Shigeru Miyamoto

Desenvolvedor de jogos na Nintendo
  • Nascimento

    16 de Novembro de 1952 em Kyoto, Japão

  • Fortuna

    US$ 40 milhões (2018)

Shigeru Miyamoto nasceu em 16 de novembro de 1952 em Kyoto, Japão e é um produtor e designer de videogames da Nintendo, além de ser famoso por ter criado as franquias mais bem aclamadas da história, como Mario, A lenda de Zelda, Donkey Kong, Star Fox e F-Zero.

Formou-se em design industrial pela Kanazawa Municipal College of Industrial Arts, e chegou a considerar uma carreira profissional como ilustrador de mangás. Mudou de opinião, focando em desenvolver videogames, com o jogo Space Invaders lançado em 1978.

Miyamoto entrou na Nintendo em 1977, quando esta ainda era uma pequena empresa focada em jogos de cartas (a Nintendo foi fundada em 1889) com uma pequena divisão de brinquedos. Seu primeiro cargo foi aprendiz, e se tornou o primeiro artista da empresa.

Seu primeiro grande projeto foi Donkey Kong, onde teve a inspiração no desenho Popeye, a Bela e a Fera e King Kong. O jogo foi um sucesso, resultando nas sequências Donkey Kong Jr. (1982) e Donkey Kong 3 (1983). Seu próximo sucesso foi Mario, que já nasceu com seu irmão Luigi.

Tanto Super Mario Bros. e A lenda de Zelda foram lançados para o Famicon (Family Computer), sendo até hoje dois dos maiores sucessos da história do videogame. Miyamoto continuou trabalhando na Nintendo tanto nas sequências de sucesso quanto nos consoles seguintes, como Nintendo 64, Wii e Switch. Possui uma fortuna estimada em US$ 40 milhões (2018).