Publicidade

AYANEO Next 2 trará novas CPUs Ryzen 7000 e "GPU dedicada"

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Janeiro de 2023 às 11h16

Link copiado!

AYANEO
AYANEO

Conhecida pelos diversos PCs portáteis criativos que tem lançado, a AYANEO já anunciou algumas das novidades que está preparando para 2023 em sua conta no Twitter. Entre elas, a que mais se destaca é o AYANEO Next 2, um dos modelos mais robustos do portfólio da empresa, que chega em breve com visual repaginado e hardware atualizado, incluindo os novos processadores Ryzen 7000 e uma curiosa "GPU dedicada".

O anúncio exibe o design e os primeiros detalhes do Next 2, revelando que o dispositivo passará por um reposicionamento de marca neste ano. Logo de cara, a aparência chama atenção por ser muito similar ao de seu principal rival, o Steam Deck, mas em um conjunto mais compacto. Os analógicos foram levemente reposicionados para cima, dando lugar a duas superfícies de toque que lembram os painéis interativos do PC portátil da Valve, enquanto o direcional digital ganhou um domo que lembra o utilizado pela Microsoft no Xbox Elite Controller.

Continua após a publicidade

No geral, o visual é bem mais minimalista que o da geração anterior, com acabamento em preto fosco — apesar disso, não se pode descartar a possibilidade de que outras tonalidades serão oferecidas no futuro. A tela cresceu, agora apresentando pouco mais de 8 polegadas, e a empresa confirma que adotará os novos processadores AMD Ryzen 7000. No entanto, não está claro qual série será utilizada.

A linha de chips mobile da AMD para 2023 está muito maior frente a gerações anteriores, e tem um agravante. Não apenas teremos soluções com os inéditos núcleos Zen 4, como também estarão disponíveis chips com núcleos Zen 3+, Zen 3 e Zen 2. Com isso em mente, o mais provável é que vejamos a série Ryzen 7040, com Zen 4, diante do posicionamento gamer da novidade.

Continua após a publicidade

Mais confusa é a menção a "gráficos dedicados", o que levanta duas possibilidade: a AYANEO pode estar se referindo às novas GPUs integradas da série 7040 que, apesar de manter a quantidade de núcleos da geração anterior, agora adotam a recém-lançada microarquitetura RDNA 3, mesma das placas Radeon RX 7000, o que deve garantir maior performance com o mesmo consumo, como também pode estar realmente falando de um chip gráfico dedicado, algo inédito em PCs portáteis.

Por contarem com menos espaço, esse tipo de dispositivo apresenta soluções mais simples de resfriamento e baterias significativamente menores que as de notebooks, o que torna praticamente impossível colocar com segurança uma GPU dedicada em um pacote como esse. Se este for mesmo o caso, o mais provável é que vejamos alguma solução de notebook, com consumo bastante reduzido.

As apostas mais prováveis seriam a Nvidia GeForce RTX 4050 configurada em 35 W ou a Radeon RX 7600S limitada a 50 W, considerando a forte parceria que a companhia possui com a AMD. O uso de modelos ainda mais simples é outra possibilidade, como a RX 6450M, capaz de operar a 25 W. Mesmo assim, a bateria seria inevitavelmente afetada, reduzindo uma autonomia já bastante baixa.

Continua após a publicidade

Paralelo a isso, a marca revelou que pretende apresentar uma nova série junto ao Next 2, o AYANEO Kun. Não há informações mais detalhadas do dispositivo, mas a AYANEO afirma que o aparelho terá "um espírito explorador". Seja como for, mais detalhes devem ser divulgados nas próximas semanas — ainda que não possua preços ou um prazo mais preciso de lançamento, o AYANEO Next 2 será apresentado oficialmente "em breve", e levando em conta o estado avançado do design, essa janela pode estar próxima.

Fonte: VideoCardz