ASUS ROG Ally consegue rodar emuladores pesados sem dificuldade
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Aposta recém-lançada da ASUS para o mercado de consoles/PCs portáteis, o ROG Ally foi testado rodando uma variedade de emuladores e mostrou ter fôlego de sobra para executar sem dificuldades mesmo os títulos mais exigentes. O aparelho impressiona especialmente por conseguir entregar altas taxas de quadros na emulação de PlayStation 3 e Xbox 360, apesar de consumir uma fração de energia frente aos consoles originais.
- GPD Win Max 2 2023 estreia com novos Ryzen 7040U e eGPU especial G1
- Nova técnica da Nvidia traria texturas 4x melhores em tempo real com IA
Os testes foram feitos pelo YouTuber ETA Prime com o modelo mais robusto do Ally, equipado com chip Ryzen Z1 Extreme, de 8 núcleos e 16 threads junto à GPU de 12 Unidades Computacionais (ou 768 núcleos), e 512 GB de armazenamento SSD. Especializado em dispositivos compactos como esse, o criador de conteúdo já havia mostrado que o lançamento da ASUS se sai bem com games modernos, e decidiu então verificar seu comportamento com emulação de consoles clássicos, tendo ótimas surpresas.
Para dispositivos mais antigos e simples, como o PSP e o Nintendo 3DS, o ROG Ally entrega uma combinação de alta performance e qualidade de imagem consumindo algo entre 7 W e 9 W, aspecto importante diante da bateria modesta — menos consumo leva a mais tempo de gameplay. O destaque nesse caso foi para God of War: Chain of Olympus, título que exige mais dos dispositivos que tentam o emular, reproduzido por aqui em 1080P a 60 FPS com tranquilidade.
A facilidade é mantida também ao reproduzir conteúdo do PS2, GameCube e do Xbox original, consoles mais complexos, mas que ainda apresentam ótima performance com nível razoável de consumo, na casa dos 15 W aos 18 W. Alguns títulos podem exigir mais energia para apresentar bom desempenho, levando o Ally aos 25 W, mas trata-se de um nível ainda bastante impressionante para um console de mão.
O momento em que o Ryzen Z1 Extreme realmente impressiona é na hora de executar títulos de PS3 e Xbox 360 — o console da Sony, em especial, sempre estressou muito os computadores por possuir uma arquitetura bem diferente da tradicional, pesando demais no uso de CPU até de desktops. Games como Skate 3 e God of War 3 conseguem rodar na faixa dos 50 FPS a 60 FPS em 1080P, ao passo que o Steam Deck, por exemplo, entrega de 25 FPS a 30 FPS em 720P.
Como explica ETA Prime, o segredo está na adição de instruções de formato AVX-512, que aceleram bastante o processamento da arquitetura complexa do PlayStation 3. O único momento em que o chip do ROG Ally sofre é ao reproduzir Red Dead Redemption na emulação de Xbox 360. O game atinge média de 53 FPS com o componente trabalhando a 45 W, mas pode ter a taxa travada a 30 FPS para manter o consumo em 30 W e amenizar a queda drástica de bateria. Felizmente, outros títulos chegam aos 30 FPS em 15 W.
O YouTuber também destaca que, mesmo que tenha testado o modelo mais robusto, com o Z1 Extreme, ele acredita que a variante básica com Ryzen Z1 (6 núcleos e 12 threads de CPU, 4 Unidades Computacionais de GPU) também deve se sair muito bom em emulação, mas vai ser preciso esperar pelo seu lançamento marcado para o terceiro trimestre de 2023 para confirmarmos. Em pré-venda no exterior por US$ 699 (~R$ 3.440), o ASUS ROG Ally pode ainda chegar ao Brasil muito em breve, como sugere a fabricante.
Fonte: ETA Prime, via WCCFTech