Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm apresenta Snapdragon XR2 Gen 2 e AR1 Gen 1 para headsets e óculos

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Setembro de 2023 às 10h22

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm apresentou a sua nova geração de componentes voltados para dispositivos vestíveis usados para consumo de conteúdo em Realidade Aumentada (AR) e Realidade Estendida (XR), com o Snapdragon AR1 Gen 1 e XR2 Gen 2. As plataformas foram desenvolvidas em conjunto com a Meta, e já estão presentes em headsets e óculos inteligentes da marca apresentados no final da tarde desta quarta-feira (27).

Snapdragon XR2 Gen 2 traz melhorias de GPU e AI

O maior destaque do novo processador Snapdragon XR2 Gen 2 está na parte de GPU, que ganhou uma performance até 2,5x mais rápida. Isso significa que os jogos e outros conteúdos com processamento gráfico poderão ser renderizados em taxas de atualização mais altas, com otimizações para telas de até 3.000 x 3.000 pixels de resolução.

Continua após a publicidade

A placa gráfica Adreno ainda ganhou melhorias de eficiência energética, com até 50% a mais de economia. Além disso, ela dispensa a necessidade de conexão de uma bateria externa, o que deve ampliar a usabilidade dos headsets.

Já a parte de Inteligência Artificial (IA) traz um desempenho até 8x mais alto, enquanto os blocos de aceleração de Realidade Estendida devem entregar maior simultaneidade de interação entre mãos, cabeça, controles, expressões faciais e mais. Há suporte para até 10 câmeras ao mesmo tempo, o que é suficiente para os headsets mais recentes.

A transição entre os modos de realidade virtual (VR) e mista (MR) também deve acontecer de forma mais suave, por meio de um ISP aprimorado e passagem de vídeo em cores com latência de apenas 12 ms.

Há ainda o suporte para conexões com Wi-Fi 7 e 6E, além de Bluetooth 5.3 e 5.2, com taxas de transferência 60% mais altas, e latência 80% mais baixa.

Snapdragon AR1 Gen 1 quer popularizar óculos AR

Por sua vez, o Snapdragon AR1 Gen 1 chegou como a mais nova opção da da Qualcomm voltada exclusivamente para os óculos inteligentes — a empresa já havia apresentado o Snapdragon AR2 Gen 1 em 2022, durante o Snapdragon Tech Summit. A plataforma traz suporte para produtos capazes de tirar fotos de até 12 MP, e registrar vídeos em até 6 MP.

Continua após a publicidade

Além disso, ele também é compatível com itens de uma ou duas lentes, com resolução de até 1.280 x 1.280 pixels por olho, a 60 fps, e com tecnologia 3DoF para maior liberdade de movimentação.

O componente ainda vem com a terceira geração da NPU Qualcomm Hexagon, além do motor para Visual Analytics em nível de AR. Na prática, isso significa que é possível realizar pesquisa e tradução em tempo real, entre outras capacidades inteligentes que utilizam de Inteligência Artificial.

Continua após a publicidade

O Snapdragon AR1 Gen 1 também traz suporte para Wi-Fi 7, além do Bluetooth 5.3/5.2 com maior eficiência energética para otimizar a duração de bateria dos dispositivos. Há compatibilidade com até oito microfones e captura de áudio com aumento de clareza com a ajuda da IA.

Plataformas já foram implementadas

Ambas as plataformas anunciadas pela Qualcomm já foram implementadas em novos produtos da Meta. O Snapdragon XR2 Gen 2 está presente no recém-lançado Meta Quest 3, que ainda trouxe melhorias de construção e desempenho em jogos.

Já o Snapdragon AR1 Gen 1 está nos óculos Ray-Ban Meta Smart Glasses, que chegaram com câmeras de 12 MP, suporte para compartilhamento de conteúdos em tempo real em redes sociais, e compatibilidade com comandos por voz via “Hey, Meta”.

Continua após a publicidade

Fonte: Qualcomm