox 360, PlayStation 3, Wii e mobile
  • Desenvolvedoras: Electronic Arts, Headgate Studios (PC) e Babaroga (mobile)

9. Scarface: The World Is Yours

Scarface: The World Is Yours (Foto: Divulgação/Radical Entertainment)

Outro clássico do cinema sobre a máfia, Scarface também ganhou sua versão para videogames. Dirigido por Brian de Palma, estrelado por Al Pacino e lançado em 1982, o filme foi adaptado para os games em Scarface: The World Is Yours, no qual o jogador controla ninguém menos do que Tony Montana em pessoa.

No melhor estilo de jogos como GTA, The World Is Yours colocava você para reconstruir o império de Montana, destruído ao final do filme. Para isso, era preciso usar e abusar do tráfico de drogas, das guerras contra outras gangues e também do gasto desenfreado de dinheiro.

  • Ano de lançamento: 2006
  • Disponível para: PlayStation 2, Xbox, Wii e Windows
  • Desenvolvedora: Radical Enterntainment

10. The Amazing Spider-Man

The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação/Activision)

O título mais recente da nossa lista fez bastante sucesso, apesar de ser a adaptação de um filme que não caiu nas graças da galera — tanto é que o Homem-Aranha vai ganhar um novo reboot em breve. The Amazing Spider-Man é baseado no filme homônimo estrelado por Andrew Garfield lançado em 2012.

No jogo, o Cabeça de Teia é o protagonista, obviamente, e tem toda a cidade de Nova York à sua disposição. O mundo aberto é um prato cheio para a jogatina, combinando bons elementos gráficos e jogabilidade fluída.

  • Ano de lançamento: 2012
  • Disponível para: PlayStation 3, PlayStation Vita, Nintendo DS, Nintendo 3DS, Wii, Wii U, Xbox 360 e mobile
  • Desenvolvedoras: Beenox, Othe Ocean Interactive (NDS) e Gameloft (mobile)

Conhece algum jogo que ficou de fora desta lista? Então registre sua dica nos comentários aqui embaixo.