Siga o @canaltech no instagram

Gradiente

  • Fundação

    São Paulo, Brasil

A Gradiente é uma empresa brasileira de equipamentos eletrônicos fundada em 1964 por Eugênio Staub em São Paulo. Contou com um crescimento econômico considerável nos anos 70, entre outros motivos pela limitação da importação de equipamentos eletrônicos durante o período.

Nos anos 70, a empresa focou em produzir equipamentos de áudio de alta qualidade, como amplificadores, receptores e tocadores de música, de forma geral, foco que continou durante os anos 80.

O crescimento da empresa foi marcado também por uma série de aquisições. Em 1978 adquiriu a Garrard com o objetivo de exportar utilizando esta marca, que era internacionalmente reconhecida. A Gradiente acabou tendo prejuízo, já que a ideia não funcionou, e vendeu a empresa em 1997.

Em 1978 comprou a Polyvox, que tinha Alberto Salvatore como um dos fundadores, que continuou a ser vendida por um tempo. Em 1989 a Gradiente comprou a Telefunken, entrando no mercado de televisores e, em 2005, comprou a Philco, vendendo-a em 2007 para um grupo chinês.

Entre 2007 e 2012 a Gradiente entrou em um processo de recuperação judicial, voltando ao mercado no primeio semestre deste ano. Atualmente contando com a sede em Manaus, no estado do Amazonas, a Gradiente alcançou um faturamento de R$ 282 milhões em 2012.