O que é uma AirTag?
Por Lucas Wetten • Editado por Guadalupe Carniel | •
No evento da Apple de abril de 2020 — o primeiro a ser realizado de forma 100% digital, sem público ao vivo, por conta da pandemia do covid-19 —, tivemos a apresentação de alguns produtos importantes, como os novos modelos do iMac e do iPad Pro, a Apple TV 4K, uma edição na cor lilás do iPhone 12, e o lançamento de um novo produto da Apple: AirTags.
- Qual é a diferença entre AirTag e Galaxy SmartTag+?
- Encontrar seu AirPods perdido ficou muito mais fácil
Mas, você sabe exatamente o que é, como funciona e para que serve uma AirTag da Apple? Leia abaixo e entenda melhor tudo sobre o novo produto da empresa da maçã.
O que é uma AirTag?
Não, não são bottoms ou chaveiros da Apple — AirTags são rastreadores Bluetooth, desenvolvidos para que você pendure no seu chaveiro, na carteira, na mochila, no guarda-chuva, na bicicleta, na mala de viagem ou no que quiser (e que possa correr o risco de perder) e localize de maneira rápida, prática e segura a partir do app Buscar do iOS.
O dispositivo de localização utiliza a tecnologia Ultra Wideband (UWB), que emite sinais via Bluetooth para outros aparelhos próximos. Ele se comunicam com a internet e repassam as informações de localização da AirTag, até que chegue de forma precisa para você.
Muito similar ao novo recurso Low Power Find My (“Buscar com Baixa Energia”, em tradução livre) que os modelos do iPhone 11 e gerações posteriores utilizam para enviar a sua localização por até 24 horas mesmo com o dispositivo desligado.
Ou seja, considerando que o limite de conexão Bluetooth é de até 100 metros em condições extremas, AirTags só precisam localizar um aparelho de alguém dentro deste raio — seja este um smartphone Android, tablet, computador ou mesmo outro iPhone — que esteja com o Bluetooth ligado e conectado à internet para poder repassar a sua localização — praticamente um "telefone sem fio".
Interessante, não?
Como usar AirTags
Para utilizá-lo é muito simples: basta pareá-lo ao seu iPhone — assim como você faz com os AirPods, por exemplo —, renomeá-lo e pronto. No app Buscar do iOS, você o encontrará listado nos dispositivos da sua conta do iCloud.
Sendo assim, basta você pendurá-lo junto ao seu chaveiro e renomeá-lo como "Minhas Chaves", por exemplo.
Ao abrir o app Buscar, você encontrará o dispositivo listado como suas chaves e poderá rastreá-las a partir do AirTag anexado ao seu chaveiro. Ou seja, na prática, você estará localizando seus AirTags, mas também o objeto que você decidir anexar com eles — em um exemplo mais prático, você pode utilizar para encontrar mochilas ou malas de viagem despachadas.
Importante: uma discussão polêmica é em relação ao uso do AirTag para o rastreamento de pessoas.
Por motivos óbvios, trata-se de uma ação ilegal e que configura crime, não apenas no Brasil, como em outros lugares do mundo. Além de proibido, é simples e fácil para que outros dispositivos, mesmo aparelhos Android, identifiquem a presença de um AirTag próximo a alguém.