Publicidade

CES 2024 | ASUS AirVision M1 são novos óculos AR para jogos e trabalho

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Janeiro de 2024 às 14h39

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/ASUS)
(Imagem: Divulgação/ASUS)
Tudo sobre ASUS

Além de diversos notebooks e mini PCs, a ASUS apresentou durante a CES 2024 o ASUS AirVision M1, mais novo par de óculos de Realidade Aumentada (AR) da marca. Apesar do nome, que lembra dispositivos e tecnologias da Apple como o Vision Pro, o acessório é básico e chega com a proposta de ser uma segunda tela de fácil transporte, além de um "painel privativo" para consumo de jogos e mídia. Posicionado para rivalizar com dispositivos como o Xreal Air 2 e o Lenovo Legion Glasses, o lançamento possui alguns diferenciais interessantes.

Trazendo um design que lembra óculos tradicionais, mas com construção mais robusta, o AirVision M1 segue a fórmula de concorrentes ao embarcar um painel Micro OLED para cada olho que, combinados, resultam em uma resolução próxima ao Full HD. Graças à tecnologia usada, as telas oferecem alta precisão de cores, com a ASUS apontando para 95% de cobertura da gama DCI-P3, uma das mais avançadas.

Continua após a publicidade

A novidade começa a se destacar frente aos rivais com o brilho, que atingiria 1.100 nits, número bem mais alto que os 500 nits do Xreal Air 2, por exemplo, apesar de ser ainda abaixo dos 1.500 nits do RayNeo X2 Lite da TCL. Mesmo sendo um meio termo, a luminosidade oferecida é elevada e deve fazer a diferença no uso em ambientes externos. Com isso em mente, é no campo de visão e na proporção de exibição em que os óculos da ASUS realmente fariam a diferença.

Além do tradicional 16:9, o acessório possibilita o uso de sinal em 4:3, mais quadrado, e nas proporções ultrawide 21:9 e super ultrawide 32:9. Mais interessante, há um modo de exibição 3D ativado por gestos, acompanhando de campo de visão de 57° na vertical. O valor é acima dos 40° de "outros óculos AR", e próximo da visão humana, que seria de 55° segundo a empresa.

Também houve preocupação com a saúde dos olhos: há um protetor magnético para barrar a entrada de luz incluso no kit, e serão oferecidos acessórios de lentes de grau. Um recurso de sincronização de taxa de atualização está presente para proporcionar uma navegação mais suave, e o dispositivo foi certificado pela agência TÜV Rheinland para baixa emissão de luz azul, prejudicial ao ser vista por longos períodos.

Continua após a publicidade

O AirVision M1 embarca ainda um sistema de som e microfones com cancelamento de ruído, e utiliza um cabo USB-C revestido por tecido para se conectar a computadores, smartphones e outros aparelhos que possuam portas USB-C com saída de vídeo — o lançamento não possui processamento próprio, outro aspecto que o distancia completamente de soluções como o Apple Vision Pro.

Preço e disponibilidade

O ASUS AirVision M1 ainda não teve preços e datas de disponibilidade divulgados, mas observando as características, é seguro dizer que o acessório deve seguir a média, que fica próxima aos US$ 300 (~R$ 1.500). Também não se sabe se o dispositivo será trazido ao Brasil.