CES 2024 | Sony anuncia óculos de Realidade Mista para profissionais
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Em sua apresentação na CES 2024, a Sony anunciou de forma tímida um novo par de óculos de Realidade Mista (MR) equipado com o chip mais recente da Qualcomm. Apesar de possuir certa semelhança com o PS VR2, acessório focado em games da gigante, a novidade foi desenvolvida com o público profissional em mente, para aplicações como manipulação direta de objetos 3D. Reforça a proposta a parceria com desenvolvedoras de software voltadas para produção, sendo a Siemens a primeira grande parceira da marca.
- Apple Vision Pro ganha comercial aos moldes da estreia do iPhone
- Apple Vision Pro pode esgotar durante pré-venda ou lançamento, diz analista
Curiosamente sem um nome definido, o lançamento é encarado pela Sony como um sistema de MR, do qual os óculos fazem parte. O acessório é potente, chegando equipado com o recém-lançado Snapdragon XR2 Plus Gen 2, versão aprimorada do processador usado pelo Meta Quest 3, mas funciona conectado ao computador para trabalhar com "Split Rendering", em que a carga é dividida entre o visor e o PC.
A ideia é garantir que as taxas de quadros sejam altas e constantes mesmo quando houver a manipulação de objetos 3D muito complexos — proposta que faz sentido considerando que profissionais utilizam modelos bem mais complexos para garantir boa qualidade final. Para visualização, a novidade traz uma tela OLED 4K para cada olho, com taxa de atualização desconhecida, ainda que o mais provável é que tenhamos 90 Hz ou mais.
Com a combinação, a gigante japonesa promete “renderização realista das texturas dos objetos 3D e das expressões faciais de personagens humanos" em tempo real. O rastreamento do ambiente é feito com seis câmeras e sensores, também responsáveis pela passagem colorida de sinal de vídeo do local (passthrough), e é possível acessar a visualização de outra unidade de forma remota.
Um dos aspectos que mais chama atenção são os controles inclusos — diferente de soluções como os já citados PS VR2 e Meta Quest 3, que apostam em joysticks um pouco mais tradicionais, o visor da Sony traz um anel e uma espécie de ponteira que lembra um mouse, dupla que facilitaria a manipulação mais precisa de objetos 3D. O conceito não chega ao nível de modelos como o Apple Vision Pro, que possibilita o uso das próprias mãos para navegação, mas já representaria uma evolução.
Outro aspecto simples, mas interessante e que deve garantir melhor usabilidade é a possibilidade de levantar as lentes a qualquer momento, permitindo a interação com o mundo real sem ser preciso tirar o acessório por completo. Fecha o pacote as parcerias que a Sony pretende fazer com desenvolvedoras de software 3D para áreas como entretenimento e produção industrial.
No lançamento, a companhia terá um "acordo exclusivo" com a Siemens, que lançará o NX Immersive Designer, programa pensado para o novo visor que fará parte do portfólio industrial aberto Siemens Xcelerator.
Preço e disponibilidade
A Sony confirmou que os óculos de Realidade Mista e seu sistema serão lançados ainda em 2024, sem uma data mais específica no momento. Na ocasião, a marca também pretende divulgar as especificações completas, as regiões em que o conjunto será lançado, os canais de vendas e os programas compatíveis.
De toda forma, a solução é focada em profissionais, e mesmo que seja oferecido em varejistas tradicionais, deve atingir valores bem salgados. Usuários que queiram experimentar a Realidade Mista podem estar melhor servidos de dispositivos como o Meta Quest 3.
Fonte: via Road to VR