Publicidade

10 curiosidades sobre a Nintendo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 24 de Outubro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Nintendo
Nintendo
Tudo sobre Nintendo

Fundada em setembro de 1889 pelo artesão Fusajiro Yamauchi, como uma fabricante de jogos de cartas, a Nintendo Co. Ltd. é desenvolvedora, fabricante e publicadora de grandes jogos da história do mundo dos games. Entrando oficialmente no ramo de consoles em 1977, com o lançamento do console Color TV-Game, a empresa japonesa alcançou o mundo todo com suas criações.

Super Mario, Pokémon, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Metroid e outras tantas franquias têm um lugar especial no coração dos gamers de todos os cantos do planeta. Com uma história tão marcante, claro que alguns acontecimentos curiosos também englobam a companhia. Pensando nisso, o Canaltech separou a seguir 10 curiosidades sobre a Nintendo, muitas que você provavelmente não sabia e, talvez, nem era capaz de imaginar.

10. A origem do nome e o significado

Continua após a publicidade

Não há um consenso geral do significado do nome da gigante japonesa. O primeiro logo da companhia era escrito em kanji japonês (caracteres da língua oriental) formando a palavra "Nintendo", algo que pode ser traduzido como "deixe a sorte para os céus".,

Alguns dizem que o significado da palavra veio de seu passado como vendedora de jogos de cartas, mas como os documentos originais foram todos perdidos, ninguém consegue confirmar. Até Hiroshi Yamauchi, ex-presidente que faleceu em 2013, disse que essa teoria era válida, mas nem ele mesmo sabia se era verdade.

9. Uma quase parceria com a Sony

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Quando a fabricante de eletrônicos especializada em áudio quis dar seus primeiros passos na indústria dos videogames, eles procuraram a Nintendo. Basicamente, em meados dos anos 1980, a Sony queria uma versão do Super Nintendo com um leitor de CD-ROM.

Sem acreditar muito no formato e vendo que ganharia pouco dinheiro com isso, a Big N encerrou o projeto, mas isso (felizmente) não impediu o nascimento do primeiro PlayStation. Como seriam os games hoje se essa dupla não tivesse se separado?

8. Já (quase) vendeu coisas além de videogames

Continua após a publicidade

Além da já citada origem nos baralhos, a Nintendo investiu em diversas áreas de negócios, em diferentes momentos da sua história. Antes de entrar nos games, eles já investiram em arroz instantâneo, aspirador de pó, balanços de bebê, canetas esferográficas, blocos de montar semelhantes ao LEGO e até uma companhia de táxi e uma rede de motéis. Quem diria, né?

7. Os grandes hits

Ao todo, a fabricante lançou 16 consoles, do Color TV-Game, em 1977, até o Switch, em 2017. Com tantos dispositivos diferentes, claro que alguns tiveram mais sucesso do que outros. Até 30 de junho de 2021, os mais vendidos foram o Nintendo DS (com 154 milhões de unidades vendidas), o Game Boy (118 milhões), o revolucionário Wii (101 milhões) e o mais recente Switch (89 milhões).

Continua após a publicidade

Já nas franquias, o Top 3 é formado por jogos do Mario (com 758,06 milhões de jogos vendidos), depois Pokémon (380 milhões) e jogos de Wii (204,73 milhões), formados pelo Sports, Sports Resorts, Party e outros do videogame com comandos de movimentação.

6. No Brasil, a primeira representante de vendas foi a Gradiente

A fabricante brasileira de eletrônicos foi a criadora de uma das muitas cópias do Super Nintendo no país. O Phantom System era capaz de ler e rodar os jogos do videogame de mesa e era muito popular no Brasil. Quando a Nintendo of America descobriu, representantes vieram para cá para proibir que o console continuasse existindo. No entanto, a empresa de games ofereceu à Gradiente a possibilidade de representar a Big N no Brasil e vender oficialmente os consoles da marca, em 1993.

