O que fazer quando o fone Bluetooth não conecta? | 8 dicas
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Fones Bluetooth costumam entregar uma camada a mais de praticidade no dia a dia ao dispensar a necessidade de cabos, mas isso significa que eles precisam manter uma conexão estável sem fio com outros eletrônicos como smartphones, tablets, smartwatches, PCs ou TVs. Se o fone não conecta, existem alguns motivos que podem estar associados ao problema.
Verifique se o Bluetooth está ligado
É relativamente comum tentar parear dispositivos Bluetooth enquanto a conexão sem fio está desativada no celular ou notebook associado. Afinal, o recurso pode ter sido desligado sem querer, ou mesmo inativo por conta de alguma configuração prévia do dispositivo.
Este é o caso mais simples de resolver, já que basta ligar a conexão Bluetooth novamente por meio da central de controle do dispositivo. Ela pode ser acessada ao deslizar o dedo para baixo a partir da parte superior do display, tanto em celulares que rodam o Android ou o sistema iOS.
Já em computadores com Windows, as configurações de Bluetooth podem ser facilmente acessadas por meio da barra de tarefas, ao clicar acima das opções de conectividade ou volume, no canto inferior direito. Em máquinas que rodam o MacOS, os ajustes estão na parte superior, identificados de forma intuitiva com o símbolo de Bluetooth.
Teste os fones com outro dispositivo
Se mesmo assim a conexão com o Bluetooth não funcionar, vale a pena fazer um teste inicial para saber se o problema está nos fones ou nos dispositivos que eles serão conectados. Por isso, é recomendado tentar a conexão em outro produto, como um celular ou computador alternativo.
Caso a conexão funcione, é bastante provável que algum problema do celular/notebook/PC esteja atrapalhando o uso do fone Bluetooth. Se o dispositivo vestível não se conectar em nada, o problema está nele.
Em alguns casos, a conexão de um produto por Bluetooth pode causar problemas na hora de parear outro. Por isso, vale uma nova tentativa de conexão após deletar todos os outros dispositivos pareados em um determinado produto.
Verifique se os fones estão ligados/com bateria suficiente
Mesmo que o problema possa parecer do pareamento, é bastante normal que, na verdade, os fones estejam simplesmente sem bateria. Neste caso, é preciso colocá-lo para carregar no seu estojo, o que pode levar algumas horas.
Ao mesmo tempo, é recomendado perceber se a própria capa de recarga está funcionando normalmente. Para isso, é possível procurar por luzes LED, ou outros sinais semelhantes.
Outro problema relacionado a baterias de fones Bluetooth está na incapacidade de reter carga, o que acontece especialmente em modelos que já tenham alguns anos de uso. Como a troca de bateria desse tipo de dispositivo não é comum, é bastante provável que será necessário comprar fones de ouvido novos.
Confirme que o produto está devidamente pareado
Antes de conectar um fone Bluetooth e sair usando, é preciso realizar um pareamento inicial do dispositivo. Geralmente esse processo inclui a inserção de um código PIN para confirmar a conexão ao produto certo, entre outras configurações relativamente simples.
Em geral, fones de ouvido mais novos e/ou de marcas mais conhecidas são pareados rapidamente por meio de recursos como o Google Fast Pair, que abre um pop-up na tela para facilitar o processo. No entanto, modelos que sejam mais antigos ou de empresas menores podem exigir um processo de configuração menos prático, e os fones não funcionarão antes que isso seja feito.
Faça um reset nos fones de ouvido
Se os fones de ouvido não funcionam, é possível restaurá-lo aos seus padrões de fábrica. Isso pode ser útil para recomeçar a usá-lo como se ele tivesse sido comprado recentemente.
Neste caso, todas as conexões atuais serão perdidas, e será necessário fazer um novo pareamento em cada um dos dispositivos ligados anteriormente. O processo de resetar um fone de ouvido pode variar de acordo com o modelo, mas geralmente é feito com a assistência de um app de celular, ou ao pressionar botões físicos no estojo de carregamento de forma combinada.
Cuidado com a distância
Fones Bluetooth possuem um limite máximo de distância em relação ao dispositivo em que eles são conectados, seja celulares, notebooks, computadores ou outros itens. Mesmo que esse não costume ser um problema durante a configuração dos fones, é preciso prestar atenção a este aspecto durante o uso, para evitar paralisações indesejadas no som.
Grande parte dos fones de ouvido atuais, especialmente aqueles que funcionam com Bluetooth 5.0 ou mais recente, possui uma distância máxima de 10 metros antes de o sinal cair. No entanto, interrupções podem ser percebidas com distâncias menores, especialmente se existirem paredes no meio do caminho.
Confira se o Bluetooth está disponível
Alguns produtos, especialmente computadores e itens mais antigos, podem não ter componentes necessários para a conexão via Bluetooth. Além disso, é possível que estas peças não estejam funcionando corretamente, ou não estejam com seus drivers devidamente atualizados.
Para verificar a situação do Bluetooth em computadores com Windows, basta acessar a aba “Bluetooth e Dispositivos”, dentro das configurações do sistema. Se a opção de ativar Bluetooth sequer aparecer como disponível, significa que o padrão de conectividade não está disponível para uso no momento.
Na mesma aba também é possível atualizar os drivers por meio da opção “Reinstalar drivers Bluetooth”, na parte inferior do menu. O mesmo processo de update pode ser feito por meio do Gerenciador de Dispositivos, ao selecionar as opções Bluetooth > [Nome do dispositivo] > botão direito/Atualizar Driver > Pesquisar automaticamente para o software de driver atualizado. Em alguns casos, será necessário reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.
Atualize o firmware dos fones
Outra possível solução para fones de ouvido que não conectam pode ser simplesmente atualizar a sua versão de firmware. Isso costuma ser mais fácil com modelos de marcas grandes, como a Samsung e a Apple, já que o processo acontece de forma direcionada por meio de aplicativo.
Mesmo assim, é possível atualizar fones de basicamente todas as empresas, e por isso vale a pena fazer uma pesquisa para encontrar as versões mais recentes do firmware, que possam ter corrigido bugs causadores do problema. É importante utilizar arquivos vindos apenas de fontes confiáveis, preferencialmente de sites oficiais das marcas.