10 curiosidades sobre a PlayStation
Por Felipe Goldenboy • Editado por Bruna Penilhas |
A PlayStation é uma das marcas mais queridas do Brasil e do mundo, criada pela Sony em 1994. O videogame já conta com cinco gerações, as quais são repletas de curiosidades, polêmicas e inovações — com algumas que deram certo e outras nem tanto.
O Canaltech separou 10 curiosidades sobre a marca; confira abaixo. Você sabia de tudo?
10. PlayStation quase foi da Nintendo
A PlayStation é fruto de uma parceria que não deu certo entre a Sony e a Nintendo no fim dos anos 1980. Mas um protótipo dessa colaboração quase viu a luz do dia: o Nintendo PlayStation.
O console era a primeira tentativa da Sony de criar um videogame. A ideia era simples: criar uma expansão do Super Nintendo (SNES) com leitor de CDs, já que a Nintendo não acreditava muito nessa mídia. O problema é que a dona do Mario não ganharia dinheiro com a venda de discos, apenas com a de consoles; por isso, a empresa decidiu acabar com a parceria de repente. Anos depois, a Sony utilizou o conhecimento adquirido para criar o PlayStation que conhecemos hoje.
Foram produzidos cerca de 200 protótipos do Nintendo PlayStation, tornando este o console mais raro do mundo. Uma das unidades foi vendida em um leilão em 2020 por US$ 360 mil, o que hoje equivale a quase R$ 2 milhões.
9. Logos da PlayStation
Todos nós conhecemos o icônico logo do videogame, criado pelo designer Manabu Sakamoto. Antigamente, a versão utilizada era a colorida, mas, atualmente, a Sony aposta em uma versão monocromática.
Entretanto, foram criados vários conceitos antes de Sakamoto chegar ao logo final. Confira abaixo algumas das opções criadas:
8. Som de início do PlayStation
Você lembra do que aparecia na tela quando você ligava o PlayStation original?
Quem compôs os sons dessa abertura foi o artista Takafumi Fujisawa. Ele revelou que criou tudo praticamente sozinho, com total liberdade criativa, tendo apenas como referência as animações que apareciam na tela. O processo criativo durou duas semanas, e a gravação foi feita em apenas dois dias.
A intenção do artista era contar uma história, a qual começa com “você ligou seu videogame”, passa por “se prepare para a aventura” e termina com “todos os sistemas estão funcionando, agora você pode aproveitar o seu PlayStation”. Os sons também foram projetados para rodar em loop caso o leitor não conseguisse ler o disco ou o sistema apresentasse falha, indicando ao usuário que algum erro havia acontecido.
7. Mascote Polygon Man
Muitos pensam que o Crash Bandicoot foi o mascote do primeiro PlayStation, mas a Sony nunca o reconheceu oficialmente dessa forma. Na verdade, o console até teve um mascote real e oficial na América do Norte: o Polygon Man. A ideia era que ele refletisse o poder do videogame, capaz de renderizar mais polígonos que os concorrentes.
Nem é preciso dizer que o personagem não caiu no gosto do público devido a sua aparência amedrontadora. Em 2012, ele até fez uma aparição especial como chefão final do jogo PlayStation All-Stars Battle Royale. Uma bela homenagem a um personagem nada simpático.
6. PocketStation
Lembra do memory card, aquele pequeno acessório usado para salvar o progresso nos jogos?
Imagina se ele também funcionasse como um Tamagotchi, para acompanhá-lo em qualquer lugar. Essa era a função do Sony PocketStation, um periférico com tela LCD lançado apenas para o Japão.
O acessório desbloqueava alguns mini games dependendo dos jogos que tivesse salvo no PocketStation; alguns desses títulos eram Crash Bandicoot: Warped e Final Fantasy VIII, por exemplo.
5. PlayStation 2 chegou ao Brasil com nove anos de atraso
Lançado no Japão no ano 2000, o PlayStation 2 aterrissou oficialmente no Brasil oito anos depois, em 2009, quando o PlayStation 3 já contabilizava três anos de existência. Mas é claro que o videogame já era um fenômeno nos lares brasileiros antes mesmo de seu lançamento oficial devido a importações e contrabando.
4. O console mais vendido do mundo e o sucesso no Brasil
Ainda falando de PS2, vale ressaltar um fator que foi imprescindível para seu sucesso no mercado brasileiro: a pirataria. Era fácil e barato desbloquear o console e torná-lo capaz de rodar jogos piratas, os quais eram encontrados a preços entre R$ 10 a R$ 20. Esse cenário mudou com o PS3, que bloqueava os recursos de internet quando destravado.
Não à toa, o sucesso do PlayStation 2 continua até hoje: segundo a Pesquisa Game Brasil de 2019, o PS2 é o terceiro videogame mais popular do país, ficando atrás apenas do PS4 e do Xbox 360.
Em escala global, o videogame já bateu a marca de 155 milhões de unidades, se tornando o console mais vendido do mundo. Além da pirataria, outros recursos o ajudaram a se popularizar, como o leitor de DVDs e a vasta opção de jogos — foi nele que jogamos clássicos como Grand Theft Auto: San Andreas (o game mais vendido do console), Metal Gear Solid 3: Snake Eater, Shadow of The Colossus, Resident Evil 4 e Silent Hill 2, por exemplo.
3. Tela de início do PlayStation 2
Você lembra da tela de início do PlayStation 2, a qual aparecia logo quando você ligava o console? Pois saiba que as torres que aparecem ao fundo não são aleatórias: a quantidade delas significa a quantidade de jogos salvos no memory card, e a altura delas refletem a quanto tempo você jogou cada título.
No vídeo abaixo, um jogador faz o seguinte teste: primeiro, ele liga o PlayStation 2 sem um memory card conectado; depois, repete a mesma ação, mas com o cartão inserido no console. Veja a diferença:
2. Dá pra girar o logo do PS2
Em comemoração aos 20 anos de existência do PS2 em 2020, a Sony revelou um segredo surpreendente sobre console. É possível virar o logo do videogame de lado, perfeito para quem prefere deixar o videogame na vertical. Embora seja algo meramente cosmético, muita gente ficou boquiaberta com isso.
1. Controle boomerang PS3
Revelado pela primeira vez na feira E3 de 2005, o PlayStation 3 foi recebido pelo público de forma amarga por conta do seu visual futurista; mais especificamente, pelo design do seu controle em formato de bumerangue.
Em 2007, o designer do controle, Teiyu Goto, explicou que "o presidente [Ken] Kutaragi queria algo diferente para o controle” em entrevista. "Para ser bem sincero, deixamos de lado a ergonomia em prol da ideia que queríamos passar com a imagem. A gente queria apresentar um modelo meio futurista no show, correndo o risco de receber críticas", disse.
E receberam. Tanto que na E3 do ano seguinte, em 2006, foi apresentado ao mundo o Sixaxis, o qual seguia o design mais tradicional dos acessórios anteriores da marca.
Com informações de: Archive (1, 2), Game Informer, GamesIndustry, Kotaku, PlayStation Blog, Reddit, Screen Rant, The Enemy, UOL Start