Continua após a publicidade

5. O Game Cube não é um cubo

Essa curiosidade é totalmente para os gamers de exatas. Para ser considerado um cubo, um objeto tem que ter as mesmas medidas em todas suas arestas (a "linha" do objeto). No caso do console, as dimensões dele são de 14,9 cm de comprimento x 16,51 cm de largura x 10,9 cm de altura. Claro que o nome é uma licença poética para a criação, mas com certeza vale o registro.

Continua após a publicidade

4. O zelador que virou uma das figuras mais importantes

O zelador e funcionário da linha de montagem Gunpei Yokoi era uma pessoa muito criativa, formado em eletrônica na Universidade de Kyoto. Ele criou uma espécie de mão mecânica (as garras de plástico que vemos em lojas de brinquedo hoje) e isso chamou a atenção de seu superior e também de Hiroshi Yamauchi, o então presidente da empresa. 

Então, a Nintendo resolveu comercializar o brinquedo. Foram mais de 1,2 milhão de unidades vendidas, rendendo um cargo para Yokoi continuar criando itens do tipo. Nos anos 1970, com a queda de preço de eletrônicos básicos, como calculadoras, ele criou o Game & Watch, um dos primeiros videogames portáteis. Mais tarde, em 1984, ele mudou de área e participou da criação de Metroid, a amada franquia de Samus. Depois desses dois feitos, já em 1989, Yokoi desenvolveu o Game Boy, um dos portáteis mais amados da história dos videogames.

Continua após a publicidade

O histórico engenheiro teve um fim trágico, em 1994, vítima de dois acidentes consecutivos de trânsito. Junto com Etsuo Kiso, também da Big N, eles bateram o carro. O acidente foi leve, mas quando os dois saíram do carro para ver o que tinha acontecido, eles foram atropelados por outro carro e acabaram falecendo no hospital. 

3. Já foi dona de um time de baseball

Em 1992, o então presidente da empresa Hiroshi Yamauchi comprou o Seattle Mariners por US$ 76 milhões. Mesmo deixando a companhia em 2002, ele continuou como dono até sua morte, em 2013. Nesse período, diversos jogadores vindos do Japão puderam brilhar na MLB, algo que era muito incentivado por Yamauchi.

Continua após a publicidade

Os consoles Wii, Nintendo DS (este teve até uma versão especial do clube), Nintendo 3DS, Wii U e Nintendo Switch sempre tiveram ações promocionais no estádio, tornando o lugar muito agradável para os fãs do esporte e dos games. Em 2016, a Nintendo vendeu grande parte de suas ações por US$ 661 milhões, ficando com apenas 10% do time.

2. Yakuza de olho nos negócios

Não, aqui não estamos falando da franquia da SEGA, mas sim da mundialmente conhecida máfia japonesa. Em meados dos anos 1990, o grupo criminoso percebeu a lucratividade que os consoles podiam oferecer. Logo, por que não roubar um dos caminhões lotados de Super Nintendo e vendê-los?

Continua após a publicidade

Quando a fabricante descobriu que seus produtos estavam sendo visados pelo crime local, eles mudaram rotas, horários de entrega e colocaram até escoltas para acompanhar o motorista e as valiosas cargas.

Há ainda boatos de que, nos primórdios quando a empresa vendia cartas, uma das maiores compradoras dos produtos era a Yakuza, algo que impulsionou o crescimento financeiro. Mas será mesmo?

1. Quem é a mãe do Bowser Jr.

Continua após a publicidade

O filho do icônico vilão de Mario apareceu pela primeira vez em 2002, em Super Mario Sunshine. Desde então, ele virou uma figura recorrente em diversos jogos, mas também estrelou diversas teorias sobre quem seria sua genitora.

No entanto, em um vídeo da Nintendo UK no YouTube, o criador da série Shigeru Miyamoto revelou quem deu a luz ao personagem: ele mesmo. É claro que isso é uma grande brincadeira, mas parece que a Big N gosta desse mistério e vai deixá-lo oculto por mais um tempo. O momento pode ser visto no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Com informações de: Mentalfloss, Buzzfeed, The Very Best Top 10, TechTimes, IGN, HackerNoon.